Fechar

logo

Fechar

A AMPB e a Previdência (I)

Mário Tourinho. Publicado em 11 de julho de 2019 às 11:45

Quando me preparava para escrever o artigo destinado à atualização semanal desta coluna, eis que na própria tela do computador evidencia-se uma manchete de que “Magistrados da Paraíba pedem que a bancada vote contra a Reforma da Previdência”. Essa solicitação fez-se por uma carta enviada aos nossos 12 deputados federais, nela destacando que “Não é admissível que os servidores, de um modo geral, e a magistratura, em particular, sejam vítimas de injustiça”, registrando, portanto,  “total insatisfação e contrariedade” em relação a essa Reforma.

Na mesma tela do computador, quase que simultaneamente, outra manchete vem à tona: “Maioria da população é a favor da Reforma da Previdência”. E detalha os números da recente pesquisa Datafolha que aponta 47% a favor e 44% contra, com 9% entre “indiferentes” ou “não sabe”.

A manifestação da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) deve ser encarada como própria a uma entidade que existe principalmente para a defesa dos da categoria. É de esperar-se que igual posicionamento dê-se em nível nacional e também por outras classes funcionais como a do Ministério Público, a do Fisco e… e… quais outras, na esfera do Estado?!… A do Magistério, que, segundo o SINTEP, tem salário médio de R$ 3.335,00?!…  A de Outras Atividades de Nível Superior, cuja remuneração média também está nesse patamar do Magistério?!… Ou mesmo a dos tantos já aposentados do INSS, cujo teto remunerativo não alcança R$ 5.840,00?!…

Como já manifestei, o posicionamento da AMPB deve ser encarado como próprio e adequado. Mas, que a sustentabilidade previdenciária tem de ser redefinida, isto precisa acontecer, sim! E face este meu ponto de vista, escrevei, na próxima semana, uma segunda parte sobre este mesmo assunto.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, atual presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube