Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 27/12/2018

TJ/PB e Estado fazem acordo

Mirando o Nordeste

O jornal ´Estadão´ informou que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) informou que uma “parceria” com Israel anda “adiantada” para a construção de uma “instalação piloto” de dessalinização, ainda em janeiro, no Nordeste.

“Pretendemos construir instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar, estendendo o projeto para mais localidades após testes e ajustes”, informou Jair.

Global

Dois leitores de APARTE informaram a passagem por Campina Grade, no último final de semana, da apresentadora Fátima Bernardes, que veio prestigiar um formando em Medicina.

Da boca de…

“… Em 2018 só quem não progrediu foi o governo federal. A indústria termina o ano de forma positiva. Foi um crescimento pífio, mas positivo…” (Francisco Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias da Paraíba).

Vai ´miar´

Condenado até agora a 197 anos de prisão, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) anunciou que deseja fazer uma delação premiada.

Quer abalar

Conforme o jornal O Globo, Cabral oferece um ´leque´ de revelações (e de comprovações) que envolve o Tribunal de Justiça do Rio; o Ministério Público do Rio; e membros do Superior Tribunal de Justiça.

Agora é Lula

Não é só o papa Francisco que divulga mensagens natalinas (Urbe et Orbi – à cidade de Roma e ao mundo).

Nosso ex-presidente da República também.

Trecho

“Sigamos fortes. O ódio pode estar na moda, mas não temam nem se impressionem com essas pessoas posando de valentões. O tempo deles vai passar e a verdadeira mensagem de Jesus, um marceneiro que foi perseguido pelos vendilhões do templo, pelos soldados e pelos promotores dos poderosos, vai continuar a ecoar em cada Natal: uma mensagem de amor, fraternidade e esperança. A luta por um mundo melhor continua”.

Quem sabe

Será que tem alguém psicografando o petista?

´Sincericídio´

“Eu paguei o preço. Grande parte do eleitorado da Paraíba tem ligações com o PT e eu bati de frente, fui contra o PT”.

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ontem, em entrevista na ´Correio FM´.

Tarifa

Está marcada para as 9 horas de hoje a reunião do Conselho Municipal de Transporte Público de Campina Grande para debater um eventual reajuste na tarifa de transporte urbano, atualmente fixada em R$ 3,30.

A proposta empresarial é de R$ 3,70.

´Borderô´

Conforme a planilha da STTP, os itens que mais pesam no custo final são combustível (27,6%), pessoal (28,8%), depreciação dos veículos (5,6%) e peças e acessórios (7,4%).

Em queda

Ainda de acordo com a Superintendência de Trânsito, no ano passado o sistema fechou com aproximadamente 28 milhões de viagens (passageiros transportados).

Este ano, o volume ficará em torno de 22 milhões.

Circulantes

As estatísticas da STTP mostram ainda que no ano passado foram transportados 7 milhões 782 pagantes através do vale transporte; 4 milhões 834 mil estudantes (meia passagem); e 910 mil passageiros com direito à gratuidade.

Efeito dominó

O tradicional e poderoso Sistema Jornal do Comércio (de comunicação), com sede no Recife (PE), promoveu o desligamento de dezenas de profissionais, principalmente no setor jornalístico.

Bom começo

À ótica do presidente licenciado da CDL de Campina Grande, Artur Bolinha Almeida, o governador diplomado João Azevedo (PSB) “pelo menos no campo da iniciativa, começa a demonstrar que dará à cidade a importância que ela merece, como também sinaliza sensibilidade para ouvir as demandas de sua comunidade”.

´Bater o ponto´

A observação diz respeito à anunciada intenção do socialista de mensalmente estar em Campina com o objetivo de conceder audiências e dialogar com segmentos da sociedade local.

Quepe

O general da reserva Oswaldo Ferreira vai dirigir a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebsern), criada em 2011 para administrar hospitais universitários federais vinculada ao Ministério da Educação.

Ritos finais

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, inaugura hoje, na cidade de São Mamede (PB), uma unidade operacional da Polícia Federal (km 310 da BR 230).

Dupla…

Os governadores Ricardo Coutinho e João Azevedo reuniram ontem a base governista, na Granja Santana (JP), para tratar da futura mesa diretora da Assembleia Legislativa.

… Coordenação

Alguns participantes informaram que o ´martelo será batido´ somente em janeiro, mas provavelmente no sentido da realização, no dia 1º de fevereiro, das eleições para os dois biênios, como deseja Ricardo Coutinho.

O detalhe

A eleição (tudo indica) ocorrerá com o voto aberto, como acontecerá para presidente do Senado, no mesmo dia.

Conciliação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, homologou acordo entre o Governo da Paraíba e o Tribunal de Justiça do Estado acerca da questão dos repasses de duodécimos, objeto de ação que tramitava no STF.

Bases do acordo

O integrante do STF “deferiu parcialmente liminar para determinar o repasse do valor integral dos duodécimos referentes a abril de 2018 e dos valores dos meses restantes referentes às dotações orçamentárias destinadas ao Judiciário estadual”.

As dúvidas que ficam

Quando o Judiciário não julga, mas concilia e homologa uma conciliação, o produto final desse acordo poderá ser invocado posteriormente de que maneira?

As duas partes antagônicas estão simultaneamente corretas? Acordo feito no Supremo cria jurisprudência e poderá ser aplicado (e/ou vinculado) em futuras decisões da Corte?

Meras indagações de um leigo.

Cláudio Lima fica na SSP/PB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube