Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 02/10/2020

Um ´empurrão´ pro-Campina

Fragilidade jurídica

A assessoria jurídica do candidato a prefeito Wallber Virgolino (Patriota-JP) protocolou uma impugnação da candidatura do concorrente Cícero Lucena (Progressistas).

“A ação trata da precariedade da condição dele de candidato. É sabido que o candidato Cícero conseguiu uma liminar que suspendeu os efeitos de decisão do TCU (Tribunal de Contas da União”, situou o advogado Saul Barros.

Pendências

Ainda de acordo com o advogado, Cícero ainda enfrenta nove processos em tramitação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com condenações em 1º grau.

Tudo ok

Bruno Nóbrega, advogado que atua na campanha de Cícero, contestou com a alegação de que o ex-senador entregou à justiça eleitoral todas as certidões exigidas para o registro de candidatura, razão pela qual é elegível.

Minado

Do ponto de vista político, a candidatura do deputado Anísio Maia (PT) a prefeito de João Pessoa foi para o ´vinagre´ no dia de ontem.

Tiraram-lhe ´a terra dos pés´, partidariamente falando.

Questão de…

A primeira movimentação do dia foi a divulgação de um longo ´Manifesto´, por parte da direção estadual do PT, acerca do processo eleitoral em João Pessoa.

… Reciprocidade

O texto retoma as críticas ao governo Bolsonaro para mais adiante sublinhar que

“Ricardo Coutinho faz parte desta história de construção, resistência e defesa da democracia e dos direitos sociais e coletivos em nosso país”.

Resistência

“A Paraíba foi retaliada política e economicamente pelo então governo federal (Michel Temer), porque aqui tínhamos um governador e uma trincheira de resistência contra o golpe (menção à ex-presidente Dilma)”, segue o documento.

Solidário

A cúpula estadual petista pontifica que Ricardo “sempre esteve com o PT, Lula e Dilma nos momentos mais difíceis pelos quais passamos”.

Acervo

“Não precisamos de mais provas para termos a firme convicção de que Ricardo Coutinho é um companheiro que caminha conosco na margem esquerda do rio. Ricardo é um combatente fiel que nunca negou sua luta contra os nossos adversários, seja na Paraíba ou no Brasil”, acentuam os petistas.

“Vítima”

O Manifesto considera que o ex-governador “vem sendo vítima do mesmo modus operandi que setores da Justiça brasileira usam para perseguir o PT e o Presidente Lula”.

De caso…

Os dirigentes petistas na Paraíba avaliam que a Operação Calvário “age politicamente contra um projeto político que inverteu prioridades na Paraíba e que promoveu, como nunca, o desenvolvimento econômico, social e inclusivo do nosso Estado”.

… Pensado

“Condenam antecipadamente as pessoas sem provas concretas, valendo-se de delações e vazamentos seletivos”, acrescentam.

Personificação

“O PT entendeu que é ele (Ricardo), na atual conjuntura, quem tem melhores condições de representar o sentimento destas lutas e dos sonhos do nosso projeto político em João Pessoa”, pontifica o documento partidário.

Impacto

Na anunciada ´live´ conjunta entre a direções nacional e estadual do PT, no turno da tarde, a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman (PR), disse que “a aliança do PT e PSB em João Pessoa representa um acerto político que terá consequências no presente e no futuro, não só para os nossos partidos, mas para o povo”.

Pensando…

Para ela, “Ricardo Coutinho foi uma das vozes mais importantes na defesa de Lula e Dilma. A candidatura do PT não é só uma marcação de posição, nós temos um projeto de reconstruir o Brasil”.

… Macro

“A política não é uma ordem matemática em que se faz um cálculo e tem um resultado certo. Mas sim, faz parte de um processo que tem a sua dinâmica de seus agentes, da conjuntura e precisa ser avaliada e foi isso que aconteceu”, argumentou a dirigente petista.

Conclamação

“Apelo aos companheiros e companheiras do PT de João Pessoa, que entendam o que nós estamos hoje disputando e com quem nós estamos brigando. Se saíssemos separados Ricardo de um lado, Anísio de outro, o que nós íamos ganhar com isso? Só para marcar a posição de que o PT tinha uma candidatura? Não é isso que está em jogo, mas sim o compromisso do PT com o projeto de reconstruir o Brasil”, acrescentou Glesi.

