Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 19/08/2020

Zé e a “depuração”

Parou na largada

Após as ´sustentações orais´ dos advogados e antes do voto do relator do caso, ministro Og Fernandes, o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, ontem, o julgamento de um recurso contra o ex-governador Ricardo Coutinho, remanescente do processo eleitoral de 2014.

Finitudes

Og avisou na sessão que “esse voto não pode ser curto”.

Mas curta é a permanência do próprio relator, que está em vias de concluir o seu mandato no TSE.

Retido

O ministro-presidente, Luís Roberto Barroso, antecipou que outro ministro já antecipou que irá ´pedir vista´ no processo.

Retaguarda

O advogado Paulo de Tarso Medeiros aceitou, ontem, assumir a coordenadoria jurídico-eleitoral do MDB em Campina Grande, que deverá ter como candidata à PMCG a médica Tatiana Medeiros.

Adiamento

Ficou para hoje a retomada das sessões presenciais no Poder Legislativo de Campina Grande, suspensas desde março último.

Tempo quente

Esse retorno ocorre num momento de tensionamento, diante das pesadas farpas trocadas, na semana passada, entre os vereadores Galego do leite (Podemos) e João Dantas (PSD).

Da boca de…

“…. É uma reconciliação impossível e, se a maioria do PSL tiver vergonha na cara, não o aceita. Mais fácil o PSL aceitar a filiação do Lula…” (senador Major Olímpio, PSL-SP, sobre a possibilidade de retorno ao seu partido do presidente Jair Bolsonaro).

Palanque

“Gestão pública se faz cuidando das pessoas, tendo compromisso social, sensibilidade e responsabilidade. João Pessoa não tem espaço para quem não sabe fazer ou para aqueles que fazem da política uma profissão, que vivem da política e não mostram os resultados à população”.

Edilma Freire, pré-candidata a prefeita de João Pessoa, pelo PV, em evento no bairro do Cristo.

Contestação

Dois dirigentes do PSOL em Campina Grande – Ivone Agra Brandão (secretária geral) e Sizenando Leal Cruz (vice-presidente) – anunciaram ontem que vão recorrer às demais instâncias partidárias contra a recém aprovada coligação com o PCdoB para a sucessão municipal.

Abrindo mão

“Estamos perdendo a oportunidade de enfrentamento, nesse momento, aos ideais fascistas defendidos por Bolsonaro e aos apoiadores desse genocida aqui em Campina Grande”, ponderam os dois psolistas.

Restrições

Para eles, o prefeitável do PCdoB, Inácio Falcão, “é um político de prática tradicionalista, que desde sua primeira participação vem se elegendo com a oferta de serviços de saúde”.

Sem opção

Os dois filiados entendem que “provavelmente, nessas eleições em Campina Grande, não teremos nenhuma candidatura alternativa da classe trabalhadora e do povo pobre”.

Caneta

O governador João Azevedo (Cidadania) exonerou, de uma assessoria técnica da administração estadual, a presidente da executiva estadual do PCdoB, advogada Gregória Benário Lins e Silva.

Valendo

O Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 4, deliberou que é constitucional o pagamento adicional de 10% sobre a multa do FGTS à União, além dos 40% devidos ao empregado, em caso de demissão sem justa causa.

Garimpo

Trechos da entrevista que o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas, concedeu ao canal de TV CNN Brasil: “Bolsonaro vive seu melhor momento, cessaram as declarações polêmicas, estamos tendo estabilidade, ninguém fala mais em impeachment”.

Realismo

“O presidente foi eleito com um discurso de que não iria negociar com a classe política, mas ele viu que isso era inviável. Nós temos que ter a negociação.”

Afinidades

“O eleitor quando olhava para o Lula ele se identificava e dizia ‘ali é um de nós, do povão que chegou lá’. O Bolsonaro tem um pouco disso, pela forma simples de falar, espontânea e verdadeira.

´Novo Lula´

“Está acontecendo no próprio Nordeste esse fenômeno de identificação com o Bolsonaro. As últimas pesquisas que eu vejo lá no Nordeste já mostram o Bolsonaro disparado na frente. Eu não tenho dúvidas que o Bolsonaro está substituindo o Lula no coração das pessoas mais simples”.

Da boca de…

“… A disputa em João Pessoa é uma disputa-chave…” (ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB).

Desprovidas

Documento divulgado pelas Nações Unidas informa que 39% das escolas no Brasil não dispõem de estruturas básicas suficientes para lavagem das mãos por parte do alunado e colaboradores educacionais.

´Dever de casa´

Outros indicadores divulgados, não menos preocupantes: 26% das escolas brasileiras não têm acesso a abastecimento público d´água; e 49% das escolas não tem acesso à rede de esgoto.

Salto

O banco J.P. Morgan divulgou um relatório mostrando que com o auxílio emergencial de R$ 600,00 a renda média no Norte e Nordeste cresceu 24% e 26%.

Nas mãos do eleitor

Em entrevista ao jornal O Globo, o senador José Maranhão, presidente do MDB na Paraíba, comentou que “de modo geral, os grandes partidos tiveram perdas pelo envolvimento de parte expressiva em escândalos que dominaram a vida nacional”.

– Mas há um processo de depuração. Evidentemente, o eleitor será levado a fazer escolhas dentro dos padrões éticos e sabe que há muitos políticos que não se envolveram – acrescentou Zé.

Surpresas na campanha pessoense...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube