Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 10/02/2017

Um ´batismo´ lamentável

Encurtamento

A vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) anunciou ontem que está propondo aos colegas um projeto de resolução que visa reduzir o tamanho dos recessos na Câmara campinense.

A proposta é que a paralisação do meio do ano ocorra entre os dias 30 de junho e 10 julho (atualmente é de 20 de junho a 10 de julho).

No final do ano, o recesso deverá ser fixado entre 20 de dezembro e 1º de fevereiro (atualmente a suspensão das atividades vai até 10 de fevereiro).

Bandeira…

Em entrevista dada à Rádio Correio, ontem, o presidente do PMDB/PB, José Maranhão, ´desidratou´ as cutucadas que andava dando no seu colega de partido Raimundo Lira.

… Branca

“Eu não quero briga com Lira. Sempre tratei Lira como correligionário e como amigo. Ele mesmo dizia ser meu liderado e que eu era o chefe dele. Depois surgiu esse episódio, mas não sou homem de rancores, de ódio. As minhas mágoas duram pouco tempo”, verbalizou Zé.

Duro na queda

JM também jactou-se de sua idade: “Eu tenho saúde até para ser astronauta. Deus tem me preservado”.

Da boca de…

“… A Lava Jato está passando a limpo o Brasil. Tem o apoio da sociedade brasileira e da mídia séria…” (Carlos Veloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal).

O número

A Procuradoria-Geral da República atualizou os dados ontem e informou que a Operação Lava Jato investiga 413 pessoas físicas e jurídicas.

Acinte

Dos 13 senadores investigados na Lava Jato, dez integram a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Momento Francisco

“Existe corrupção no Vaticano, mas eu estou em paz (…) Se há religiosos envolvidos, é claro que está em ação o diabo, que estraga a obra de Jesus através de quem deveria, justamente, anunciar Jesus”.

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

Fim da…

Os novos membros do Conselho Estadual de Educação foram empossados ontem.

… Quarentena

O mandato dos antigos integrantes do CEE havia se expirado desde novembro último.

´Marco zero´

Na noite de quarta-feira, o deputado/presidenciável Jair Bolsonaro (RJ) degustou o tradicional cachorro quente na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande, após uma concorrida visita ao calçadão da Cardoso Vieira.

Apelo

O senador Cássio pediu ontem ao desembargador Romero Marcelo da Fonseca – novo relator da ação do Ministério Público Eleitoral contra o governador Ricardo Coutinho (PSB) – eleição de 2014 -, que coloque em pauta a matéria do TRE/PB.

 

Salgar

Tramita no Senado um projeto do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que aumenta a pena de contrabando.

O texto prevê um máximo de 20 anos, enquanto a pena atualmente pode chegar a 10 anos.

Acanhadas

O argumento é de que as penas atuais não são suficientes para coibir a prática desse crime, que consiste em importar mercadorias proibidas no país, conforme a Agência Senado.

Objeto oculto

Nos bastidores da base governista em Campina, a iniciativa do deputado Manoel Ludgério (PSD) de pedir ao prefeito Romero Rodrigues para regressar à Assembleia Legislativa está sendo interpretada como mais um capítulo da contenda que ele trava com o suplente de vereador (no exercício do mandato) Álvaro Farias (PSC), por conta de uma ação eleitoral remanescente do pleito do ano passado e que envolve também o vereador Luciano Breno (PPL).

Sortudo

O prefeito de Queimadas (e comerciante) Carlinhos de Tião (PSB) ganhou ontem um veículo zero quilômetro num sorteio realizado pela empresa Atacadão Farias, em Campina Grande.

Fidelização

O empresário Janduí Farias – dono da empresa e leitor diário de APARTE – disse que o prêmio foi merecido, por ser Carlinhos “um cliente fiel”.

Mérito

O deputado Efraim Morais demonstrou liderança ao ser escolhido, esta semana, como o novo líder do Democratas na Câmara Federal.

Tisnou

Mas fez um ´gol contra´ ao estrear nas novas funções e assumir publicamente a defesa do projeto que suprime o poder de fiscalização (e de punição) do Tribunal Superior Eleitoral sobre os partidos políticos.

Ponderação

“O cerne do projeto é exatamente a questão da autonomia. Não pode regulamento do TSE dizer como é que o partido vai funcionar. O que ele pode fazer é punir aqueles que funcionam de maneira errada”, argumentou.

Prazo

O projeto também busca neutralizar uma resolução do TSE que estabeleceu que as siglas só poderão manter comissões provisórias em cidades ou Estados por até 120 dias.

 

Retrocesso

Ao comentar o referido projeto, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que “vejo realmente com muita preocupação essa iniciativa, que revoga o dispositivo que autoriza o tribunal a fazer as resoluções que muito têm contribuído para disciplinar e realizar as próprias eleições. E também torna inútil esse grande esforço que estamos fazendo de cobrar a prestação de contas, na medida em que nos impede de aplicar qualquer sanção”.

– É uma iniciativa pouco feliz, que traduz esse comodismo, esse corporativismo. O projeto vai consagrar a impunidade daqueles partidos que mal aplicam os recursos públicos, porque não haverá sanção. Vamos estar eternizando agremiações ´fakes´, agremiações de fachadas, esses diretórios que são improvisados – acrescentou Gilmar.

Anda muito sumido o juiz Sérgio Moro...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube