Fechar

Fechar

100% Digital

Alexandre Moura. Publicado em 22 de julho de 2016 às 11:56

alexandre-mouraPor Alexandre J. Beltrão Moura *

Tem o nome de “NEON” o primeiro banco brasileiro 100% digital. Segundo os diretores do banco, o NEON “pretende deixar no passado tudo que os clientes de um banco clássico não gostam: perde tempo em filas, burocracia, portar cartões de credito e lidar com papel”. O objetivo é atingir a geração que está abaixo dos 30 anos de idade e que (para eles) Internet e telefonia celular sempre existiram. O novo banco utiliza smartphones como “agencias bancárias” e tecnologia de segurança de acesso baseada em “biometria facial”. Ou seja, o acesso à conta e fazer as operações, só com a imagem do próprio usuário. O objetivo é ter 100 mil clientes nos próximos 12 meses.

“Guardiões da Saúde”

Um novo App (aplicativo para celular) estará disponível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Denominado de “Guardiões da Saúde”, o App pretende monitorar a saúde pública durante o maior evento esportivo do planeta. Ele vai ajudar a “coletar informações sobre o risco de transmissão de determinadas doenças e agilizar ações de combate a qualquer eventualidade de saúde pública, durante os jogos”. Para isso, o usuário “deverá responder, diariamente, perguntas relacionadas à sua condição de saúde: se está com febre, se sente dores no corpo ou nas articulações, se está com manchas e coceira pelo corpo, entre outros sinais e sintomas listados na base de dados acessada pela ferramenta”. O sistema “Guardiões da Saúde” está sendo disponibilizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em sete idiomas português, inglês, francês, espanhol, russo, árabe e até chinês.

Visão

Por falar em tecnologia sendo usada na área da saúde, a empresa americana “Alphabet” controladora do “Google” está desenvolvendo uma serie de pesquisas com IA (“Inteligência Artificial”) com o objetivo de detectar distúrbios oculares degenerativos. O estudo é uma parceria do “Google DeepMind”, unidade da empresa instalada na Inglaterra, com o “Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido”. A ideia é desenvolver novas tecnologias para que computadores “possam” detectar problemas oculares degenerativos visando, principalmente, prevenir a cegueira. Para isso, serão usadas informações de uma base de dados com cerca de 1 milhão de exames oculares de pacientes com algum problema ocular, para  a identificar potenciais deficiências oculares degenerativas que possam se agravar e causar danos permanentes. Auxiliando assim, os oftalmologistas nos diagnósticos semelhantes.

O Governo e o Whatsapp

Depois de mais um bloqueio do Whatsapp (quarta vez) o Governo Federal decidiu preparar um projeto de marco regulatório, sobre a disponibilização dos dados dos usuários do aplicativo para as autoridades. A ideia é definir regras para que a polícia e o poder judicial possam acessar as mensagens e dados de criminosos, terroristas e/ou de pessoas investigadas e que usam a ferramenta como meio de comunicação. Deve-se ter muito cuidado nessa hora para se evitar abusos e não ferir direitos constitucionais dos cidadãos. Vale salientar que já existe o “Marco Civil da Internet” que regula vários aspectos do uso da Internet e também, de alguma forma aborda, mesmo que superficialmente, este tema. Seria interessante, talvez, um aperfeiçoamento do MCI e não a criação de um novo instrumento.

(*) Engenheiro Eletrônico, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube