Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 05/05/2017

´Tucano´ encara Renan

Sai quando?

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP) foi entrevistado ontem no telejornal Itararé Notícias, da TV Itararé.

Perguntado sobre quando decidiria acerca da eventual desincompatibilização do cargo em 2018, ele respondeu que “não é uma decisão pessoal e individual. Vamos ter que ouvir muita gente e dialogar bastante. Mas não tenho dúvidas de que a minha responsabilidade é muito grande. Temos três anos de mandato pela frente”.

Escárnio

A ´força-tarefa´ da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro interceptou uma conversa entre o ex-secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral (PMDB), Sérgio Côrtes, e o empresário Miguel Iskin, na qual acertaram versões a serem apresentadas ao Ministério Público Federal.

Sem hesitar

“Meu chapa, você pode tentar negociar uma coisa ligada à campanha. Pode salvar seu negócio. Podemos passar pouco tempo na cadeia… Mas nossas putarias têm que continuar”, comenta o ex-secretário.

Complicou geral

A decisão do Supremo Tribunal Federal de autorizar o prosseguimento de ações penais contra governadores sem a necessidade de autorização das Assembleias Legislativas, coloca em maus lençóis vários governadores.

Quem são

Paulo Hartung (ES), Simão Jatene (PA), Confúncio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO),  Waldez Góes (AP), Fernando Pimentel (MG) e Marconi Perillo (GO).

Da boca de…

“… O que critico é o formato de relação dele com a sociedade. Ele foi, na história da Paraíba, o governador que mais cobrou impostos e muitas vezes sem sequer o cidadão inocente sentir…” (Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, sobre Ricardo Coutinho).

Ratificada

O TSE manteve ontem a cassação do mandato do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e do vice, Henrique Oliveira (Solidariedade), por compra de votos.

Acervo de…

Melo é acusado de participar de um esquema de compra de votos que teria beneficiado sua reeleição na campanha de 2014.

… Denúncias

Foram apreendidos no comitê eleitoral do governador documentos que mostram pagamentos de passagens aéreas, cestas básicas, conserto de carro de som e até construção de túmulo para terceiros.

Comprovações

“Os documentos mostram de forma suficiente a entrega de vantagens pessoais com a finalidade de obtenção de voto dos eleitores. É desnecessário que o ato tenha sido praticado diretamente pelo candidato”, enfatizou em seu voto o ministro Luís Roberto Barroso.

Com urnas

O TSE modificou a interpretação predominante sobre nova eleição, que na segunda metade do mandato seria normalmente indireta, via Assembleia Legislativa, e determinou novas eleições diretas.

Consumação

No TRE paraibano a tendência prevista se confirmou e, folgadamente, os juízes mandaram para o arquivo a AIJE (ação de investigação judicial eleitoral) que tratava de denúncias de uso da PB Prev com fins eleitoreiros.

Sem…

O ´voto vista´ do juiz federal Emiliano Zapata de Miranda não identificou potencialidade nas denúncias inseridas na ação.

… Densidade

“Na hipótese, não está provada a ocorrência de ilícitos aptos a ensejarem a incidência das punições na AIJE. Voto pela improcedência”, justificou.

Último ato

Ato contínuo, o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior votou em consonância com o voto pioneiro do relator, desembargador Romero Marcelo, formando o placar de 5 votos a 1 pela improcedência da ação.

Rumo a Brasília

O advogado da coligação ´A Vontade do Povo´, Harrison Targino, informou ao final do julgamento que vai recorrer ao TSE.

“Já estamos quase nos acostumando com o Tribunal Regional da Paraíba quando não vê o que o TSE está vendo na interpretação”, lamentou.

Ajuste de…

A família Santiago, que controla o PTB no Estado, reformulou o seu projeto político para 2018: o deputado federal Wilson Filho é candidato à reeleição.

… Percurso

Já o ex-senador e presidente da legenda petebista na Paraíba, Wilson Santiago, deve compor a chapa majoritária, provavelmente no bloco do governador.

Vai arriscar

O presidente Michel Temer decidiu fazer um pronunciamento no rádio e na TV no próximo dia 12, para marcar o 1º aniversário de seu governo.

Como as panelas reagirão?

Dono oculto

O ex-diretor da empreiteira OAS Roberto Moreira Ferreira afirmou ontem ao juiz federal Sérgio Moro que o apartamento tríplex no Edifício Solaris, no Guarujá (SP), estava “reservado” para Lula, e “nunca” foi colocada à venda pela empresa.

Gênese

Ele prestou depoimento no processo originado de uma denúncia do Ministério Público Federal, que sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio – de um valor de R$ 87 milhões de corrupção – da OAS, entre 2006 e 2012.

Da boca de…

“… Temos de nos preparar para a guerra política…” (ex-ministro José Dirceu).

Não é Deus

Vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) ´peitou´ o ´sete vidas´ e ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL): “Ele pode muito, mas não pode tudo”.

Contexto

CCL se reportava à postura de oposição do peemedebista com relação às reformas que o Governo Temer encaminhou ao Congresso Nacional.

Base vai ´tratorar´

Cássio declarou que a base governista criará as condições para o Senado funcionar “mesmo com a indisposição que Renan tem tido em relação às matérias que estão em discussão”.

Tem Poder na Paraíba ´fermentando´ salários...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube