Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 08/04/2020

´Vermelhou´ no cofre

Como destravar

Uma das mais respeitadas empresárias do país, Luiza Helena Trajano, executiva do Magazine Luíza, voltou a se pronunciar sobre a gravidade da crise atual que o Brasil enfrenta, durante evento virtual promovido pelo jornal O Globo.

“O Brasil fechou tudo, e hoje, se abrirmos, não teremos clientes na rua. A discussão agora tem que ser como sair disso de forma previsível”, enfatizou.

Paralelo

A executiva disse que a profundidade da crise atual corresponde a 20% das dificuldades enfrentadas durante o Governo Collor (1990), quando houve o confisco de recursos em cadernetas de poupança, contas correntes e aplicações financeiras.

Valioso

“Nosso sistema de saúde é invejável. Você não tem no mundo um sistema dessa dimensão, que atende 100 milhões de pessoas com um posto em cada esquina. Claro que falta gente, acho que os problemas são de gestão e as amarras. Mas eu tenho defendido o SUS porque é algo importante para lembrarmos neste momento”.

Recado final

“Se não tiramos antigas rivalidades, quem está certo ou errado, vai todo mundo sair muito mal disso (…) Temos de parar de fazer diagnósticos e agora pensarmos mais em soluções”.

Etapa…

O empresário e prefeitável Artur Bolinha Almeida comemorou ontem a formação de uma competitiva chapa proporcional no PSL de Campina Grande, tendo à frente o vereador Olímpio Oliveira, ex-MDB.

… Preliminar

“Nós trabalhamos bem e formamos um bom quadro de pessoas de bom nome, que trabalham pela cidade. Nós trouxemos Olímpio Oliveira, que sempre teve sua ação destacada pelo seu trabalho e serviços pela cidade”, declarou Bolinha.

Silêncio

Olímpio não quis dar entrevistas sobre a sua chegada no PSL, após renovados e públicos desmentidos da parte dele e da direção do partido.

“No momento estou tentando sarar as feridas e não falo sobre política”, afirmou à APARTE.

Precipício

Na projeção de Tárcio Pessoa, ex-secretário de Finanças da Paraíba, “no segundo semestre vamos ter uma quebradeira de governos sem precedentes”, em função da estimada queda de 3% a 7% – negativos – do produto interno bruto (PIB).

“Estamos à beira de uma grande depressão econômica”, sublinhou.

Magnitude

Na sua avaliação, “os danos causados” na economia “serão infinitamente superiores aos provocados pelo próprio vírus”.

Bases

Tárcio destacou que os quatro pilares da expansão da atividade econômica paralisaram simultaneamente: comércio internacional, consumo interno, investimentos públicos em infraestrutura e investimentos privados.

Vácuo

São recorrentes os questionamentos acerca do acanhado envolvimento das universidades federais da Paraíba e de Campina Grande com a crise atual, notadamente os seus respectivos departamentos de engenharia química, engenharia elétrica, saúde e computação.

 

Novo golpe…

Reportagem publicada no jornal O Globo informa que circula na internet um golpe, com falso link para, supostamente, fazer o cadastramento na plataforma do auxílio emergencial do governo federal.

… Na praça

Pelo menos 6 milhões e 700 mil pessoas já teriam sido vítimas, conforme apuração do ´dfndr lab´ — laboratório especializado em segurança digital.

Objetivo

Grande parte dos aplicadores do golpe tem o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros das vítimas.

O detalhe

Eis alguns dos endereços que estão sendo usados para essas práticas criminosas: auxilio-corona.info; auxiliocorona.com; auxiliocidadao.com; auxiliocidadao.archivezap.live; bit.ly/AuxilioCidadao

Corrida

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informou que mais de 2 milhões de clientes já apresentaram pedidos de renegociação de empréstimos junto aos principais bancos do país.

Em dinheiro, o volume ultrapassa o patamar de R$ 200 bilhões.

O detalhe

O Banco Itaú aceitou apenas 5% dos 302 mil pedidos que recebeu.

Sinal de alerta

O prefeito Romero Rodrigues (PSD) revelou ontem, em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1), que os números que começam a chegar são preocupantes em termos de finanças públicas.

Queda livre

Ele citou dois exemplos. O primeiro repasse de abril do ICMS (as 223 prefeituras paraibanas rateiam 25% da arrecadação desse imposto) caiu 44% em comparação com a 1ª semana de março.

IPTU

No caso do Imposto Predial e Territorial Urbano a arrecadação deste ano, até o momento, é mais de 50% inferior ao que havia sido recolhido no mesmo período do ano passado.

Atraso

Os recursos adicionais anunciados pelo governo federal para as prefeituras, destinados à área de saúde, ainda não chegaram.

Bisturi

Romero disse que o cenário recomenda para os próximos dias a adoção de cortes de despesas, notadamente em termos de gratificações no funcionalismo.

É preciso cantar

“Parado no meio do mundo

Senti chegar meu momento

Olhei pro mundo e nem via

Nem sombra, nem sol

Nem vento…

Quem me dera agora

Eu tivesse a viola

Pra cantar…”

(Edu Lobo, compositor)

Ainda não apareceu sequer o túnel. Quanto mais a luz ao final dele...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube