Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 24/10/2017

Zé ensaia rompimento

Declaração de guerra

Cientistas políticos, historiadores e jornalistas são unânimes em atestar que os fatos políticos do ano de 1998 delimitaram um marco na política da Paraíba, a partir do rompimento entre os tradicionais aliados Ronaldo Cunha Lima e José Maranhão.

Foram marcantes e memoráveis as duas convenções do PMDB (para renovação da direção e escolha da chapa majoritária) que culminaram com Zé assumindo o comando da legenda e, posteriormente, a migração da família Cunha Lima para o PSDB.

Enredo

Houve uma radicalização desmedida nessa disputa interna, posteriormente levada para as urnas em pleitos seguintes, com um nível mútuo de passionalidade, desavenças pessoais e cooptações que até os dias atuais tornaram a política da Paraíba uma rinha permanente, com flagrantes prejuízos para o Estado inteiro, sem qualquer obediência ao calendário eleitoral, numa confrontação sem tréguas, apesar da mudança de protagonistas.

Decantação

O tempo, remédio principal para todas as coisas, tratou de cicatrizar mágoas, diluir ressentimentos e quebrar arestas e distâncias, até mesmo em função do ´instinto de sobrevivência´, algo latente no agente político.

Afunilamento

Num crescendo, especialmente com os pleitos de 2014 e 2016, a reconciliação de Maranhão e Cássio passou a depender de ocasião propícia.

Convívio

A obrigatória convivência no Senado, lado a lado, empurrava a retomada do contato e até a discussão de projetos comuns de poder.

As duas famílias já não esboçavam qualquer reação, pelo contrário.

Hesitações

Na verdade, dos dois lados o processo só não foi acelerado devido às resistências remanescentes da parte de aliados de ambos, como também – e principalmente – pelo temor recíproco quanto à reação da opinião pública, notadamente os mais empedernidos militantes.

Teste

A boa receptividade ao ´tucano´ na recente festa de aniversário de Zé serviu para a comprovação de que os laços poderiam ser estreitados à luz do sol.

Coroamento

No dia de ontem, numa entrevista à ´Correio FM´, saiu da boca de Cássio a frase que faltava (publicamente) para coroar o armistício da briga descomunal e histórica: “Depois de muitos anos de divergências, tivemos essa oportunidade de vivenciar, lado a lado, em Brasília. Eu digo a ele (JM) brincando ‘que eu não sou tão ruim como ele imaginava e nem ele é tão ruim quanto eu pensava’. Essa é que é a verdade. Hoje estamos unidos com bons resultados para a Paraíba”.

Ótica dos poetas

Como disse o ensaísta e poeta francês Victor Hugo, “o tempo não só cura, mas também reconcilia”.

Que pena que outro poeta (Ronaldo) não teve tempo nem vida para certificar (ou não) a frase.

No ar

André Luís Simões Andrade, colaborador da Paraíba Convention & Visitors Bureau debate hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´ o presente e as perspectivas do Aeroporto João Suassuna de Campina Grande, um equipamento fundamental para o crescimento da cidade.

Sintonize

Começa às 21h15 na TV Itararé – canal 18.1 (HD) e 19 (analógico), como também pela internet no endereço www.tvitarare.com.br

´Revoada´

Está em curso a ´debandada´ da maior bancada existente no Legislativo de Campina Grande: a do PSDC, integrada pelos vereadores Saulo Noronha (presidente municipal do partido), Márcio Melo, Renan Maracajá e ´Rui da Ceasa´.

Os suplentes também deverão acompanhar os titulares.

Rumo

Esse grupo avança nas conversações com o deputado federal Benjamin Maranhão, presidente do Solidariedade na Paraíba, visando ´tomar conta´ do SD na cidade.

Inflexível

Os ´dissidentes´ do PSDC reclamam da postura do presidente estadual do partido, o vereador pessoense João Corujinha´, que estaria subtraindo a autonomia da direção municipal, exercida pelo filiado Ronaldo Menezes.

´Deu o bote´

Essa ´tarrafa´ que o SD jogou em Campina também negocia com os vereadores Joia Germano e Nelson Gomes Filho (ambos filiados ao PSDB e afastados da Câmara, ocupando secretarias na PMCG), como também o deputado Guilherme Almeida (que quer tentar a deputação federal), ex-deputado Robson Dutra e o ex-prefeito Félix Araújo (igualmente sonhando com um mandato deputado em Brasília).

Consistência

“É um núcleo muito forte e muito organizado. O projeto é chapa própria para deputado estadual”, enfatizou Benjamin em entrevista ao colunista na ´Campina FM´.

Filtro de…

O dirigente do SD relatou que nas conversações está sendo discutido ´fechar o grupo´ acima referido.

… Acesso

Ou seja, após essas adesões em bloco, quem desejasse entrar no SD e disputar as eleições do ano que vem, teria que obedecer alguns critérios e ser aceito pelos que já estivessem filiados.

Da boca de…

“… A minha opinião é a mesma de (José) Maranhão. Ele não tem nenhuma ambição e se propõe ser candidato a governador se o PMDB convocá-lo…” (senador Raimundo Lira).

O dito pelo…

A empresária Rosália Lucas reconsiderou a sua decisão de não mais assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMCG.

… Não dito

Ela aceitou a ´missão´ dada pelo Partido Progressista – leia-se deputada Daniella Ribeiro.

O detalhe

O ex-titular da SDE, Luiz Alberto Leite, deverá assumir o cargo de adjunto na Secretaria de Cultura.

Idas e vindas

A sinuosidade de José Maranhão com relação ao prefeito/pré-candidato a governador Luciano Cartaxo (PSD-JP) salta à vista.

Pra confundir

Dias atrás, após uma sucessão de alfinetadas, JM proclamou antecipadamente uma declaração de voto para o prefeito, na hipótese de ele próprio não ser candidato.

Intenções nebulosas

Nessa instabilidade temporal – algo que normalmente não é apreciado por pilotos, como é o caso de Zé -, o senador afirmou que o PMDB “coloca os poucos cargos que tem na esfera do município à disposição” do chefe do Executivo.

– O PMDB não se posiciona em defesa de cargos, sejam eles quais forem, até porque o nosso partido entende que participar de um governo significa ter participação efetiva na formulação das políticas públicas – acrescentou Maranhão, inserindo nos ouvidos alheios a dúvida pendular, que oscila entre a pressão obliqua por mais espaços na PMJP e a busca de um pretexto para desembarcar de um projeto de poder.

Raimundo Lira empolgou-se para 2018...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube