Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 16/11/2020

Voto: codinome imprevisível

Estrada sinuosa

O eleitor, com ou sem racionalidade, escolhe a sua própria rota quando se depara com a urna eletrônica.

Em muitos casos, uma rota interpretada como insensata, pragmática ou inconsequente.

Os políticos, os analistas e os jornalistas periodicamente teimam em enxergar de maneira diferente essa realidade.

Submundo

Falo acerca da eleição majoritária, porque a disputa proporcional tem em seu ventre, predominantemente motivações que não comportam qualquer tipo de análise que não seja a destinação do voto como uma contrapartida material ou retributiva.

Caras novas

Por sinal, a disputa proporcional em Campina Grande consumou o que se esperava em termos de renovação na Câmara, mas com uma intensidade inferior ao que estava sendo projetado.

Reforço em…

Em destaque histórico, o fato de que a cidade sempre se ressentia de uma presença mais ativa das mulheres em sua representação parlamentar.

… Alta dosagem

A partir de janeiro, por contingências bem particulares, teremos praticamente um terço das cadeiras ocupadas por mulheres, sendo três delas as mais votadas na cidade: Eva Gouveia (PSD), Ivonete Ludgério (PSD) e Fabiana Gomes (PSD).

Na capital

Em João Pessoa, a renovação também foi expressiva, com grande significativa pulverização partidária.

Turno…

Mas, retornando ao raciocínio inicial, peguemos o caso da disputa para a Prefeitura de João Pessoa, a ser definida no turno suplementar do próximo dia 29.

… Adicional

Estão nesse turno decisivo um ex-prefeito cuja administração – com seus acertos e equívocos – já está fora do alcance de boa parte do eleitorado, e um radialista encarado inicialmente como detentor de uma popularidade midiática que não se sustentaria com o avanço da campanha e o distanciamento de seu acesso diário aos microfones de emissoras de rádio e de TV.

Por um fio

É bem verdade que Nilvan por pouco não foi surpreendemente ultrapassado pelo ´tucano´ Ruy Carneiro, que teve uma campanha publicitária  diferenciada, mas que só engrenou como alternativa eleitoral na parte final da disputa.

Fortificado

Mesmo com o dissabor de ter ficado fora do turno decisivo por menos de 1 mil votos, a eleição deste ano repagina o deputado Ruy enquanto liderança na capital dos paraibanos.

Celeridade

Ainda amanhecemos no rescaldo dos resultados – atrasados diante de uma falha injustificável do TSE -, mas a campanha para o turno suplementar tem duração ínfima, ainda mais num ano de epidemia e de calendário eleitoral comprimido.

Pressa, sobretudo, em atrair apoios, especialmente de ex-adversários.

Arco

Esse turno decisivo vai requerer imenso envolvimento de Cícero e de seus aliados, notadamente o governador João Azevedo, porque é muito provável a formação de uma grande frente oposicionista contra o ´candidato do Palácio´, que poderá englobar até mesmo o prefeito Luciano Cartaxo (PV), que purga uma cartada ousada por ter bancado a candidatura de uma ex-auxiliar sem ´rodagem´ no ambiente político (Edilma Freire).

Algumas…

Em Campina Grande, a eleição de Bruno Cunha Lima (PSD) tem explicações visíveis e até simplórias.

… Facetas

Em primeiro plano, é a vitória liderada pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD), que desfruta de um ciclo de invejável sintonia e empatia com a população.

Mote…

E essa inequívoca constatação traz à tona um erro flagrante da oposição, só compreendido pelas vaidades pessoais, bem humanas por sinal: a insistência de um discurso sistemático contra um prefeito bem avaliado é algo contraproducente, que não encontra acolhida num eleitorado satisfeito com o gestor de plantão.

… Equivocado

A contundência dos ataques à gestão municipal esbarrava no sentimento da população colhido pelas pesquisas.

Binóculo

Essa repetência na mesma tecla só pode ser assimilada numa perspectiva: a de que mais importante do que almejar a viabilidade eleitoral de 2020 era demarcar golpes num eventual opositor em 2022.

Disputa…

Nos últimos dias – já pego outro corte do resultado eleitoral -, todo o crescimento obtido pela candidata Ana Claudia (Podemos) decorreu de subtrações no mesmo ambiente oposicionista, ou seja, no prefeitável Inácio Falcão (PCdoB).

… Intestina

Grosso modo, uma espécie de ´soma zero´ na perspectiva de consecução do 2º turno.

Demarcação

Talvez, outro subproduto dessa ´radiografia´ na oposição tenha sido a conquista do 2º lugar da disputa por Ana Claudia, como uma certificação de que o ´comando´ das oposições na cidade permanece com o senador Veneziano Vital (PSB), e não com um deputado estadual ´em ascensão´.

Duplo engano

De sua parte, o candidato Artur Bolinha (PSL) amarga mais um insucesso eleitoral por ter incorrido no mesmo equívoco de não assimilar como fato concreto a popularidade de Romero perante o eleitorado, no presente, bem como igualmente não entender que em projetos de candidaturas majoritárias, é preciso tecer uma ´liga´ continua e duradoura com a população, e não cíclicas aproximações, sob o argumento de que possui as melhores ideias e soluções para a comunidade.

Abriu novas…

Inácio Falcão, apesar de ultrapassado na reta final por Ana Claudia, deixa essa disputa de 2020 maior do que entrou nela.

… Fronteiras

Anexou ao seu eleitorado ´cativo´ de disputas anteriores, informações valiosas para outras faixas da população sobre a sua inserção na vida de muitas comunidades locais, na maioria dos casos sem a visibilidade que só uma disputa majoritária pode oferecer.

Dever de…

Mas no encadeamento de fatos que resultaram na eleição do novo prefeito de Campina é obrigatório salientar os méritos de Bruno Cunha Lima.

…Casa

Da disposição inarredável de ser candidato, a despeito de aparente vantagem (ou preferência) de outros postulantes na seara governista, e da artilharia desfechada contra o governo Romero por conta da Operação Famintos.

Sem hesitar

Bruno foi perseverante e não hesitou no desejo da candidatura, vislumbrando na visibilidade positiva de Romero um fator de impulsionamento de sua candidatura, algo (como grifado acima) não assimilado pela oposição local.

O retrovisor como régua

O novo prefeito, numa campanha na qual houve uma ´convergência´ de fatos e situações favoravelmente em sua direção, conseguiu tirar proveito dessas variáveis, adicionando uma dose expressiva dedicação e de obstinação.

Resta o desafio de suceder um prefeito que sai muito bem com o seu povo.

Cabe a Bruno, a partir de janeiro, permanentemente buscar dando ´um passo à frente e um degrau acima´.

Que planos Romero começa a traçar para 2022?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube