Fechar

Fechar

Bloqueados

Alexandre Moura. Publicado em 2 de junho de 2017 às 9:23

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Finalmente, depois de muito tempo, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações tomou uma posição e em breve, vai iniciar o “bloqueio dos smartphones pirateados, os chamados xing lings, em todo o território nacional”.

Os aparelhos a serem bloqueados são aqueles que não têm certificação da ANATEL e “número IMEI” (sigla em inglês que significa, Identificação Internacional de Equipamento Móvel, que é um registro único identificador de cada aparelho celular, em nível mundial) válido.

Antes do bloqueio, as operadoras vão avisar aos clientes que dentro de até 75 dias, o aparelho, caso esteja irregular, vai para de funcionar.

 China e a Segurança Digital

 Matéria divulgada pela agencia internacional de noticias Reuters, afirma que o governo chinês cada vez mais preocupado, em nível mundial e local, com o “aumento das ameaças de terrorismo digital e pirataria”, promulgou uma nova legislação sobre o assunto.

A nova lei exige um rígido controle na vigilância e armazenamento de dados para as empresas que trabalham no país.

A legislação proíbe também, “que os provedores de serviços online coletem e vendam informações pessoais dos usuários e garante o direito dos usuários de ter suas informações apagadas de bases de dados, públicas ou privadas, em casos de abuso”. Como é padrão na China, as penalidades são pesadas para os infratores.

Investimentos

A SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro e a empresa americana International Accelerator, especializada em “acelerar” a consolidação e crescimento, de empresas, firmaram parceria para apoiar startups (empresas iniciantes) brasileiras que estão em busca de investimentos.

A ideia é investir nas empresas brasileiras e leva-las a entrar no mercado de tecnologia dos Estados Unidos, através de um programa com duração de 1 ano.

O investimento previsto, por empresa, é da ordem de R$ 160 mil em ações conversíveis e de R$ 1,4 milhão em outros investimentos e benefícios.

Mais informações no site  www.internationalaccelerator.com. É uma boa oportunidade.

XVI Congresso Brasileiro de Limnologia

No período de 24 a 27 do mês que vem na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá o “XVI Congresso Brasileiro de Limnologia” (Cblimno 2017).

A limnologia (do grego, limne – lago, e logos – estudo) é a especialidade da biologia que estuda as águas interiores, independentemente de suas origens.

Este o ano, o tema principal do evento é “Recursos hídricos em crise: sustentabilidade, biodiversidade e integração de conhecimentos em face de mudanças globais”.

O Congresso Brasileiro de Limnologia, que é realizado a cada dois anos, é referência para a “discussão, divulgação de estratégias de estudo, uso sustentável e recuperação de recursos hídricos”.

Além dos debates e apresentações cientificas, o congresso faz também, “uma reflexão (destacada na logomarca do encontro) sobre a água que passa pelos ecossistemas, irriga os solos, passa pelas indústrias e pelas cidades”.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cblimno2017.com.br.

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube