...

Campina Grande - PB

7 Bilhões

27/01/2017 às 11:48

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

7 Bilhões

Este é o número de telefones celulares, tablets e computadores pessoais (PCs) que a Gartner, empresa de consultoria multinacional especializada em dados e tendências tecnológicas, afirma que estavam em uso no mundo em dezembro do ano passado, praticamente um equipamento para cada habitante do planeta!

Segundo documento da Gartner, as projeções de vendas, em nível mundial, destes tipos de equipamentos devem chegar a 2,3 bilhões de unidades, até o final de 2017, mais ou menos o mesmo número do ano passado. Sendo boa parte destas novas unidades vendidas sendo de substituição a equipamentos mais antigos, particularmente no caso de Smartphones.

Smartphone

Por falar em Smartphone o aparelho vai continuar sendo, ao longo deste ano, o “carro-chefe da indústria mundial de tecnologia”, tanto em vendas como também, em avanços técnicos com novas aplicações e funcionalidades, com cada vez mais os fabricantes investindo tempo e muito dinheiro, em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em seus aparelhos.

Um percentual importante dos previstos US$ 929 bilhões em gastos dos consumidores durante 2017, em nível mundial, na compra de equipamentos eletrônicos, serão utilizados na aquisição de smartphones (que em velocidade cada vez maior, vem substituindo os computadores tradicionais e tablets), segundo projeção da Associação Americana de Consumo de Tecnologia (CTA Consumer Technology Association, www.cta.tech).

“NAGI”

A USP – Universidade de São Paulo, através do “LGI-USP” (​Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP), está desenvolvendo o projeto NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação). O objetivo do NAGI “é capacitar e apoiar, empresas na introdução ou no aprimoramento do sistema de gestão da inovação” e é parte do esforço do Brasil, para aumentar a competitividade das empresas brasileiras através de maior inovação.

O projeto conta com o apoio da FINEP, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação.

Para participar as empresas devem autorizar a publicação de seu nome no site do projeto, como uma organização que está sendo capacitada em Inovação pelo projeto NAGI e pagar R$ 250,00. Mais informações no e-mail [email protected]

Privacidade de Dados

A cada dia que passa, aumenta a preocupação com a privacidade dos dados pessoais que disponibilizamos em nossos equipamentos eletrônicos, hoje esta preocupação está mais focada nos dados disponíveis em nossos smartphones.

Entretanto o risco vem crescendo também, pelo uso cada vez mais comum dos dispositivos vestíveis (wearable devices) usados, por exemplo, para coleta de dados relacionados à saúde, como frequência cardíaca, padrões de sono, queima de calorias, etc.

Segundo informações levantadas por pesquisadores da American University, dos Estados Unidos, diariamente milhões de dados são “gerados a partir desses dispositivos de saúde, e que podem ser utilizados posteriormente, com objetivo de influenciar no comportamento do consumidor, em campanhas de marketing direcionado ou simplesmente, vendidos para empresas que trabalham desenvolvendo produtos para área medica”, sem nenhum controle, conhecimento ou remuneração, das pessoas que utilizam tais aparelhos. Preocupante.

 

*Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A e VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons