Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 24/10/2016

Uma mulher no comando

  • Escândalos sem fim

A Operação Lava Jato é uma usina de novidades. Mas também pode ser encarada como uma espécie de ´biodigestor´ dos costumes que entrelaçam as coisas públicas com reprováveis interesses privados ou corporativos.

Quem está por ser escalado nessa crônica de saques ao erário público é o Corinthians.

Mimo presidencial

Na edição de ontem, o jornal Folha de São Paulo noticiou que o empresário Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração do grupo que leva o seu sobrenome, afirmou em acordo de delação que o estádio construído pela empreiteira foi uma espécie de presente ao ex-presidente Lula, torcedor do ´Timão´.

Multiplicação

Explica-se: sob governos do PT, de 2003 a 2015, o faturamento do grupo Odebrecht multiplicou-se por sete, de R$ 17,3 bilhões para R$ 132 bilhões, em valores nominais.

Situando

Emílio é pai de Marcelo Odebrecht, preso desde junho de 2015 e condenado a 19 anos de prisão.

Por pressão do patriarca, o filho e cerca de 80 executivos do grupo decidiram buscar um acordo de delação premiada.

Tema…

Conforme o ´Estadão´, está nas mãos da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, a decisão de pautar ou não um tema polêmico que afeta diretamente os governadores.

… Indigesto

São ações que questionam a necessidade de autorização prévia dos deputados estaduais para processar e julgar os chefes de Estado locais.

´Blindados´

No modelo atual, os governadores se tornam intocáveis, nas palavras de um ministro, uma vez que formam maioria parlamentar com razoável facilidade e conseguem controlar as votações dentro das Assembleias Legislativas.

Sem apreciar

Ainda conforme o jornal, nos últimos 15 anos contabilizam-se 15 pedidos negados e 35 que sequer foram analisados no mandato do chefe de Estado.

Banho-Maria

O caso famoso da vez é o do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), indiciado pela PF por corrupção e lavagem de dinheiro.

O processo está parado à espera da autorização da Assembleia.

Zé cotado

Caso a Câmara Federal aprove nesta 3ª feira, em 2º turno, a famosa ´PEC do Teto´ (emenda constitucional) que limita o crescimento das despesas do governo federal à inflação registrada no ano anterior, o senador José Maranhão (PMDB-PB) é um dos nomes citados para relatar a matéria no Senado.

Reaparecimento

O deputado Veneziano (PMDB) escolheu uma emissora de rádio comunitária da cidade de Queimadas para conceder a 1ª entrevista após o insucesso eleitoral do último dia 2.

 

Talheres

O presidente Michel Temer vai participar hoje de um jantar com lideranças partidárias (e outros deputados) na residência do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O detalhe

Um dos convidados para a conversa é o deputado Rômulo Gouveia, por indicação da liderança do PSD.

Na Serra

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, passa o dia desta 2ª feira em Campina Grande, onde terá encontro com subordinados e lideranças politicas.

Vermelhão

2.442 municípios gastam mais do que arrecadam, ou seja, são deficitários, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios.

Maioria

Esse número representa 77,4% das 3.155 cidades que prestaram informações ao Tesouro Nacional, de acordo com o ´Estadão´.

Sem leite

A Federação Brasileira de Gastroenterologia informou que os dados mais recentes apontam que 40% da população brasileira é intolerante à lactose.

Largada

A vereadora reeleita Ivonete Ludgério (PSD) parte com um folgado favoritismo para disputar a eleição de presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, dia 1º de janeiro próximo.

Aval

Ao cabo de sucessivas reuniões – mencionadas por APARTE -, um grupo de 16 vereadores formulou um documento apoiando o nome da edil – quatro votos a mais do que a maioria necessária num colégio eleitoral de 23 votantes.

Bloco

Essa construção, bem precoce para os padrões e a tradição do Legislativo campinense, tem como retaguarda a posição coesa de 10 vereadores de ´primeira viagem´, ou seja, eleitos pela 1ª vez.

Agregados

Ao grupo se juntaram, num segundo momento, os vereadores reeleitos Lula Cabral (PMB) e Marinaldo Cardoso (PRB).

´Rainha´

À falta de critério consensual ou mais objetivo, optou-se por homenagear a única mulher eleita para a legislatura que está por vir.

Degrau

Nos próximos dias será buscada uma etapa complementar de consenso: um nome para comandar a Câmara no biênio 2019/2020.

Os avalistas da candidata

Os vereadores eleitos que estão com Ivonete são os seguintes: Aldo Cabral (PSC), Sargento Neto (PRTB), ´Rui da Ceasa´ (PSDC), Janduhy Ferreira (PTdoB), Teles Albuquerque (PSC), Márcio Melo (PSDC), Luciano Breno (PPL), Renan Maracajá (PSDC), Bruno Faustino (PSB), Saulo Germano (PSDC), Lula Cabral, Marinaldo Cardoso, Alexandre do Sindicato (PHS) Joia Germano (PSDB) e Rodrigo Ramos (PDT).

Os prefeitos reeleitos de Campina e de João Pessoa sonham alto...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube