“Vou resistir”
´Via crucis´
O País ainda vai ´purgar´ um bom tempo antes de retomar, na plenitude, o curso alentador do desenvolvimento econômico.
No mundo da macroeconomia, os equívocos, inconsequências, conveniências e/ou irresponsabilidades custam caro – e o País inteiro paga a conta.
No caso dos menos favorecidos, a amortização acontece com as lágrimas das privações e da desesperança.
Síntese
Um número resume bem a fatura dolorosa que estamos pagando, enquanto nação: de 2007 a 2015, as despesas do governo federal subiram mais de 50% acima da inflação no mesmo período.
Endividamento
Nossa dívida pública já está beirando os 70% do PIB (produto interno bruto), que é a soma da produção de riquezas do País.
Vinculação
Um complicador adicional: aproximadamente 80% das despesas do governo central são estabelecidas mediante mandamentos constitucionais, que carecem de um quorum qualificado no Congresso Nacional para eventuais modificações.
Largada
Está previsto para o próximo dia 20 (sábado) o lançamento solene da candidatura a prefeito de Adriano Galdino (PSB-CG).
´Rabo da gata´
Conforme o Fórum Econômico Mundial, O Brasil ocupa o 137º lugar (entre 140 países) quanto à facilidade de contratar e demitir mão de obra.
Da boca de…
“… O enfrentamento da corrupção produzirá uma mudança cultural muito relevante…” (ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal).
Flutuante
Ao se reportar ao novo ´feriadão´ no Poder Judiciário na Paraíba, encerrado neste domingo, o presidente da subseção da OAB em Campina, Jairo Oliveira, disse que “a justiça está em outro universo”.
Indignação
Ainda conforme Jairo, o presidente da OAB/PB, Paulo Maia, “também está indignado” com essa situação.
Loteamento…
“Isso aqui é nosso. Isso aqui em ponho quem eu quiser. A ´melancia´ que eu quiser aqui, eu vou colocar!”
… De cargos
Senador Hélio José (PMDB-DF), diante da resistência de servidores de carreira ao correligionário que ele indicou para dirigir a Secretaria de Patrimônio da União em Brasília.
Precedente
Esse senador – um suplente que ´herdou´ a cadeira
com a eleição do titular do mandato, Rodrigo Rolemberg, como governador do DF – já tem em seu currículo uma frase vulgar, quando de sua filiação anterior, ao Partido da Mulher Brasileira: “As mulheres trazem aos homens alegria e prazer”.
Debutância
O economista campinense Arlindo Almeida lança neste dia 18, no Museu dos 3 Pandeiros (17h), às margens do Açude Velho, um livro de crônicas cuja receita será revertida para serviços filantrópicos da Diocese campinense.
Bênção
O jornal Folha de São Paulo noticiou que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) tentou obter junto ao papa Francisco um testemunho público para ajudá-la a reassumir o cargo.
Outro naco
O PSD está conquistando mais um espaço no governo federal: Juarez Quadros para a presidência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Quase um século
Na noite da próxima quinta-feira, o Poder Legislativo de Campina Grande promoverá uma sessão solene em homenagem aos 90 de fundação da Associação Comercial, e também aos 90 anos de vida do empresário José Carlos da Silva Júnior, diretor-presidente do Grupo São Braz.
Da boca de…
“… Não é que eu acredite. Eu tenho certeza. Lula só não será candidato (em 2018) se estiver morto ou se estiver preso. Eu o conheço bem…” (Frei Betto, escritor e amigo de longas datas do ex-presidente).
´Miou´
Levantamento do portal da Rede Globo apurou que em 348 cidades brasileiras há mais eleitores que habitantes.
Garimpo
Há poucos dias, Dilma Rousseff concedeu uma entrevista à revista feminina Marie Claire.
Vale a pena resgatar alguns trechos.
No espelho
“Tenho tido o cuidado de mostrar que, mesmo quando nos atacam, temos coragem para resistir. O que vivi foi reflexo de uma grande misoginia (aversão às mulheres). Ou eu era muito dura e por isso não me abatia, ou vivia no mundo da lua. A mulher é sempre histérica ou descontrolada. Se você não é nenhuma dessas coisas, é um trator, não uma mulher. Isso é machismo.
Missão
“A mensagem por trás disso tudo é a de que a mulher é frágil. Se fosse um homem, diriam: ´Ele é firme´. Tenho de mostrar que coragem não nos falta. Acho que minha missão (de vida), além de lutar pela democracia, é deixar claro que a mulher, nas piores condições, não se curva nem se entrega”.
Resistência
Ainda Dilma: “Não tenho dúvidas de que queria deixar um legado mais positivo. Mas deixo o legado da resistência feminina. Vou resistir até o último momento. Não pensem que me atemorizam. Não estou embaixo da cama nem morrendo de tristeza, como gostariam. Morro é de injustiça”.