Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 26/01/2022

Antessala da decolagem

Coabitação universitária

Os alunos do ensino superior poderão fazer disciplinas de um mesmo curso em instituições de ensino distintas.

Esta possibilidade, segundo o jornal Valor Econômico, vale tanto para faculdades privadas quanto públicas, mas esse intercâmbio só poderá ser feito entre instituições “com perfis acadêmicos semelhantes”.

Evolução

O projeto, idealizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), passou por consulta pública até a semana passada e a resolução será encaminhada até março ao Ministério da Educação, que também participou das discussões e deve homologar a medida.

O detalhe

Haverá uma espécie de ´câmara de compensação financeira´ entre as faculdades.

No páreo

Antonio Cristovão Queiroga, filho do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu ontem que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano.

Pulsação

“Nos últimos meses, tive a oportunidade de visitar os municípios da Paraíba, conversar com a população, e pude sentir que há espaço para uma pré-candidatura”, assinalou na ´Arapuan FM´.

Novo tempo

Ainda conforme Cristovão, “no Brasil, desde 2018, estamos vivendo uma mudança com pessoas que não eram da vida pública que estão tendo seu espaço para mostrar as suas ideias e representar valores que não eram representados”.

Mexeu o…

Poucos dias após uma conversa prolongada, insossa e caprichosamente inconclusiva com o governador João Azevedo (Cidadania), o senador Veneziano (MDB) deu o primeiro efetivo passo (em público) para o espocar de sua pré-candidatura a governador, tão provável quanto a iminente safra de umbu no Cariri paraibano.

… Tabuleiro

O ´V´ esteve com ´sua excelência petista´ Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente que está convertendo a sua vontade de retornar à Presidência da República numa espécie de ´rede de arrasto´ que atrai, por força dos números emanados das pesquisas de intenções de voto, as mais dispares e antagônicas lideranças políticas, seja no aspecto ideológico, seja na estatura de caráter.

Passando…

Lula encarna o que os interioranos chamam de ´canto de cerca´: junta tudo que estiver ao seu alcance.

… A vassoura

Dito de forma política: Lula está atraindo muitas lideranças e partidos que poderiam formar ou robustecer a tão falada ´terceira via´.

Pulverização

A bem da verdade, a tal ´terceira via´ já se aproxima da ´décima via´, tamanha a quantidade de presidenciáveis elencados atualmente para a disputa.

Na mira

Quem tem algum peso e não é protagonista de candidatura, está virando ´objeto do desejo e/ou atração´ do petista.

Recorte…

José Maria Alkmin foi um renomado professor e político mineiro, que acabou sendo vice-presidente da República no governo (militar) do general Castelo Branco.

… Histórico

Ele dizia acerca das artimanhas políticas, próprias dos mineiros: “Primeiro, a gente toma a decisão. Depois, a gente faz a reunião”.

Poucas palavras

“Boa noite, turma! Estivemos hoje (ontem) com o Presidente Lula conversando sobre cenários políticos em níveis Estadual e Nacional”, comunicou Veneziano em suas redes sociais.

Mútuo…

Saltam à vista os interesses convergentes entre Lula e o senador, e que provavelmente balizaram a conversa.

… Interesse

Primeiramente, como exposto acima, o petista deseja acumular apoios e, no caso do ´V´, há outras razões bem evidentes: atrair mais um MDB regional para a sua campanha logo no primeiro turno.

E Lula sabe da desenvoltura do parlamentar em campanhas eleitorais.

Cacifado

Da parte de Veneziano, seria indubitavelmente importante que a sua ´largada´ como pré-candidato a governador ocorresse de forma vigorosa e com demonstrações inequívocas de que a postulação é pra valer.

Alavanca

E contar com o PT (e até o PSB) nessa fase é algo que poderá fazer a diferença rumo às urnas.

Lula – repita-se o óbvio – é único junto à ponderável fatia do eleitorado nordestino.

Sintonia fina

O senador também precisa aferir o grau de ´engajamento´ de Lula na campanha estadual.

Ou melhor: que limites ou filtros podem ser estabelecidos para o inevitável ´palanque suprapartidário´ que o petista terá no Estado.

Como ficaria…

Outro ponto relevante para Veneziano é que tipo de relação Lula pretende manter ao longo da campanha com João Azevedo.

… O governador

E, em Lula aceitando o apoio de João, que retenção haveria nessa adesão, notadamente aos olhos do eleitorado.

Pedras no…

A convergência de interesses acima, entretanto, esbarra em ´diques de contenção´ que certamente constaram da conversa desta terça-feira: o PT/PB tem um pré-candidato a governador, o ex-prefeito Luciano Cartaxo; o PT/PB tem uma ala que não deseja arredar o pé da proximidade com João Azevedo.

… Caminho

Mais: o PT/PB alimentou a expectativa de ´abraçar´ a pré-candidatura ao governo estadual da atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

Entrave

O PT/PB se depara com a insistência do ex-governador Ricardo Coutinho de integrar a chapa majoritária, a despeito de todo o desgaste inerente à ´Operação Calvário´, que poderá ser resgatado ´em pílulas sonoras´ ao logo da campanha eleitoral.

´Antibiótico´

Todo esse conjunto de ´fios desencapados´ é passível de solução, até porque – com todo o respeito à militância – um ´murro na mesa de Lula tem partidariamente o condão de remover rapidamente empecilhos ou resistências internas.

Fácil ajuste

Do lado do MDB, pouco restaria a ser ajustado, até porque o ´V´ controla a estrutura partidária no Estado e, dias atrás, recebeu publicamente o aval do presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP), para guiar com autonomia as decisões estaduais e, se for o caso, “não ter medo de ser feliz” (lendário slogan de campanha pretérita de Lula) já no turno inicial da disputa.

Fechando o último ´elo´

Enfim, a conversa de Lula com Veneziano pode ter sido a rodada final de entendimentos que faltava para que o senador oficialize o que os atapetados corredores do Senado já sabem há um bom tempo: o que em 2014 ficou pela caminho virou uma estrada sem volta em 2022: ele será candidato a governador.

“A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz”, filosofou recentemente o senador.

Vai aumentar a pressão palaciana sobre um ex-prefeito paraibano...
Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube