Fechar

logo

Fechar

A Europa, as “Fintechs” e os Bancos

Alexandre Moura. Publicado em 26 de outubro de 2018 às 8:57

O sistema financeiro europeu vem passando por uma transformação de certa forma silenciosa, mas bem rápida. As “Fintechs made in Europe” (empresas que oferecem serviços financeiros que se diferenciam pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia e pelo uso da Internet em seus negócios) estão avançando sobre o mercado “dos bancos tradicionais existentes na Europa”, particularmente nos serviços de pagamentos online.

Exemplo é o “TransferWise” (serviço global de transferência de dinheiro, criado e com sede no velho continente) e que tem valor de mercado estimado em US$ 1,6 bilhão.

Para se ter uma ideia doa transformação que as Fintechs vem fazendo no mercado bancário europeu, basta ver os últimos números: “elas já respondem por 40% do montante depositado na rede bancária da União Europeia.”

Mas não é só na Europa que esta “revolução” vem ocorrendo. No outro lado do mundo, em Singapura, se desenvolveu nos últimos 2 – 3 anos e com o apoio do governo local, um grande e eficiente “ecossistema” deste tipo de empresa e hoje é considerado um dos melhores do mundo.

No Brasil temos algumas iniciativas, infelizmente de forma ainda tímida e lenta.

Facebook e a Segurança da Internet

Na semana passada estive nos Estados Unidos participando de um grande evento de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) o “Gartner Symposium ITXPO” e um dos assuntos comentados “nos corredores” era a provável aquisição pelo Facebook até o final deste ano ou logo no inicio de 2019, de uma grande empresa de cybersegurança (empresa que atual na Internet protegendo as informações que circulam na rede).

Tudo indica que essa ação do Facebook é uma reação a recente “invasão por hackers” do sistema da empresa que comprometeu informações e dados pessoais, de cerca de 30 milhões de usuários.

O objetivo da diretoria do Facebook é acalmar os usuários que estão bastante preocupados com a falta de segurança da plataforma e também, dar uma sinalização clara que estão trabalhando para que uma nova invasão não aconteça.

Transmissão via Luz

Matéria publicada no site da revista “Aeromagazine” especializada em aviação, apresenta uma informação bem interessante, sobre o uso de luz para transmitir dados.

A empresa americana “Astronics” (www.astronics.com) que atua no segmento aeroespacial, está desenvolvendo um sistema que “transmite dados baseado na luz”.

Segundo a matéria, a solução da Astronics (a chamada tecnologia Li-Fi) “utiliza lâmpadas LED para transmitir dados através do espectro visível de luz”.

Essa tecnologia é muito mais rápida no acesso a Internet e disponibiliza maior banda de transmissão, que o tradicional e conhecido, “Wi-Fi” que transfere dados por meio de ondas de rádio.

O objetivo inicial é comercializar a tecnologia até o final de 2019.

CONACED 2018

No período de 29 de novembro a 01 de dezembro próximo, no Centro de Convenções de João Pessoa, acontecerá o “III CONACED Congresso Nacional de Construção de Edifícios”.

O evento técnico-científico é uma realização da UFPB – Universidade Federal da Paraíba e conta com apoio da ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, CREA-PB e SINDUSCON-JP.

A edição 2018 do CONACED terá como tema central “Novas abordagens e tecnologias na construção contemporânea”.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é “ressaltar novos métodos e tecnologias em projetos e obras como soluções para os desafios da construção atual”.

O publico alvo do congresso são os profissionais e acadêmicos das áreas de Arquitetura, Engenharias e Construção. Mais informações no site: www.conaced.com.br

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube