Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 28/03/2020

Tragédia aérea sem acidente

Régua da evolução

Com a Praça São Pedro vazia, o Papa Francisco postou-se ontem diante da Basílica Vaticana e afirmou que é “diante do sofrimento que se mede o verdadeiro desenvolvimento dos povos”.

A seguir trechos de seu pronunciamento, próprios para embalar nossa reflexão neste final de semana.

 

Medo

“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.

Desnudar

“A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixam a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade.

Insensibilidade

“Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente.

Chegou a hora

“O tempo de reajustar a rota da vida rumo ao Senhor e aos outros.

Espelho

“A tempestade nos mostra que não somos autossuficientes, que sozinhos afundamos. Por isso, devemos convidar Jesus a embarcar em nossas vidas. Com Ele a bordo, não naufragamos, porque esta é a força de Deus: transformar em bem tudo o que nos acontece, inclusive as coisas negativas. Com Deus, a vida jamais morre.

“Âncora”

“Temos uma âncora: na sua cruz fomos salvos. Temos um leme: na sua cruz, fomos resgatados. Temos uma esperança: na sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada e ninguém nos separe do seu amor redentor.

Porto seguro

“Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança.”

Da boca de…

“… Na política, e na vida, a ignorância não é uma virtude…” (Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, citado esta semana pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao anunciar o seu rompimento com o presidente Bolsonaro).

Vai à disputa

Mesmo com uma condenação pela Justiça Federal em 1º grau – em grau de recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região -, o vereador campinense Renan Maracajá informou ontem na TV Itararé que vai disputar a reeleição este ano pelo Republicanos (antigo PRB).

Burburinho

Em entrevista dada à Rádio Caturité FM de Campina Grande, a senadora Daniella Ribeiro (PP) comentou que nos bastidores do Senado “o que se aguarda é o adiamento” das eleições municipais deste ano.

Ritos finais

O grupo de supermercados O Nordestão, que tem base no Rio Grande do Norte – e há poucos dias adquiriu, em João Pessoa, a área do Motel Parque, às margens da BR 230, para construir mais uma filial -, está ´nos finalmente´ para comprar a área do Atacarejo (Grupo Rio do Peixe), no bairro da Liberdade, em Campina Grande.

O ´Capitão´

“Esse vírus trouxe uma certa histeria. Tem alguns governadores, no meu entender, posso até estar errado, que estão tomando medidas que vão prejudicar e muito a nossa economia”.

Em entrevista à Rádio Tupi (RJ).

Asas…

É desoladora a situação das principais empresas aéreas nacionais, com as suas frotas de aviões quase que totalmente estacionadas diante da inevitável suspensão de praticamente 90% dos voos.

E um ditado na aviação comercial é emblemático: avião parado e prejuízo nas nuvens.

… Partidas

Anteontem, um acordo dimensionou o tamanho da ´hecatombe´ no segmento: pilotos e demais funcionários aceitaram uma redução salarial de até 80% ao longo de um trimestre, como forma de contribuir para que as empresas não encerrem as suas atividades.

Tamanho

Trata-se de um setor que emprega mais de 52 mil pessoas, apenas considerando as três principais companhias: Gol, Latam e Azul.

Sem pousos

Uma consequência dessa crise nacional foi potencializada em Campina Grande: a cidade encerra a semana sem dispor de 1 único voo comercial regular, uma situação bem diferente do que se prenunciava para o mês de junho, quando já tinha sido anunciada a chegada de voos extras para o Maior São João do Mundo.

Freio

Apesar de não ainda não existirem informações oficiais, certamente a empresa espanhola que assumiu a concessão do Aeroporto João Suassuna vai reavaliar os investimentos que estavam previstos para os próximos meses.

Entrave

E a economia campinense passa a ter um complicador a mais para a batalha da reconstrução, quando o confinamento social for suspenso.

O detalhe

A empresa aérea Gol informou que, inicialmente, a previsão de retomada dos voos para Campina é para meados de maio.

No caso da Azul, isso não ocorrerá antes de julho.

Expectativas…

O leitor me permita uma confissão: há muitos e muitos anos sonho com o funcionamento pleno do aeroporto campinense, considerando a estratégica localização da cidade.

… Frustradas

Mas o que se sucede é um infortúnio atrás do outro, intercalado por ´janelas´ de oportunidades ou de imprevistos que atrapalham ou impedem esse avanço.

É preciso cantar

“Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê

Flor, flor e fruto”

(Milton Nascimento)

Redescubramos o ato de telefonar para as pessoas...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube