Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 02/08/2016

Veneziano ´encara´ Zé

Em família

Um encontro familiar, ocorrido no final de semana, clarificou a aliança entre o PP e o PSDB para a sucessão campinense, tendo como protagonistas o prefeito Romero Rodrigues (tentando a reeleição) e o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro.

O mencionado encontro foi para comemorar o aniversário de Paulo Ribeiro, irmão de Enivaldo.

Em meio a muitas conversas, bebidas e petiscos, todos sentiram que Enivaldo vivia a ansiedade do anúncio iminente, que deverá ocorrer nesta 4ª feira.

Em fila

PSC, PSD, PTN e PMDB adiaram as suas convenções municipais, previstas para o fim de semana passado, em Campina.

Motivo?

A ´engenharia´ para a montagem de coligações proporcionais, um cálculo que cada um tem a sua preferência e/ou conveniência.

O preferido

Se a opinião do governador Ricardo Coutinho (PSB) pesar ponderadamente na escolha do candidato a vice-prefeito na chapa do PSB em Campina Grande, coloque-se o terno no deputado estadual Inácio Falcão (PTdoB).

Tirou a…

Presidente do PTB na Paraíba, o deputado Wilson Santiago Filho transitou por Campina Grande no final semana.

Conversou com dirigentes partidários, vereadores e o prefeito Romero Rodrigues.

… Pulsação

Aparentemente, referendou a continuidade da aliança local com o grupo governista.

Caneta

O engenheiro Solon Alves Diniz é o novo superintendente do Incra na Paraíba.

Linha do tempo

Ele já foi superintendente do DER no Governo Maranhão e é sogro do deputado federal Benjamin Maranhão (SD).

Em Jampa

O PRB e o PMN fazem convenção conjunta no final da tarde hoje, em João Pessoa, para ´selar´ o apoio à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

Acordo…

O deputado federal Efraim Filho, presidente do Democratas na Paraíba, disse ontem à Rádio Panorâmica FM que a coligação proporcional acertada pela direção municipal do DEM em Campina não tem efeito.

… Rasgado

“A aliança proporcional depende da aliança majoritária, que ainda não foi definida”, grifou o demista.

Retrovisor

Na semana passada, o presidente municipal do DEM, vereador Vaninho Aragão, anunciou (e posou para fotos) uma coligação proporcional com outros três partidos: PMB, PRB e PMN.

Se…

A política permitisse o exercício de um mínimo de amor próprio e de autoafirmação, Vaninho entregaria o comando do partido em Campina e respiraria um mínimo de respeito.

Em gestação

O vereador Rodrigo Ramos (PDT) confirmou a informação dada ontem por APARTE: está em cogitação a formação de uma coligação entre o PDT, o PT e o PCdoB, que lançaria um candidato a prefeito.

O PHS poderá se incorporar a esse bloco.

Situando

As três legendas estão descontentes com o fato de o PSB não aceitá-las na coligação proporcional.

A dúvida

Quem seria o candidato a prefeito?

“Esse é o problema”, respondeu Rodrigo.

Braços…

O senador José Maranhão (PMDB) avisou, ontem, que não tomará a iniciativa de recomendar aos partidários que ocupam cargos no governo estadual que peçam as suas exonerações.

… Cruzados

“Ele (governador) que empregou, ele que exonere. O PMDB não tem obrigação de entregar cargos”, assinalou.

Disponíveis

JM observou que “eu falei várias vezes dizendo que os cargos do PMDB estavam à disposição do governo”.

Cumulativo

Ainda sobre o rompimento com Ricardo, Zé comentou que “acho que não se escolhe um caminho na política baseado em um único fato. Na realidade, foi o conjunto da obra que pesou na nossa decisão”.

1ª reação

Num primeiro momento, ao comentar a decisão do PMDB pessoense – com o respaldo da direção estadual – de apoiar já no 1º turno a reeleição de Luciano Cartaxo, o deputado Veneziano fez uma dura crítica.

Mão de ferro

Para ele, “um partido forte e grande como o PMDB não suporta decisões tomadas de forma individualizada”.

Em sua opinião, o PMDB está apequenado e “enfraquecido”.

Reflexos

“Esse posicionamento só faz com que o partido se torne pequeno. Lamentavelmente, o projeto do PMDB em João Pessoa será o de ser mero coadjuvante na eleição deste ano. E, muito provavelmente, com drásticas e complicadoras consequências em 2018”, avaliou o ´V´.

Visita à…

No dia de ontem, após uma conversa com Ricardo Coutinho, Veneziano deu passos efetivos na direção de uma confrontação interna e partidária.

… Granja

Ao lado deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB), o ´V` se incorporou à base de apoio da prefeitável socialista na Capital, Cida Ramos.

Discordância

“Não concordamos com a decisão tomada pelo diretório municipal, por isso nossa posição é de apoio à pré-candidatura de Cida Ramos, pela sua história de vida e pela sua qualificação”, comunicou Nabor.

“Nos sentimos livres”

“Estamos aqui para externar o apoio à pretensão do PSB. Sempre apoiamos a decisão do partido de candidatura própria, mas no momento em que Manoel Júnior retirou sua postulação, e o PMDB deixa de ter candidatura própria, nos sentimos livres para fazer nossas opções, que neste caso, é pela manutenção da parceria firmada com o PSB em 2014”, proclamou Veneziano, conforme texto distribuído pela assessoria do PSB.

O que o ´mago´ prometeu a Veneziano?...
Simple Share Buttons