 

Não é brinquedo

“Nós não podemos brincar nessa eleição. Nós estamos enfrentando uma guerra e para enfrentar essa guerra temos que estar juntos nesse projeto comum”, afirmou Jackson Macedo, presidente do PT/PB.

A voz…

APARTE está recolhendo dos seus leitores a resposta para a pergunta: ´Que música gostaria de ter composto?´

… Do coração

A indicação de hoje é de Ricardo Pedrosa, servidor da UFCG: “Paciência“, de autoria do compositor pernambucano Lenine.

Uma ´canja´

Mesmo quando tudo pede/ Um pouco mais de calma/ Até quando o corpo pede/ Um pouco mais de alma/ A vida não para/ Enquanto o tempo/ Acelera e pede pressa/ Eu me recuso, faço hora/ Vou na valsa/ A vida é tão rara…”

Serviço

Veja a interpretação da música clicando aqui.

Nem esquentou o canto

Durou, no máximo, 15 minutos a passagem do presidente Bolsonaro no aeroporto de Campina Grande, na manhã de ontem.

Mas foi o suficiente para fazer aflorar contendas na política local.

Perfilados

Quatro prefeitáveis estavam à sua espera: Bruno Cunha Lima (PSD-CG) e Wallber Virgolino (Patriota-JP), em, área de acesso restrito do aeródromo, e Artur Bolinha (PSL-CG) e Edmar Oliveira (Patriota-CG) em local mais recuado.

Cliques

Os dois primeiros, por instantes, conseguiram sair no ´mesmo enquadramento´ fotográfico de Bolsonaro.

Surfista

Não demorou muito para Bolinha passar o recibo da distância presidencial em contraponto à momentânea proximidade do concorrente: “Bruno está surfando numa onda de crescimento da popularidade do presidente. Ele nunca o apoiou durante sua candidatura à presidência.

Desafio

Em seguida, o prefeitável partiu para um repto: “Eu retiro minha candidatura hoje (ontem) se alguém mostrar ao menos uma fala do candidato Bruno, em 2018, dizendo que votava ou que apoiava as ideias de Bolsonaro”.

Recomendação…

Sobre eleição, Jair Bolsonaro falou somente em São José do Egito (PE), destino de seu deslocamento de ontem.

… Aos seguidores

“Vamos caprichar para escolher prefeitos e vereadores. Vamos escolher gente que tenha Deus no coração, que tenha na alma o patriotismo e queira de verdade o bem do próximo. Deus pátria e família”, apelou à multidão que o escutava durante a entrega de um sistema de abastecimento d ´água (Sistema Adutor do Pajeú).

´Pit stop´

No regresso a Campina para embarcar no avião presidencial e retornar para Brasília, Bolsonaro decidiu fugir do roteiro e se deslocar até a cidade de Queimadas para tomar um sorvete e um refrigerante.

Muvuca

A aglomeração de populares foi imediata e inevitável, com todo mundo querendo cumprimentá-lo e fazer fotos.

Interagindo

Os cuidados sanitários em tempos de pandemia foram para o espaço, e Bolsonaro empolgou-se, ao ponto de, na saída da cidade, ficar em pé e parcialmente fora do carro acenando para a multidão.

Audiência em…

Mas volto ao seu desembarque matinal em Campina. Mesmo com a brevidade de tempo, o anfitrião Romero Rodrigues pediu ao presidente que solicitasse à direção do Banco do Nordeste a agilização de um processo de financiamento para a instalação de uma montadora de veículos na cidade, um projeto que tem a participação da Sudene.

… Movimento

Bolsonaro pediu ao ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) para fazer uma ligação para o presidente do banco, Romildo Rolim, que atendeu prontamente a ligação.

Celeridade

O presidente pediu prioridade para a demanda do prefeito campinense e imediatamente foi agendado para 5 de outubro (2ª feira próxima) o contato da direção do BNB com as partes envolvidas.

´Eleição Covid´: silenciosa, invisível e fatal para muitos...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube