Fechar

logo
logo

Fechar

Papa Francisco: ficar sem pão é um “escândalo”

Da Redação. Publicado em 2 de agosto de 2021 às 21:00.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Diante de uma realidade repugnante, do retorno da fome ao cotidiano das cidades brasileiras, é oportuno resgatar a mensagem do papa Francisco por ocasião da recente Pré-cúpula sobre sistemas alimentares, ocorrida em Roma.

“Produzimos alimentos suficientes para todos, mas muitos ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola os direitos humanos básicos. Portanto, é dever de todos erradicar essa injustiça por meio de ações concretas e boas práticas, e por meio de audaciosas políticas locais e internacionais”, sublinhou o pontífice.

Francisco observou mais à frente que “temos a responsabilidade de realizar o sonho de um mundo em que pão, água, remédios e trabalho estejam disponíveis em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. É necessária uma nova mentalidade e uma nova abordagem holística (completa)”.

“São necessários sistemas alimentares que protejam a Terra e mantenham a dignidade da pessoa humana ao centro; que garantam alimentos suficientes em nível global e promovam trabalho digno em nível local, que alimentem o mundo hoje, sem comprometer o futuro”, acrescentou o papa.

Em 2020, conforme dados das Nações Unidas (ONU), 800 milhões de pessoas sofreram fome no mundo, 130 milhões a mais do que em 2019.

*com informações da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza.

Para ler a coluna completa desta segunda-feira, acesse aqui:

https://paraibaonline.com.br/aparte/bolsonaro-por-dentro/

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube