Fechar

logo

Fechar

6º Workshop de Startups de Campina Grande

Alexandre Moura. Publicado em 3 de maio de 2019 às 11:36

No próximo dia 7 de maio, no auditório da FIEP em Campina Grande, vai acontecer a sexta edição do “Workshop de Startups de Campina Grande”.

O evento é organizado pela PMCG – Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da SCTI – Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo principal “promover o empreendedorismo e a inovação e rodadas de negócios, fomentando assim, a busca de investimentos e clientes para as empresas”.

A edição deste ano, cuja temática é “Gestão Inovadora e Incentivos para Startups”, terá apresentação das ideias e projetos das Startups e apresentação de quatro palestras sobre temas de incentivo ao empreendedorismo.

O Workshop, conta com o apoio da FIEP – Federação das Indústrias da Paraíba, PaqTc – Parque Tecnológico da Paraíba, SENAI, ITCG – Incubadora Tecnológica de Campina Grande, Incubadora Brejo Criativo, SEBRAE, AVATI Aceleradora, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande e ACCG – Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande.

Gigante

Geralmente, quando pensamos em Startups vem logo à mente empresas baseadas nos Estados Unidos e em Israel. De certa forma este pensamento está correto, mas tende a mudar nos próximos anos.

Além de Portugal, onde Lisboa já é considerada a “Capital Europeia das Startups, Paris a capital da França, vem buscando se destacar também, em nível mundial, como uma importante localização para criação de novas empresas.

Para isso foi instalado em 2017, o “Station F”, que é considerado atualmente, “o maior centro incubador de startups do mundo” (são mais de mil empresas em funcionamento, oriundas de 26 países, que ocupam uma área de 34 mil metros quadrados), atraindo investimentos e novos negócios de empresas multinacionais, como a Microsoft, Google e Apple.

Além do complexo onde as empresas estão instaladas, foi erguido um conjunto com 100 apartamentos para moradia dos empresários. O investimento total atingiu cerca de R$ 1,5 bilhão.

Disney

 A concorrência, em nível mundial, em plataformas de streaming (tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados) de filmes está cada vez maior.

Depois da empresa gigante americana Apple, fabricante dentre outros produtos, de smartphones, a empresa Disney, também americana e uma das maiores empresas do mundo no segmento de filmes e entretenimento, anunciou a criação da “Plataforma de streaming Disney+”.

A nova plataforma será focada inicialmente, no enorme acervo de filmes da Disney e de outros produtores como a Lucas Film, a Pixar, a Marvel e o canal de TV paga, National Geographic.

A ideia é disponibilizar, inicialmente nos Estados Unidos, a nova plataforma até o próximo mês de outubro e depois, ao longo do ano que vem em outros países, a exemplo do Brasil.

A pergunta que fica é: os filmes destes produtores que hoje estão em outras plataformas como a Netflix, serão retirados? E os canais de TV paga que exibem os programas e filmes da Disney também terão cortes?

Parece, numa primeira avaliação, que deverá haver uma mudança significativa no mercado mundial de entretenimento. Vamos ver.

“Persona TI”

Este é o nome do mais novo estudo publicado pelo “Observatório Softex”. O documento “Persona TI” traz a caracterização do Profissional de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil e a evolução de suas principais especificidades nos últimos 10 anos.

O Observatório Softex “é a unidade de estudos e pesquisas da Softex, que coleta, organiza, analisa e difunde informações sobre as atividades da indústria de software e serviços de TI, realizadas no Brasil”.

Além disso, o Observatório aplica e dissemina novos conceitos e novas metodologias para estudos, interage com universidades e institutos de pesquisa em nível nacional e internacional e incentiva o surgimento de grupos de pesquisa sobre temas de interesse.

O Observatório faz parte do NISB (Núcleo de Inteligência do Software Brasileiro). Mais informações no portal www.softex.br

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube