Arimatéa Souza

sexta-feira, 11/06/2021

Vai ter ´tira-teima´ em 2022?

Momento Francisco

Vale a pena compartilhar trechos de recente pregação do papa Francisco: “Todos nós caminhamos na vida com um cântaro na mão: temos sede de amor, de alegria, duma vida bem sucedida num mundo mais humano. E, para esta sede, não basta a água das coisas mundanas, pois trata-se duma sede mais profunda que só Deus pode satisfazer (…) Como Igreja, não podemos nos contentar com o grupinho daqueles que habitualmente se reúnem para celebrar a Eucaristia”.

Ainda o papa

“Se em vez duma grande sala, o nosso coração se assemelhar a um reposteiro (cortina) onde conservamos e escondemos tristemente as coisas velhas; se ele se assemelhar a um sótão para onde já há muito mandamos o nosso entusiasmo e os nossos sonhos; se ele se assemelhar a um quarto acanhado e escuro, porque vivemos apenas de nós mesmos, dos nossos problemas e amarguras, então será impossível reconhecer esta presença silenciosa e humilde de Deus”.

Imã

O deputado federal Julian Lemos, presidente do PSL na Paraíba, participou ontem de uma agenda administrativa, em João Pessoa, com o governador João Azevedo (Cidadania).

“Um governador que fala pouco, mas age”, resumiu Julian.

Da boca de…

“… Estou pronto para enfrentá-lo…” (deputado Efraim Filho, do Democratas, pré-candidato ao Senado, sobre a anunciada candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB, para o mesmo cargo).

Prenúncio

É bom não perder de vista o alerta do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esta semana, em novo depoimento à CPI da Covid: os meses de julho e agosto devem ser mais “problemáticos” para o país em termos de oferta de vacinas contra a covid-19.

Ramal

O deputado-presidente Adriano Galdino (PSB) renovou a defesa da transposição de águas do açude de Boqueirão (com águas do Rio São Francisco) para a barragem de Camará, na região do Brejo, visando socorrer várias cidades.

“O pessoal do governo tem que se conscientizar disto”, acentuou Adriano.

Dinheiro sobrando

Cerca de 560 mil trabalhadores ainda não receberam o abono do PIS.

Não é pouca grana: R$ 328 milhões.

Da boca de…

“… Havia uma torcida para que Filipe (Reul) saísse da Secretaria municipal de Saúde…” (vereador Alexandre Pereira, líder do bloco governista na Câmara Municipal de Campina Grande, em recente sessão do Legislativo).

Tudo…

De acordo com o secretário adjunto de Finanças de Campina Grande, a PMCG já arrecadou cerca de R$ 30 milhões este ano de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) – cerca de 50% a mais do que no mesmo período de 2020.

… Azul

Já nos três meses iniciais deste ano, as receitas oriundas do ICMS subiram em torno de 30%, na mesma comparação de tempo.

Deixa pra lá

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que o presidente Jair Bolsonaro não pretende priorizar a reforma administrativa e que não deseja, no atual mandato, promover mudanças que afetem o funcionalismo público.

Não cai

Presidente do diretório da Paraíba do Patriota, o delegado e deputado Walber Virgolino avalia que não perderá o posto, caso a família Bolsonaro assuma nacionalmente o comando da legenda.

Imprevisibilidade

“Sou bolsonarista antigo, de carteirinha. Acho que por isso o presidente vai me deixar (no comando estadual do partido). Mas a gente sabe que em política só não vimos boi voar”, declarou Wallber ao jornal Folha de São Paulo.

Da boca de…

“… A miséria e a fome estão aumentando neste país…” (governador João Azevedo).

´Colchão´

Executivo do grupo Coteminas na Paraíba, e integrante da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Magno César Rossi avaliou ontem, na Rádio Caturité FM (104.1), que as medidas adotadas pelo governo federal para amortecer os impactos econômicos da pandemia “surtiram efeito, tanto que estão sendo repetidas”.

Estabilidade

À ótica de Magno, “o desafio agora é o da previsibilidade”, notadamente no que se refere ao funcionamento regular das atividades produtivas, o que propicia a retomada mais vigorosa da contratação de mão-de-obra e fluxo contínuo de matéria-prima e insumos.

Curto-circuito

Outra preocupação do segmento empresarial reside no déficit de oferta de energia que o país está enfrentando, com a possibilidade de agravamento nos próximos meses.

“Isso nos preocupa, porque a energia mais cara é aquela que não se tem”, sublinhou.

Luz acesa

O anúncio recente de Ricardo Coutinho (PSB) de que pretende disputar uma vaga no Senado, ano que vem, começa a provocar um movimento reativo entre os seus adversários políticos.

Reconsideração

Essas lideranças avaliam que esse fato novo leva o bloco oposicionista no Estado a renovar os apelos ao ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no sentido de que reavalie a sua disposição de não concorrer às eleições que se aproximam.

Confronto direto

Nessa linha de raciocínio, com Ricardo Coutinho na disputa – mesmo tendo que enfrentar uma nova batalha jurídica -, seria uma oportunidade singular para uma espécie de ´tira-teima´ das eleições de 2014, quando o socialista conseguiu a sua reeleição para governador, vencendo o então senador ´tucano´.

Como essa vitória foi posteriormente julgada irregular pelo Tribunal Superior Eleitoral, o pleito de 2022 seria o momento adequado para esse embate eleitoral entre Ricardo e Cássio em pé de igualdade – a tal da ´paridade de armas´.

Inegavelmente, seria uma campanha histórica.

Ministro Marcelo Queiroga, já passa da hora de o senhor voltar para casa...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube