Tirou o ´quepe´ não bota mais
Pressão doméstica
Reportagem divulgada pelo portal Uol relata que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, narrou em sua delação premiada que a ex-primeira-dama Michelle e um dos filhos do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), faziam parte de um grupo de conselheiros radicais que incitava o então presidente da República a dar um golpe de Estado e não aceitar a derrota nas eleições do ano passado.
Retaguarda
Segundo o relato de Cid, esse grupo costumava dizer que Bolsonaro tinha apoio da população e dos atiradores esportivos, conhecidos como CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), para uma tentativa de golpe.
Polos…
“Marinaldo Cardoso é um homem sensato”.
Vereador Pimentel Filho, líder do bloco de oposição, ao elogiar durante sessão esta semana o presidente da Câmara campinense).
… Invertidos
“Que o presidente coloque ordem na casa”.
Vereador Luciano Breno, líder do governo no Legislativo de Campina, também em sessão da Câmara.
´Eu sou…
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ainda utiliza dados obtidos por um sistema de monitoramento secreto adquirido pela gestão de Jair Bolsonaro (PL), revelou o jornal O Globo.
… Você ontem´
O diretor-presidente do órgão, Luiz Fernando Corrêa, admitiu, em documento enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que as informações obtidas ilegalmente ainda estão sendo empregadas em operações.
Escolha…
O deputado estadual Sargento Neto reafirmou que, independentemente das opções eleitorais do Partido Liberal na sucessão campinense, ele estará apoiando a reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima.
… Carimbada
“Minha situação está definida e não escondo de ninguém: vou apoiar Bruno”, enfatizou.
´Tudo junto e misturado´
O parlamentar também renovou as apostas quanto à presença, no mesmo ´palanque´, de Bruno e do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos): “Campina pensa na cidade e não quer picuinhas políticas. O que a cidade quer é o seu desenvolvimento”.
´Doce vida´
A vida de quatro desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí será invejável nos próximos dias.
Eles receberão R$ 97 mil em diárias para comparecer a um congresso de Direito Civil em Salamanca, na Espanha, entre os dias 16 e 17 próximos.
Esticada
De acordo com o ´Estadão´, os magistrados viajarão acompanhados das mulheres e terão, cada um, 10 diárias, pagas em dobro, apesar de o evento só durar dois dias.
Da boca de…
“… A política é como a separação. Você quer saber quem é a mulher, pegue uma briga ou se separe dela…” (vereador Aldo Cabral, dias atrás, na tribuna da Câmara campinense).
Volatilidade
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) e o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), passaram uma ´borracha´ nas divergências políticas (e pessoais) e ontem anunciaram uma aliança para disputar a prefeitura de Cajazeiras no próximo ano.
Quem vai à disputa
José Aldemir – que está no segundo mandato, razão pela qual não poderá disputar a reeleição – apoiará Ana Emília Araújo, esposa de Júnior Araújo
Pacificação
“Chegamos à conclusão de que o interesse de Cajazeiras era o interesse justamente dessa união. A cidade não tem mais tempo a perder com divisões, com querelas, com picuinhas, com questões menores da política partidária”, justificou Júnior.
Sábado é dia de poesia
“… Fazer o riso tremer o medo/ Fazer o medo virar sorriso/ Fazer da noite dos Quatro Cantos/ Um dia branco feito domingo…” (Alceu Valença, que ontem – sinal dos tempos – foi anunciado como uma das atrações do carnaval do Recife em 2024).
Serviço
Escute aqui.
Nas telas
O governo do ex-presidente Michel Temer será o tema do próximo filme Bruno Barreto.
Em tempo
Ainda não foi anunciada a ´censura etária´.
Nas bases
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) passa o final de semana na Paraíba tratando da política ´paroquial´.
Supressão
Sob o argumento de estimular a indústria nacional, o governo federal anunciou que vai acabar com alíquotas diferenciadas para 73 produtos químicos que estavam recebendo benefício fiscal.
Andar de cima
Os grandes bancos que atuam no Brasil – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander – lucraram, juntos, R$ 25 bilhões 175 milhões no terceiro trimestre do ano.
No vácuo
Reforma tributária à parte, o Senado aprovou esta semana o projeto que estabelece a Lei Orgânica das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros.
Limitação
O texto, que depende da sanção do presidente Lula, restringe a participação política dos membros das corporações.
Limites exíguos
Se a lei for sancionada integralmente, conforme o ´Estadão´, os policiais e bombeiros militares não poderão ter filiação partidária nem participar de atos públicos, mesmo que de forma virtual.