Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 05/09/2018

Unidade trincada

´Faca no pescoço´

O deputado Ricardo Barbosa (PSB), que andava calado e sumido, reapareceu ontem na tribuna da Assembleia Legislativa ´efervescente´ e mirando a própria bancada.

Ele denunciou que colegas dele, da base governista, estavam coagindo servidores estaduais em busca de votos e com crescente pressão.

Explode…

“O assédio moral tem sido feito a servidores do Executivo para que se posicionem politicamente em direção a alguns candidatos. Eu fui aconselhado por alguns amigos a não fazer isso (citar os nomes dos deputados), e vou atender aos apelos. Mas externo aqui a minha mágoa, o meu descontentamento, o meu dissabor com essas práticas absolutamente coronelistas”, desabou RB da tribuna.

… Coração

O socialista comentou ainda que “para não ciscar para fora, como diz o adágio popular, vou tentar internamente buscar respostas para essas pressões descabidas, inaceitáveis, além de desprezíveis”.

Braços abertos

O candidato a senador Roberto Paulino (MDB) aguarda para breve o anúncio do apoio de lideranças do PSC no Estado.

De Rural

Paulino revelou ontem que o seu segundo voto para o Senado será para Nivaldo Mangueira (PSOL).

Habemus…

A prolongada negociação relacionada à categoria dos comerciários de Campina Grande, que se arrastava desde o ano passado, foi concluída esta semana.

… Acordo

A negociação, que além dos sindicatos patronal e de empregados contou com a participação do presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, uniformizou o feriado anual da categoria, que passa a ser comemorado, na Paraíba, na 3ª semana de setembro (este ano, dia 17 próximo).

O detalhe

Igualmente foi unificada a data-base para efeito salarial: 1º de julho.

Quitação

O presidente do sindicato patronal de Campina e região, empresário Vanduir Farias, explicou ontem na Rádio Caturité que os comerciantes terão até o final de outubro para quitar os valores retroativos das negociações, uma vez que houve dois períodos acertados: o primeiro que foi de 1º de novembro de 2017 a 30 de junho último; e o segundo, a partir de 1º de julho último.

Valores

O novo piso dos comerciários foi fixado em R$ 1.046,50 na cidade de Campina Grande.

Nas demais da região, R$ 995,72 – mesmo valor para as pessoas que atuam no comércio em outras funções.

SUE

O candidato a senador Nelson Júnior (PSOL) disse ontem que pretende incentivar, caso eleito, a implantação do Sistema Único de Educação, nos mesmos moldes do que existe na saúde (com o SUS), “que propicie uma escola em tempo integral sem os problemas que existem com as atuais”.

Politizada

Na entrevista que concedeu à ´Campina FM´, Nelson disse que a Operação Lava Jato “passou a ser usada politicamente”, e que “50% da população já tem restrições” ao juiz federal Sérgio Moro.

Contrapartida

O postulante do PSOL frisou que é importante que a vocação de centro tecnológico de Campina Grande se converta em benefícios adicionais para a cidade, “que não desfruta” desse potencial.

Não endossa

Inicialmente se posicionando contra a proposta de federalização do ensino fundamental, Nelson Júnior assinalou que “é um ponto para se discutir”.

Ele se mostrou contrário à alternativa de federalização da UEPB.

Cadeado

O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) disse que pretende restringir a abertura de novas faculdades de medicina pelo Brasil.

“Foi um absurdo a abertura de faculdades em cidades com 30 mil habitantes”, assinalou.

Palanque

“O Lula, que não entendia de economia, teve um ministro da Fazenda médico (Antonio Palocci). Dilma Rousseff, que entendia de economia, levou o Brasil ao caos”.

Presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Todos à mesa

Na última sexta-feira, a cúpula governista em Campina Grande esteve reunida com a base parlamentar.

O tema era a indiferença da bancada com relação ao processo eleitoral em curso.

Aparência

Ao final da conversa dos vereadores com o prefeito Romero; o senador Cássio Cunha Lima; a deputada Daniella Ribeiro (PP); e o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP), emanou a sensação de que o engajamento estaria a caminho.

Absorvido

“Foi entendido que a unidade é fundamental”, comentou Daniella com o colunista após a reunião.

Coesão

Porta-voz privilegiado do prefeito campinense, o seu vice-líder na Câmara, vereador Alexandre do Sindicato (PHS), declarou ao colunista que “a nossa bancada está fechada com a chapa majoritária (Lucélio/Cássio e Daniella)”.

Nada mudou

Pois bem, o restaurante do Hotel Village (bairro do Catolé) foi palco ontem da inequívoca demonstração de que o ´engajamento´ de alguns vereadores governistas foi algo ´pra inglês ver´, ou apenas opção tática, educada e silenciosa, quando do encontro da sexta-feira passada, acima mencionado.

Sem volta

Antônio Alves Pimentel Filho (PSD), principal articulador das conversações, Álvaro Farias (PSC), Saulo Noronha (SD), Saulo Germano (PSDC) e Sargento Neto (PRTB) conversaram e anunciaram apoio a Roberto Paulino, contando ainda com a presença do vereador Rodrigo Ramos (PDT).

Distanciamento

Rodrigo Ramos, é bom contextualizar, é um ´desgarrado´ parlamentar do núcleo do deputado Damião Feliciano, que flerta com a base governista há muito tempo.

Ou seja, apenas mantém o vínculo partidário, por imposição legal, mas ao que tudo indica o ´coração´ já busca outras emoções.

Quem decifra

Até onde a vista alcança, a convergência com Paulino ocorre proporcionalmente ao distanciamento de Daniella Ribeiro, por razões que só o deputado Aguinaldo Ribeiro poderá explicar com precisão – e detalhes.

Frase enigmática

Em duas ocasiões (no bairro da Ramadinha e na instalação de um comitê eleitoral, no Alto Branco), ontem, Romero Rodrigues tratou dos gestos de seus aliados, sem mencionar o fato nem nominar a sua contrariedade.

– Quem for amigo meu vota em Lucélio, Cássio e Daniella – proclamou o prefeito. Só não se sabe se foi em tom de aviso ou de decepção.

Sófocles, um marcante escritor grego (a.C), dizia que em política “só não conspira quem nada ambiciona”.

Rezem pelo papa Francisco...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube