Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 25/01/2017

Zé exercita a matreirice

Outra ruidosa delação

Uma palavra define, com precisão, o Brasil dos tempos atuais: imprevisível.

O jornal O Estado de São Paulo divulgou que o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, dono do avião que caiu com o ex-governador de Pernambuco (e ex-presidenciável do PSB) Eduardo Campos em 2014, assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Intermediário

Lyra é apontado pela Polícia Federal como responsável por entregar propina de empreiteiras a Campos, quando este ainda era governador de Pernambuco.

Linha de frente

Em entrevista ontem na ´Campina FM´, o deputado Raniery Paulino defendeu que o PMDB “volte ao protagonismo de ter um candidato a governador”.

Pra já

Ele apelou para que o partido se reúna o mais rápido possível para discutir as desavenças internas aqui no Estado.

Conciliador

Raniery destacou o papel que o senador Raimundo Lira (PMDB) ter exercido atualmente na política, ao ponto de ter pavimentado a reaproximação do governador Ricardo Coutinho (PSB) com o presidente Temer.

Outra…

A Câmara campinense – que ontem empossou os suplentes Lucas Ribeiro (PP) e Álvaro Farias (PSC) – foi novamente convocada, extraordinariamente, para se reunir na próxima sexta-feira.

… Sessão

Em pauta, dois projetos oriundos do Executivo: sobre uma permuta de áreas e a regulamentação da posse de imóvel em áreas de interesse social.

Cumpra-se

A vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) foi notificada ontem, por oficiais de justiça, acerca da decisão da juíza Ana Carmem Jordão, que sustou a implantação do aumento de 26% nos salários dos edis e do 13º salário para os parlamentares.

Fora do…

Ivonete comentou que a assessoria jurídica do Legislativo entende que a parte da Lei de Responsabilidade Fiscal invocada pela magistrada não se aplica ao Legislativo.

… Alcance

Ou seja: a proibição da elevação (ou proposição) de gastos nos 180 dias imediatamente anteriores ao final do mandato.

Mudança…

O Partido Social Cristão deverá ter uma nova comissão municipal provisória ainda esta semana em Campina Grande.

… No comando

Provavelmente, a legenda – que é dirigida pelo ex-vereador Hercules Lafite – será comandada pelo administrador Felipe Gadelha.

Por falar

… Em Lafite, ele deverá integrar a equipe do prefeito Romero Rodrigues.

Parcial

De acordo com informações do Sintab, mais de 40 mil pessoas já assinaram o abaixo-assinado que vai lastrear a ação popular da entidade sobre essa questão da remuneração dos vereadores campinenses.

Fica

O ex-deputado Carlos Dunga Filho, que deixou a presidência da AMDE (Agência de Desenvolvimento) provavelmente será aproveitado em outro cargo na PMCG.

Em Campina

O ministro da Integração Nacional, deputado Hélder Barbalho (PMDB-PA), deverá participar de um evento sobre recursos hídricos no auditório da FIEP, na tarde da próxima segunda-feira (30).

Reforço

A direção da Energisa Borborema/Energisa Paraíba vai inaugurar na próxima segunda-feira (10) a Subestação Borborema, localizada no bairro do Serrotão.

SOS

É preciso se buscar uma alternativa para a ampliação – expressiva e rápida – do efetivo da Polícia Militar em Campina Grande.

A sensação reinante é de que a PM sumiu das ruas da cidade.

Passando…

As operações Sépsis, Greenfield e Cui Bono, levadas a efeito pela Policia Federal, destrincham corrupção num universo estimado em 1 trilhão de reais em recursos públicos, segundo os investigadores.

… A régua

É dinheiro do FGTS, de fundos de pensão das estatais, e nas esferas federal, estaduais e municipais.

Gostou

O senador José Maranhão, presidente do PMDB na Paraíba, reagiu animadamente ao lançamento de seu nome para o governo, em 2018, feito pela ´Juventude do PMDB´.

Atributos

“Embora eu não seja candidato, eu fico muito honrado, porque essa manifestação da juventude significa a confiança, possivelmente, na experiência que eu tive e, sobretudo, no exemplo de vida que eu dei à Paraíba”, comentou Zé, na ´Correio FM´.

Sintonia

“Por outro – prosseguiu – significa que o meu pensamento é jovem e se identifica com a juventude do PMDB”.

Janela aberta

Apesar de renovar o sentimento de que não pretende disputar novamente o ´Palácio da Redenção´, JM ressalvou que “só tem uma coisa irrevogável entre os homens que é a morte, quando ela chega”.

Anestésico

Maranhão evitou opinar sobre os dissidentes de sua condução partidária, ponderando que “a próxima eleição está a dois anos de distância. Não posso fazer posicionamentos, porque estaria ameaçando companheiros, e isso não faz parte de minha biografia”.

´Lirada´

Ao tratar objetivamente das farpas que tem recebido, ao longo das últimas semanas, do senador Raimundo Lira, Zé exercitou a amistosidade.

 “Eu sou muito grato a Lira, porque antes de ele enveredar por esse caminho e dar essa ´lirada´, ele se manifestou várias vezes na tribuna do Senado e em audiências com o presidente Temer dizendo que o seu chefe na Paraíba era o senador José Maranhão”, discorreu JM.

– Eu sou sensível a isso tudo, e não vou levar ao pé da letra as posições recentes de Raimundo Lira. Penso que ele vai refletir melhor sobre o que falou e sobre o que pretende, eu não sei – finalizou o papo.

Ricardo deu ´sinal verde´ a Lira para ele ´entrar em campo´?...
Simple Share Buttons