Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 12/12/2016

Um governo na UTI

À espera do titular

Quando o prefeito Romero Rodrigues (PSDB-CG) reassumir o cargo, esta semana, terá nas mãos um leque de alternativas que a sua equipe preparou para a sua escolha derradeira.

Trata-se de um conjunto de medidas que visam adequar a PMCG ao adverso ano que está por começar, com perspectivas iniciais de crise mais acentuada que a atual e receitas desabando.

Eixos

Confraternização natalina à parte, Romero deverá avançar sobre três balizamentos: reforma administrativa (redução de cargos), compactação do governo (contenção das despesas com custeio) e enxugamento da ´máquina  administrativa´ (redução da quantidade de secretarias).

Gratidão e…

Existem gestos simples que têm uma dimensão transcendental, pela simbologia que carregam.

… Responsabilidade

É o caso da frase verbalizada no final de semana pela ex-primeira dama do Estado, Glória Cunha Lima, para este colunista: “Aprendi a mexer no celular (smartphone) para ler a sua coluna”.

Garimpo

De acordo com a revista Época, “Lula passará por uma tempestade, conforme a caixa preta da Odebrecht for se abrindo”.

Ameaça…

Por sinal, a mesma revista noticiou que a bancada do Partido Progressista na Câmara Federal – liderada pelo paraibano Aguinaldo Ribeiro – fez ameaça ao presidente Michel Temer, no sentido de que ele atue para conter a ´sanha´ investigatória de juízes e procuradores federais.

… Velada

Caso contrário, os pepistas estimulariam a instalação de uma comissão de impeachment.

Tinta

O vereador Marinaldo Cardoso (PRB), pré-candidato à presidência do Legislativo campinense para o 2º biênio da próxima legislatura, conseguiu um ´abaixo-assinado´ com o endosso de 16 vereadores eleitos para a sua postulação.

Comedimento

Em entrevista dada na cidade de Sousa, o prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) dosou as declarações acerca das próximas eleições.

Sem fulanizar

“Nós não vamos lançar nomes nesse momento. Esse é um compromisso nosso, do PSD”, enfatizou Cartaxo, para observar que “nós já temos uma aliança montada, isso é o importante”.

Colegiado

Conforme o prefeito, “a ideia é que esses partidos que estão na aliança façam o debate sobre os melhores quadros para colocar à disposição da Paraíba”.

Distância

O prefeito fechou a porta no tocante às especulações quanto a uma eventual reaproximação do governador Ricardo Coutinho (PSB): “Politicamente nós temos uma posição clara e definida. Nós já temos aliados, parceiros e compromissos firmados para as eleições de 2018. Vamos manter a aliança de 2016”.

Mudar

Em declarações ao site Diário do Sertão, Luciano Cartaxo frisou que “há um sentimento muito grande de renovação na política da Paraíba”.

Septicemia

Por qualquer régua que se faça a medição do Governo Michel Temer, conforme a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem, os números são preocupantes, para não dizer desesperadores.

Pior sem ela

Para 51% dos entrevistados, a gestão do atual presidente é “ruim” ou “péssima”.

40% consideram que o Governo Temer está pior do que o Governo Dilma (PT).

Economia

A escalada de infortúnio presidencial segue adiante: 66% da população acha que a inflação vai aumentar; 67% esperam o crescimento do desemprego (já existem formalmente mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no País); 41% acham que a situação econômica vai piorar nos próximos meses.

Queda livre

O humor do brasileiro está abaixo da superfície, fruto de 10 trimestres consecutivos de encolhimento da atividade econômica.

Ou seja, há 30 meses o País só faz murchar economicamente.

Perfil

A imagem da pessoa do presidente complica ainda mais o tenebroso cenário: 65% das pessoas ouvidas consideram o presidente falso; 75% o apontam como defensor dos mais ricos; 50% denominaram Temer como autoritário; 58% o rotularam como desonesto.

Agravante

É uma radiografia capaz de fazer balançar qualquer mandato.

Com um agravante: o atual presidente coleciona em seis meses de mandato a substituição de seis ministros, sendo que quatro deles derraparam na Operação Lava Jato.

Pé na…

Na delação do ´fim do mundo´, que começou a vir à tona neste final de semana, Temer é citado 43 vezes. Isso apenas na 1ª delação divulgada do Grupo Odebrecht.

… Jaca

O líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) tem 103 citações; o chefe do Gabinete Civil da Presidência, Eliseu Padilha (PMDB), é mencionado 45 vezes.

… E na lama

Outro ministro, Moreira Franco (secretário das Parcerias e Investimentos) é referido 35 vezes.

O seu ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), tem 67 citações na delação.

Sopro de governabilidade

Em síntese, o Governo Michel Temer tem a fragilidade dos cristais e a (falta de) transparência dos vitrais.

Invoque-se o ´príncipe da sociologia´ e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “Na democracia, o problema é quando se cria uma situação de ingovernabilidade”.

Na Lava Jato, o sinônimo para políticos é mercadoria...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube