Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 10/04/2019

Troca de ´sopapos´ retóricos

Inocente

Declaração do ministro Paulo Guedes (Economia), em recente encontro com presidentes de tribunais de contas dos estados, sobre o ex-presidente Lula, conforme divulgou o jornalista Juca Kfouri: “Estamos convencidos de que Lula não roubou um tostão. E seu patrimônio prova isso. Ele não teve foi quem o avisasse do que acontecia em torno de seu governo”.

Fusão

Ainda sobre Paulo Guedes – o superministro. Ele anunciou ontem aos prefeitos brasileiros reunidos em Brasília que o governo pretende criar, ainda neste ano, o ´Imposto Único Federal´, com a junção de três a cinco impostos.

´Comunhão´

Guedes acrescentou que com esse imposto único, contribuições e impostos serão todos compartilhados com Estados e municípios.

Como é

Atualmente, as chamadas ´contribuições sociais´ não entram na base de cálculo para os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados).

… A ótica de…

Houve sinais (aparentemente) trocados ao final da audiência de dirigentes do PR com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida ontem.

… Cada um

O ex-ministro dos Transportes (Governo Dilma) Alfredo Nascimento, presidente de honra da legenda, declarou que “vamos votar com o governo, porque isso é bom para o país”.

Tudo na…

Igualmente presente à audiência, o deputado paraibano Wellington Roberto (líder do PR na Câmara Federal) declarou posteriormente que nada mudou nas relações com o governo.

… Mesma

“Expectativa a gente não tinha nenhuma, porque já se sabia como foram as conversas com os outros partidos”, assinalou Wellington.

´Cai fora´

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o projeto do deputado Eduardo Carneiro (PP) que trata “da cassação de alvará de funcionamento para estabelecimento que comercializar, adquirir, transportar, estocar ou revender produtos oriundos de carga roubada”.

Sem custo extra

Já a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB aprovou ontem o projeto do deputado Felipe Leitão que dispõe sobre “a proibição de cobrança de taxa de religação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário”, em caso de suspensão do fornecimento por falta de pagamento.

Pintado…

O tom do discurso de posse, ontem, do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugere tempos conflituosos na era educacional. Confira a seguir.

… Para a guerra

“A gente vai pacificar o MEC. Como funciona a paz? A paz a gente está decretando a partir de agora, que o MEC tem um rumo e uma direção. E quem não estiver satisfeito com ela, por favor, avise que vai ser retirado.

Sem muro

“Eu posso ter posição diferente do presidente Bolsonaro. Eu tenho duas alternativas: ou eu obedeço ou eu caio fora.

Baliza

“A pessoa pode ter a convicção pessoal que for. Eu tenho as minhas convicções pessoais. Mas a partir do momento que eu entro no governo, eu tenho que me pautar pelas convicções que são feitas pelo topo.

Tolerância zero

“Não existe hipótese que aqui dentro vai ter discordância”.

A volta…

“Venho com o compromisso de priorizar o nosso povo. Sempre me coloquei ao lado da população e me colocarei ao lado do governo, naquelas medidas que forem do interesse da Paraíba”.

… Momentânea

Jutay Menezes (PRB), ex-deputado estadual que assumiu ontem uma cadeira na ALPB como suplente, substituindo ao deputado Hervázio Bezerra (PSB), novo secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado.

A posse

O prefeito Romero Rodrigues resolveu fazer a solenidade de posse dos novos auxiliares.

Será às 10h de hoje no auditório do Ipsem.

Tacape na mão

A disputa pelo controle do PSL na Paraíba saiu de vez do ambiente partidário para a ´arena´ midiática.

Em nota divulgada, o deputado estadual Moacir Rodrigues defendeu a realização de eleições diretas para a renovação do comando partidário nos municípios e no Estado.

Leia alguns trechos.

Reafirmação

“Não é inverdade que a Comissão do órgão diretivo estadual teria caducado, bem como todas as comissões diretivas municipais estão caducas (vencidas) no âmbito dos municípios do Estado.

Antidemocrata

“O que causa estranheza é o fato do senhor Gulliem Lemos ter obtido no último dia 02.04.2019 a presidência de uma comissão provisória com prazo a expirar em 90 dias, e que mesmo contra a sua vontade e seu perfil antidemocrático, terá que ser submetida ao processo de convenção partidária, pois para ser presidente em definitivo terá que ganhar no voto e não em medidas ou soluções emergenciais como a obtida no último dia 02.

Esconde o nome

“O deputado federal Gulliem Lemos, que usa o nome de Julian Lemos, está com receio e teme o processo democrático dentro do PSL, uma vez que a sua gestão partidária tem sido questionada por falta de critérios na distribuição dos recursos do fundo partidário e de centralização do poder, característica de coronéis e ditadores”.

Revide

Em entrevista, Julian revidou no mesmo tom. Leia trechos: “Primeiro, quero dizer que Moacir não tem condição de puxar o tapete de ninguém. O que acontece é que o deputado está com muita sede ao pote. Ele chegou agora e já quer sentar na janela. Ele se juntou com pessoas que não são do PSL. O Moacir não liga, não faz nada e aí se junta com meia dúzia de pessoas para tumultuar.

Despreparado

“Ele (Moacir) sequer conhece o regimento do partido e sai falando aquelas abobrinhas. Se ele achar ruim, já está liberado para ir para qualquer partido. Quem está sendo antidemocrático é ele, que fez uma reunião às escuras, não permitiu que integrantes do PSL participassem e ficou só naquela panelinha. E depois saiu dizendo que filiou 100 pessoas. É mentira, eu estou dizendo que é mentira!

Sem moral

“Não tem nenhum tipo de conspiração em Brasília porque ele [Moacir] não tem lastro para isso. Ele não tem lastro para querer conspirar contra mim, porque nem espaço ele tem e nem moral política para isso.

Desagregador

“Conspiração? Ele pode ter vontade, mas força ele não tem. Esse tipo de postura é desagregadora. É o famoso ‘confuseiro’, gosta de moído. Mas eu não sou uma pessoa de conversa longa”.

Desqualificação

Ainda Julian Lemos: “Liderança de que Moacir é? Se não fosse o irmão dele (prefeito Romero-CG), nem eleito ele estava. Se ele quiser cantar de galo, que vá cantar em outro terreiro”.

Ex-primeira dama balança as togas na Paraíba...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube