Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 22/09/2018

União ´corre´ do SUS

A velada insubordinação

Esta Coluna relatou, em algumas ocasiões, que não está ´pacificada´ a relação de boa parte da bancada governista em Campina Grande com a chapa majoritária em nível estadual.

Só recordando, houve num primeiro momento o ´veto´, por antecipação, ao nome de Cássio Cunha Lima como alternativa ao governo estadual – isso muito antes das convenções partidárias.

Linha direta

Passadas as convenções, APARTE divulgou os entendimentos com o candidato a senador e ex-governador Roberto Paulino (MDB), iniciativa que chegou a ser sustada num primeiro momento, mas que acabou vindo à tona.

Contato

Ocorreu uma reunião de toda a bancada com o prefeito Romero Rodrigues, o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro e os candidatos ao Senado Cássio e Daniella.

Alguns chegaram a avaliar que o fosso havia sido demolido.

Só aparência

Os dias se sucedem e o envolvimento da maioria dos edis com a disputa majoritária – especialmente para o Senado – é pra lá de meramente protocolar.

Tratativas

O que está em curso no momento é uma conversação entre alguns edis governistas e o deputado e candidato a senador Veneziano (MDB) para apoio ao ex-prefeito.

Palanque

“Eu acho improvável, inviável, o (Geraldo) Alckmin ir para o segundo turno, basicamente porque o que as pessoas querem na política é renovação, é o antipetismo, posturas e práticas diferentes. E o PSDB, infelizmente, ao longo dos últimos tempos, se aliou com gente do mensalão, do petrolão”.

João Amoêdo, presidenciável do Partido Novo.

Mudança

O Diário Oficial do Estado publicou ontem uma modificação no secretariado estadual.

Foi na Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca: Evaldo André Campos foi substituído por Rafael Lopes de Oliveira na secretaria executiva.

Endurecer

O Ministério da Saúde estuda tornar obrigatória a vacinação de crianças.

Uma alternativa em cogitação é que a carteira de imunização vire pré-requisito para a matrícula escolar.

Palanque

“O Brasil não aguenta uma nova Dilma Rousseff” (sobre a candidatura de Fernando Haddad, PT).

Presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Garimpo

“A candidatura presidencial do PT é do Lula. Mas, para não perder o hábito, está no nome de um amigo (Fernando Haddad)”.

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB.

Entre nós

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, está de férias e vai ficar na Paraíba nesses dias de descanso.

Balancete

O TSE já aprovou o envio de tropas federais para 370 localidades de sete Estados: Acre (11), Ceará, (5), Maranhão (72), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97).

O detalhe

O Ministério da Defesa calcula que serão mobilizados mais de 26 mil militares.

Mais apoios

A revista Época divulgou em seu site que o economista Paulo Guedes, coordenador econômico de Bolsonaro, disse que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro das Comunicações (PSD), Gilberto Kassab, prometeram apoiar Bolsonaro, caso ele avance para o segundo turno.

O detalhe

Pelos cálculos dos dirigentes nacionais do PSD, o partido conseguirá eleger uma bancada de 50 deputados federais e nove senadores.

Palanque

“O candidato do PT foi blindado durante esse tempo todo de explicar por que nos governos Dilma/Temer o Brasil foi perdendo tudo de bom que havia no governo Lula”.

Presidenciável Marina Silva (Rede), em entrevista.

Vem aí

Na próxima semana o PARAIBAONLINE lança a sua campanha de combate às notícias falsas (fake news), destinada principalmente ao período eleitoral.

Da boca de…

“… Nós temos a compreensão que a única saída possível para o Brasil é pela democracia…” (governador Ricardo Coutinho).

Com a ´bela´

Anderson Monteiro, candidato a deputado estadual pelo PSC, pediu votos para Daniella Ribeiro (PP) para o Senado, esta semana, em comício na cidade de Esperança, mesmo ela também sendo apoiada pelo prefeito Nobinho (PSB), adversário local.

Sábado é dia de poesia

“Não se afobe, não/ Que nada é pra já/ O amor não tem pressa/ Ele pode esperar em silêncio/ Num fundo de armário/ Na posta-restante/ Milênios, milênios no ar…” (Chico Buarque, que esta semana fez um show no Teatro A Pedra do Reino, em João Pessoa).

Esquecimento

Nenhum candidato à Presidência da República inseriu em suas propostas de governo iniciativas para a rede hospitalar pública.

Palanque

“O PT, como sempre trabalhou para criar o ´nós contra eles´, acabou criando radicais do outro lado. E não é com radicalismo que vamos crescer. Não vamos atender as pessoas nos hospitais à bala, construir creches à bala, trazer investimentos e gerar empregos à bala”.

Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB.

Para a…

A frase que deveria ser engolida: “Onde não há pai e avô, mas sim mãe e avó, é fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar nessas narcoquadrilhas”.

… História

Foi da lavra do general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL).

´Toma que o filho é teu´

Estudo inédito, denominado de “O sistema de saúde brasileiro em encruzilhada: progresso, crise e resiliência”, publicado dias atrás, mostra que os empenhos (gastos) feitos pela União nos serviços de saúde passaram de 50,47% dos recursos orçamentários utilizados pelo SUS, em 2003, para 41,45%, em 2016.

Já a parcela bancada pelos municípios foi de 25,57% para 33,04%, no mesmo período, conforme reportagem do jornal Valor Econômico (SP).

O deputado Pedro Cunha Lima já pensa ´lá na frente´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube