Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 08/12/2020

´Vestibular´ antes da urna

O acerto de João

Uma comunicação do governador João Azevedo (CID), feita no seu programa radiofônico semanal e reproduzida em redes sociais, ganhou positiva repercussão nacional.

“A Paraíba está em negociação com o Instituto Butantan e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para aquisição de doses da vacina contra a Convid-19. Essa é uma ação paralela ao plano do Ministério da Saúde, para nos anteciparmos e começarmos a vacinação o quanto antes”, escreveu João no Twitter.

No final da tarde de ontem, a edição eletrônica do jornal O Estado de São Paulo ecoou a providência do chefe do Executivo paraibano.

Tudo online

O TRE/PB determinou ontem a não realização de solenidades presenciais de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em 2020.

Em evolução

As informações oriundas de João Pessoa dão conta de que está avançando satisfatoriamente o quadro de saúde do vereador campinense Pimentel Filho (PSD), vítima da Covid 19.

Apelo

A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcante, esposa do senador José Maranhão (MDB), fez um apelo público, ontem, para que os paraibanos rezem em favor de seu esposo.

Situando

Até ontem, a situação de JM estava estabilizada, mas num patamar ainda preocupante para a equipe médica.

Deslocamento

O seu sobrinho e médico Mirabeau Maranhão iria se deslocar ontem para São Paulo e acompanhar de perto as providências clínicas que estão sendo tomadas.

Da boca de…

“… Bolsonaro vai perder se apostar no radicalismo…” (prefeito de Salvador/BA, ACM Neto, presidente nacional do Democratas).

Mais…

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reduziu as medidas restritivas que tinham sido impostas ao ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), no âmbito da Operação Calvário.

… Flexibilidade

“Se não tem necessidade do recolhimento noturno, não se mostra razoável colocar restrição nos finais de semana e feriados”, argumentou a ministra relator do caso no STJ, Laurita Vaz.

Fresta

No período eleitoral, o STJ já havia sustado as restrições de recolhimento à noite (das 20h às 5h) – fixadas anteriormente pelo Tribunal de Justiça da Paraíba -, visando permitir que o então prefeitável fizesse campanha no turno da noite.

Alívio

A ocorrência e as previsões de chuvas nas regiões Sul e Sudeste estão aumentando neste mês de dezembro.

E a gente com isso?

Dessa maneira, é possível que os mananciais que pesam na geração de energia recebam uma boa recarga e em janeiro seja suspensa a tarifa extra na conta mensal de luz em todo o país.

Batendo cabeça

Por sinal, no dia de ontem o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, desmentiu recente declaração do presidente Bolsonaro acerca do risco iminente de um ´apagão´: “Não há possibilidade alguma de racionamento ou blecaute”.

Ungida

A mãe do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, Ana Arraes (filha do ex-governador daquele estado Miguel Arraes), assumirá na próxima quinta-feira a Presidência do Tribunal de Contas da União, sucedendo a um conterrâneo: José Múcio Monteiro, que se aposentou.

O detalhe

Quem assumirá a vaga de Múcio no TCU será Jorge Oliveira, ex-ministro e amigo do presidente Jair Bolsonaro.

Ideia Livre

A senadora Daniella Ribeiro, vice-líder do Progressistas no Senado, será entrevistada hoje na TV Itararé (canal 18.1), a partir das 22h15 – logo após o Jornal da Cultura.

Missa

Ainda sobre a TV Itararé: a emissora vai transmitir (ao vivo) a celebração de encerramento da festa da padroeira de Campina Grande (Nossa Senhora da Conceição), a partir das 17 horas desta terça-feira, presidida pelo bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Nas alturas

A renomada Fundação Getúlio Vargas publicou um levantamento mostrando que os preços de várias matérias-primas subiram 68% (em média) ao longo dos últimos 12 meses, consumando a maior alta desde a introdução do Plano Real, em meados da década de 1990.

Sem aviso prévio

“Fui pega de surpresa”.

Foi a reação da secretária de Desenvolvimento Econômico da PMCG, Rosália Lucas, acerca do decreto municipal que ampliou a restrição à realização de eventos na cidade neste final de ano.

Alô!

Estamos perto do recesso parlamentar e até agora não foi aprovada a regulamentação do novo Fundeb (fundo de financiamento da educação pública fundamental).

O detalhe

A versão atual perde a validade dia 31 próximo.

´Nunca antes´

Segundo dados do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia), a contratação de mão de obra temporária, com carteira assinada, atingiu em outubro o maior patamar desde o começo desse monitoramento – em 2008.

Recado…

O papa Francisco verbalizou, dias atrás, um pronunciamento direcionado aos magistrados africanos e americanos.

Leia alguns trechos.

… Direto

“Quando a Justiça é verdadeiramente justa, aquela Justiça torna os países felizes e seus povos dignos. Nenhuma sentença pode ser justa, nenhuma lei é legítima se o que gera é mais desigualdade, se o que gera é mais perda de direitos, indignidade ou violência.

Analogia com…

“O poeta precisa contemplar, pensar, compreender a música da realidade e moldá-la com palavras. Vocês, juízes, em cada decisão, em cada sentença, estão diante da feliz oportunidade de fazer poesia: uma poesia que cura as feridas dos pobres, que integra o planeta, que protege a Mãe Terra e todos os seus descendentes. Uma poesia que repara, redime e nutre.

… Os poetas

“Façam de sua poesia uma prática e, assim, vocês serão melhores poetas e melhores juízes. E jamais esqueçam que uma poesia que não transforma é apenas um punhado de palavras mortas.

Sem abdicar

“Não renunciem a essa oportunidade. Assumam a graça a que têm direito, com determinação e coragem. Estejam cientes de que tudo o que contribuírem com sua retidão e compromisso é muito importante.”

´Filtro de elegibilidade´

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral estão formatando uma proposta de mudança na legislação eleitoral, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, no que diz respeito à ampliação do prazo para contestação de candidaturas, em anos de eleição, como forma de evitar o retardamento no julgamento de recursos atinentes ao registro dessas candidaturas.

Cogita-se a instituição de uma espécie de ´pré-registro´, no começo do ano, a ser feito pelos possíveis postulantes. Haveria a certificação preliminar de que o provável candidato teria condições de disputar o pleito.

A Covid está sendo mais impiedosa com alguns ´políticos´ do que a urna...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube