Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 21/09/2021

O ´V´ quer distância do ´mago´

Barriga vazia

Os números sobre consumo, divulgados ontem pelo instituto Datafolha, materializa e quantifica uma página nefasta do Brasil, que imaginávamos ter sido virada definitivamente: a volta da fome ao cotidiano de milhões de pessoas.

Ou, no melhor dos cenários, inumeráveis brasileiros comendo menos e mal.

Longe do…

67% das pessoas ouvidas cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos; e 46% o de leite, queijo e iogurte.

Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% de redução.

… Carrinho da feira

Outros itens básicos, como arroz, feijão e macarrão, estão sendo menos consumidos por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente, ainda conforme a pesquisa.

´Facada´

Entre as pessoas que têm renda mensal de até dois salários mínimos, a redução ou eliminação de alguns alimentos chega a 88%.

Trágico

No caso da região Nordeste, o percentual de supressão das compras de alimentos é da ordem de 89% para as famílias de baixa renda.

Contestação

A maioria (20) dos governadores rebateu, ontem, as acusações do presidente Jair Bolsonaro com relação ao aumento do ICMS nos combustíveis.

Acumulado

Nos últimos 12 meses, assinalaram os executivos estaduais, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, “embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis”.

´Fala sério´

Ainda conforme a Carta – subscrita pelo paraibano João Azevedo -, “falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”.

Redes sociais

“A educação de uma pessoa se revela no modo elegante de respeitar a opinião dos outros”.

“Humildade não é sentir-se inferior aos outros, é ter a certeza de que não é melhor do que ninguém”.

Adeus

As duas frases acima são recentes postagens do educador e diácono Clodoaldo dos Santos Muniz, da diocese campinense, que morreu ontem.

Porta…

O governador João Azevedo concedeu uma entrevista ontem à rádio Band News (JP) e descartou estar cogitando trocar de partido, diante do convite público feito na última semana pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

… Trancada

“A minha situação no partido Cidadania é extremamente confortável. Eu estive recentemente conversando com o presidente da legenda, Roberto Freire. Tenho autonomia para as decisões do partido aqui no estado. Eu tenho muita tranquilidade com relação à minha permanência no Cidadania”, discorreu Azevedo.

Aliviado

João comentou que “essa posição do presidente nacional do PSB me deixa feliz. Afinal de contas, porque mesmo tardia ela chega através do reconhecimento de que o problema que tivemos em 2019 não foi causado por mim, e a verdade dos fatos apareceu agora, ao ponto de o presidente fazer esse reconhecimento”.

Aceno

Pragmático, o governador sublinhou que “espero que, dentro da aliança que nós vamos montar para 2022, possamos estar nos reencontrando com o PSB. Mas isso é o futuro que dirá”.

Salto

Azevedo acentuou que “estou muito bem e trabalhando para o Cidadania crescer, como tem crescido na Paraíba. Saímos de 1 prefeito para 45; saímos de nenhum vice para mais de 40; mais de 300 vereadores”.

Passou adiante

A juíza Ana Carolina Tavares Cantalice, da 6ª Vara Criminal de João Pessoa, alegou questões de foro íntimo e se considerou impedida de apreciar uma ação que tem como réu o ex-governador Ricardo Coutinho.

Fila

Dois outros magistrados já tinham adotado similar postura: Antonio Maroja e Shirley Abrantes.

Apelo…

O governador João Azevêdo encaminhou projeto de emenda constitucional (PEC) à Assembleia Legislativa para criar a Polícia Penal no Estado da Paraíba.

… Atendido

A iniciativa, conforme a assessoria do governador, é um reconhecimento constitucional que beneficia cerca de 1.800 agentes penitenciários e fortalece o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social do Estado.

Sem ônus

A proposta – de equiparação do setor penitenciário às demais polícias – “não acarreta repercussão financeira”.

Novo endereço

A vereadora Eva Gouveia (PSD) vai assumir a presidência da Urbema, empresa vinculada à Prefeitura de Campina Grande.

E levará ´a tiracolo´, para uma das diretorias, o ex-vereador Pimentel Filho.

Ambos são filiados ao PSD.

Quem chega

A dupla nomeação abre espaço no Legislativo para o segundo suplente do PSD, o ex-vereador Márcio Melo, primo do ex-prefeito Romero Rodrigues.

Trapézio

O movimento feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima (BCL) tem a sua razão de ser.

De um lado, afinal ele atende uma demanda do seu partido (e de seu antecessor Romero Rodrigues) desde que assumiu o cargo, em janeiro último.

Veto

Noutra perspectiva, o prefeito não se indispõe com alguns aliados no Legislativo, que não aceitam o retorno de Pimentel à Câmara, em função da ação eleitoral que o ex-vereador move contra alguns partidos com representação parlamentar.

Distância

Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo esteve reunido com a ´ala interna´ do PT que não ´engole´ a filiação ao partido de Ricardo Coutinho, puxada pelos deputados Frei Anastácio e Anísio Maia, e pelo ex-presidente do PT/PB, Charliton Machado, pré-candidato a senador.

Arestas superadas

É oportuno mencionar que o agrupamento acima referido está sintonizado com João Azevedo.

Mas esse diálogo inicial (para consumo externo) do ´V´ com os petistas foi na direção da reaproximação e da definição – preliminar – de ´inimigos comuns´.

Jules Mazarin, estadista italiano que era conhecido como ´cardeal´, é sempre citado em ensaios políticos com esta frase: “Quando te empenhas em obter algo, que ninguém o descubra antes que o tenhas efetivamente obtido”.

Um dia, Bolsonaro haverá de ´se olhar no espelho´...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube