Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 17/12/2018

“UEPB não pode viver numa redoma”

Bancadas ´informais´

Dias atrás, o jornal Folha de São Paulo publicou um quadro dimensionando as já famosas ´bancadas temáticas´, que têm sido as grandes interlocutoras do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A bancada agropecuária tem 255 integrantes, mas 118 deles atuantes. A da educação, 252 contra 40 atuantes. A evangélica tem 202 signatários e 39 parlamentares atuantes.

A da segurança tem 299 parlamentares e 36 atuantes. A da saúde tem 211 políticos e apenas 28 atuantes.

Só lembrando que há deputados que participam de mais de uma bancada temática.

 

Entronização

No último sábado, o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, assumiu a superintendência da Rádio Caturité, emissora vinculada à diocese local.

Transferência

O cargo vinha sendo ocupado pelo padre Adeildo, por designação do ex-bispo local, Dom Manoel Delson atual arcebispo da Paraíba.

Burocracia

Devido à crônica demora na tramitação de processos no âmbito do Ministério das Comunicações, o diretor-presidente da Caturité continua sendo Dom Matias Patrício de Macedo, ex-bispo campinense e atualmente arcebispo emérito de Natal (RN).

Capacitado

“Passo para as suas mãos a diretoria e a superintendência da emissora”, disse Dom Matias em pronunciamento para os ouvintes da Caturité, se reportando ao atual bispo.

“Você tem condições e é capaz”, sublinhou.

Retaguarda

Ainda em suas palavras, Dom Matias disse que “passo (o comando da emissora) com alegria. Deus vai lhe ajudar nessa tarefa, como também muitos que estão ai (na rádio) vão lhe ajudar, como também o clero”.

Próximo passo

“Considere-se empossado. Serei diretor-presidente até o dia em que organizarem um Fundação. Que Deus lhe projeta”, concluiu.

Situando

É intenção de Dom Matias, compartilhada por Dom Dulcênio, que a Rádio Caturité seja convertida de empresa comercial na Fundação Nossa Senhora da Conceição, sem fins lucrativos, e que seja presidida pelo bispo que estiver na titularidade da diocese local.

O detalhe

Trata-se, na verdade, de um desejo de Dom Luís Fernandes, quando ainda estava na direção da emissora.

“Orgulho”

“Eu tenho orgulho da Caturité. O maior termômetro da admiração que existe por ela é o povo. A Caturité é um sucesso em toda a Paraíba”, proclamou Dom Dulcênio em suas palavras iniciais como novo superintendente.

Liderança

Na mesma solenidade, o padre Adeildo divulgou os primeiros números da pesquisa de 2019 acerca da audiência radiofônica em Campina Grande.

Mesmo tendo sido o 1º mês de migração da emissora de AM para FM, a Caturité ficou em 1º lugar na audiência geral na semana – 2ª a 6ª feira.

Recusa

O suplente de vereador pelo MDB, médico Metuselá Agra, não vai querer assumir interinamente uma cadeira na Câmara campinense, substituindo ao titular Olímpio Oliveira.

Debutância

Dessa maneira, assumirá Pamela Vital do Rêgo (MDB), sobrinha do senador eleito Veneziano.

Microfone

Em longa entrevista no último sábado, às margens do Açude de Bodocongó, em Campina Grande, onde inaugurou a 2ª etapa do parque existente no local, Ricardo Coutinho concedeu uma entrevista ao colunista e ao jornalista Josusmar Barbosa (JP).

Leia trechos a seguir.

Empreender-PB

“Uma parte da política não gosta que o povo se liberte. Quer que o povo fique permanentemente  vivendo de favores (…) Esse programa, ao longo de 8 anos, foi bombardeado. Tentou-se criminalizar a todo momento. Mas nós vencemos.

Avaliação…

(…positiva das finanças estaduais) “Recebi, sinceramente, meio que com o sentimento de que esperava isso. Estou entregando um Estado equilibrado, com as contas em dia. Bastante diferente do estado que eu recebi (2011).

Calejado

“Eu tenho coro grosso para receber pancada. E eu recebi muitas pancadas. Eu só podia me contrapor a isso com trabalho, para mostrar que a política poderia ser diferente.

Candidato em 2019?

“Eu não sei. Eu não consigo, sequer, planejar minha vida no dia 1º de janeiro. Eu só sei que dia 2 (de janeiro) eu vou reabrir a minha matricula na UFPB, sou servidor de lá. Se tiver direito a alguma licença prêmio, vou tirar para reorganizar a minha vida.

Incógnita

“Eu não sei se vou ainda disputar algum mandato. Depende muito dos humores. Nunca decidi nada com antecedência na minha vida (…) Eu não alimento nenhuma expectativa sobre nada.

Militância

“O que eu sei é que vou continuar fazendo política, porque acumulei uma experiência diferenciada. Afinal, governar um estado como a Paraíba e o estado chamar a atenção do Brasil é algo diferenciado.

Relação com…

“Eu acho que a comunidade acadêmica, sinceramente sabe, em sua grande maioria, qual é a minha postura. Não falo sobre os ativistas, que têm o seu direito.

… A UEPB

“Mas todos sabem que a UEPB precisa passar por mudanças. Ninguém tem o direito de pegar o dinheiro público como se fosse infinito, não fazer nenhuma mudança interna, e querer viver numa redoma de vidro. E como se pudesse faltar dinheiro para estradas, adutoras, estiagem, mas não pode faltar para a UEPB.

Página virada

“Todos nós precisamos compreender que essa época acabou, não existe mais. Acabou a época que os governantes tinham medo da repercussão e não enfrentavam o problema. Iam levando isso adiante, ampliando o problema.

Salto

“Eu passei o orçamento anual da UEPB de R$ 190 milhões para R$ 300 milhões e não tive a oportunidade de abrir um curso, porque queria levar o ensino superior para o Vale do Piancó. Não agiram correto comigo. Mas não foi a comunidade acadêmica.

Controle

“Tem um pequeno colegiado que determina as rédeas e as regras. Mas nem desse colegiado em tenho qualquer mágoa, porque cada um faz a disputa da forma que acha justa e necessária.

Justiça

“Eu tenho a mais absoluta tranquilidade e a mais absoluta certeza de que busquei fazer as coisas corretas, para ser justo”.

Sem medo

Ainda o governador: “Eu luto de peito aberto, sem medo de críticas ou sem pensar em eleição futura”.

Contagem regressiva: faltam 14 dias para o ´adeus Temer´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube