´Xô debates´
Tríplice tempestade
Em seu discurso de posse, ontem, na presidência do Supremo Tribunal Federal, o ministro José Antonio Dias Toffoli (50 anos) afirmou que o Brasil enfrenta um momento “abalado por tempestade política, econômica e ética”.
“Parte das elites brasileiras milita no tropicalíssimo equívoco de que corrupção ruim é a dos adversários, dos que não servem aos seus interesses. Mas se for dos parceiros de pôquer, de mesa e de salões, o problema não é grave”, asseverou.
Mutação
“Não estamos em crise, estamos em transformação”, proclamou o ministro.
“É preciso – prosseguiu – viralizar a ideia do mais profundo respeito ao outro, da pluralidade e da convivência harmoniosa de diferentes opiniões”.
Panos quentes
Para Toffoli, “é a hora e a vez da cultura da pacificação e da harmonização social, do estímulo às soluções consensuais, à mediação e à conciliação”.
Olhos…
O momento mais emocionante da solenidade foi quando o novo presidente parou o seu discurso para cumprimentar o seu irmão caçula, José Eduardo, que tem síndrome de Down.
… Marejados
O irmão levantou-se da plateia, caminhou até o plenário do STF e cumprimentou o ministro, sendo aplaudido de pé pelos presentes.
Vem aí
Foi protocolada no TRE/PB mais uma pesquisa eleitoral do Ibope na Paraíba, contratada pela TV Paraíba.
Palanque
“Não posso me arrepender de ter tirado o Brasil do buraco e de ter arrumado a bagunça que a Dilma criou”.
Presidenciável Henrique Meireles (MDB), ontem, em sabatina.
´Pacote´
O (3º) suplente de vereador Marcos Raia (PSDB) tomou posse, ontem, na Câmara Municipal de Campina Grande.
Lucas Ribeiro (PP) pediu licença (“para se dedicar aos estudos”) e o 1º suplente Buchada assumiu e – ato contínuo – pediu licença.
Da boca de…
“… É lamentável um atentado contra qualquer candidato. Uma violência contra a vida e a democracia. O respeito à diferença enriquece o debate e o País. Que esse triste episódio reforce a reflexão na sociedade sobre os riscos da polarização exacerbada, do ódio e de extremismos…” (Deltan Dallagnol, procurador da República e coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato).
Incisivo
O senador José Maranhão (MDB) disse ontem na ´Arapuan FM´ que o governador Ricardo Coutinho (PSB) mente quando diz que o governo federal deixou de repassar recursos para a Paraíba.
´Dia do fico´
O deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC) publicizou, ontem, o seu apoio à candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) a governador: “Defendo a candidatura de Lucélio porque ele e Micheline representam a renovação na política paraibana. É preciso resgatar a palavra empenhada, honradez, sinceridade e, principalmente, o diálogo”.
Passar o bastão
Ainda conforme Monteiro, “o atual governador já cumpriu sua missão, encerrou um ciclo de oito anos. Agora é a oportunidade de novas ideias, novas oportunidades e a forma da gente mudar e melhorar a vida da população é com Lucélio”.
Chamamento
Nas redes sociais, está sendo convocada uma carreata para Campina Grande, neste sábado, em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL).
Da boca de…
“… A violência contra o candidato Bolsonaro é inadmissível e configura um duplo atentado: contra sua integridade física e contra a democracia. Neste momento difícil que atravessa o Brasil, é preciso zelar com rigor pela defesa da vida humana e pela defesa da vida democrática e institucional do nosso País. A sociedade deve refutar energicamente qualquer uso da violência como manifestação política…” (Marina Silva, presidenciável da Rede de Sustentabilidade).
Pressa
Em recente entrevista à ´Campina FM´, o candidato a senador Nivaldo Mangueira (PSOL) afirmou que “o povo brasileiro quer mudança, e a mudança precisa ser feita já”.
Suporte
Ele defendeu projetos destinados à pequena e à média empresa, “porque não existem medidas econômicas que ajudem ao pequeno investidor”.
Respaldo
“Temos que criar as condições para que a Operação Lava Jato continue atuando”, ponderou o candidato.
´Giz´
Mangueira se posicionou contra a redução da maioridade penal e sublinhou que se os investimentos necessários em educação estivessem sendo feitos, “esse tema nem estaria sendo discutido”.
Revisar
Por fim, Nivaldo Mangueira ressaltou a necessidade de uma nova reforma trabalhista, porque “a que foi feita há alguns meses foi de cima para baixo, sem consultar o trabalhador”.
Número 1
De acordo com o ´ranking´ da conceituada revista Forbes, o brasileiro mais rico tem 78 anos e é dono das maiores cervejarias do mundo: Jorge Paulo Lemann, com fortuna estimada em R$ 106 bilhões.
Vice
Na segunda colocação está um banqueiro: Joseph Safra, com fortuna calculada em R$ 71 bilhões.
O detalhe
A lista mostra que existem 25 brasileiros que podem ser chamados de bilionários.
Tríplice pacto
Os candidatos a governador José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV) e João Azevedo (PSB) concordaram, através de suas assessorias, em cancelar as participações em três debates radiofônicos programados para os próximos dias em Campina Grande, Guarabira e Patos.