Fechar

logo

Fechar

2019 com menos feriados

Mário Tourinho. Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 12:17

Tranquilizem-se os que torcem para que em nosso calendário sejam incluídos mais e mais feriados oficiais, entendendo que, assim ocorrendo, o setor turístico mais se beneficia e que isto, por si só, já repercutiria positivamente na economia. E nem imaginam o quanto os feriados (incluídos os ditos “pontos facultativos”) fazem diminuir as atividades e respectivos resultados dos demais setores econômicos.

Ao dizermos, no título destes escritos, “2019 com menos feriados” é porque alguns dos tradicionais feriados nacionais coincidirão, neste ano, com o sábado e também o domingo. Quer dizer: impactarão bem menos relativamente a ganhos ou prejuízos econômicos porquanto o sábado e o domingo já são vistos como feriados!

O primeiro feriado deste ano, feriado bem recebido e efetivamente comemorado por todo mundo, foi o da terça feira, 1º de janeiro, data da confraternização mundial! Depois, em começo de março, vamos viver as alegrias do carnaval desde o sábado (2) até a terça-feira (5), mas ainda com “ponto facultativo” na quarta-feira de cinzas, por toda a manhã.

A Sexta-Feira da Paixão é sempre uma sexta-feira: será no 19 de abril. Porém, o Dia de Tiradentes (21 de abril), um feriado que só tem sentido e assim vivenciado pelas bandas de Minas Gerais (de modo especial na cidade de Tiradentes), este cairá em um domingo, ou seja, “já é um dia feriado”. O Dia do Trabalho (1º de maio) coincidirá com uma quarta-feira. E o Corpus Christi (20 de junho) será numa 5ª feira. Mas,  o 7 de Setembro, assim  como o Dia da Padroeira do Brasil (12 de outubro) e  o Dia de Finados (2 de novembro), estes feriados cairão em dia de sábado.

Deixemos para uma segunda e conclusiva parte deste texto as referências sobre outros feriados, como o Dia do Servidor Público, a Véspera e o Dia de Natal e a véspera do novo Ano Novo (2020). E algumas outras reflexões sobre os benefícios ou prejuízos que os feriados acarretaram à economia do país!…

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube