Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 31/01/2017

Zé chama Lira pra briga

Temer garante os dois Eixos

Ao inaugurar mais uma estação de bombeamento do projeto de transposição do Rio São Francisco, o presidente Michel disse ontem, em Pernambuco, que “o governo tem os olhos voltados para o Brasil todo, mas particularmente para o Nordeste”.

Ele projetou que o Eixo Leste da transposição deverá ser concluído em março, enquanto o Eixo Norte (que atenderá o Sertão paraibano) será finalizado ainda este ano, “juntamente com obras complementares para garantir o abastecimento hídrico na região”, conforme a sua assessoria.

Sem delongas

“Esse não é o governo do atraso, é o governo do desenvolvimento”, afirmou Temer.

O que as urnas…

… Separaram, as águas juntaram. Na solenidade ocorrida ontem na FIEP, com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima sentaram lado a lado.

Mas o silêncio reinou.

Aliviado

Sobre a evolução das obras da transposição, CCL externou o “sentimento de alívio parcial, temporário, porque você observa que a água está vindo”.

´Mutirão´

Ele citou que “há um esforço de todos, um empenho muito grande” das autoridades nacionais e lideranças paraibanas.

Funil

O ´tucano´ informou que a bancada do PSDB no Senado se reúne hoje para – provavelmente – ratificar o seu nome como candidato a 1º vice-presidente do Senado, na eleição marcada para esta 5ª feira.

“As coisas estão caminhando bem”, avaliou.

Dever de casa

Ricardo Coutinho disse em entrevista que o governo estadual “está em dia” com as suas obrigações referentes à transposição.

´Vassourão´

A limpeza do leito do Rio Paraíba avança. “Já fizemos de São José até Poções (açude). Já estamos fazendo de Poções até Camalaú. Dia 20 fica pronto. Dia 20 (fevereiro) começa de Camalaú até Boqueirão, que é um trecho com menos problemas. É uma limpeza superficial”, relatou RC.

Sem colapso

O governador aproveitou para comentar que o açude de ´Boqueirão´ “tem 18 milhões de metros cúbicos. Não vai faltar água. Vai dar tempo de a transposição chegar, mesmo se não chover”.

Mensageiro

Anfitrião do encontro de ontem, o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Francisco Buega Gadelha, afirmou que o ministro Helder “veio como o arauto da boa nova, confirmando que a água chega em abril. É tudo o que nós estávamos esperando”.

Ajuste de dias

Helder Barbalho declarou que o calendário do Ministério da Integração foi ajustado e até o dia 6 de março as águas chegarão à idade de Monteiro.

A estimativa até meados de janeiro apontava para o dia 28 de fevereiro.

Questão de…

O ministro reiterou a declaração dada em Pernambuco, horas antes, pelo presidente Temer, acerca da conclusão, ainda este ano, do Eixo Norte da transposição.

 

… Meses

Conforme o seu relato, amanhã (01/02) serão abertas as propostas da nova licitação que foi feita para a citada obra, diante da desistência, no começo do segundo semestre de 2016, da Construtora Mendes Júnior.

O ministro prognosticou para março a retomada intensiva da obra.

Ficou em Brasília

O senador Raimundo Lira (PMDB) cancelou a sua presença na comitiva governamental devido a uma reunião marcada pela cúpula do PMDB para tratar da eleição da nova mesa diretora do Senado.

Mas a mencionada reunião acabou não ocorrendo.

O ´coração´

O deputado paraibano Damião Feliciano foi escolhido como vice-líder do PDT na Câmara Federal para o ano parlamentar que está começando.

Atrás de voto

Presidente do PPS na Paraíba e chefe de gabinete do governador, Nonato Bandeira admitiu ontem que está avaliando a possibilidade de tentar conquistar um mandato de deputado federal em 2018.

Boa noticia…

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá divulgar ainda esta semana a revisão tarifária na área de atuação da Energisa Borborema (antiga Celb) – Campina Grande e mais seis cidades.

… Em breve

Pelas projeções feitas pelo pessoal da Energisa, tudo indica que as contas de energia para os consumidores residenciais (tipo B) deverão ter uma redução da ordem de 1,9%.

O passado…

O ex-diretor da Petrobras Renato Duque implicou o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes no esquema de corrupção na estatal, conforme o jornal Folha de São Paulo.

… Revolvido

Segundo Duque, Nardes recebeu R$ 1 milhão entre 2011 e 2012 para não criar empecilhos ao processo de contratação de uma plataforma.

Braços…

Foi um senador José Maranhão menos ´apascentador´, como presidente estadual do PMDB, que visitou ontem Campina Grande, na companhia do ministro da Integração Nacional.

… Cruzados

Em entrevista à ´Panorâmica FM´, Zé comentou a especulada candidatura de seu colega de Senado Raimundo Lira à presidência estadual do PMDB: “Isso é uma prova de que Lira quer ajudar o PMDB, porque até agora não fez isso”.

´Teu passado te condena´

JM ainda se permitiu um comentário adicional, árido como as terras da região de Araruna, sua terra natal: “Lira pertenceu ao PMDB. Quando surgiu (Fernando) Collor ele se filiou ao PRN. Depois, deixou Collor e passou 26 anos fora do PMDB. Mas quando ele se apresentou para ser suplente de Vitalzinho, nós acolhemos”.

Oposição em Campina não quer tarefa extra...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube