Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 23/05/2020

Tiro pela culatra

Centrão perde o aumentativo

A aproximação de uma ´banda´ do grupo Centrão, da Câmara Federal, do presidente Jair Bolsonaro começa a provocar fraturas expostas.

Quatro partidos – DEM, PSDB, MDB e Cidadania – formaram o que estão chamando de “núcleo independente”, com 101 deputados.

Fatia

A outra ´banda´ do Centrão conta com 147 deputados do Republicanos, Progressistas, PL e PSD.

Rachado

Outra divisão parlamentar diz respeito ao PSL, antigo partido de Bolsonaro: dos seus 52 deputados federais, 19 permanecem fiéis à orientação do presidente.

Da boca de…

“… O noticiário político passa a sensação de um teatro com loucos dentro de um hospício, e no lado de fora os que nos consideramos lúcidos, jogando pedras invisíveis no edifício. Mais distante, pessoas morrendo sem esperança…” (ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, nas redes sociais).

Exclusiva

O ex-titular do MEC participa na próxima terça-feira do programa Ideia Livre, na TV Itararé.

Ritos finais

Na sua despedida anteontem, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Rosa Weber ressaltou que deixava o cargo “em tempos inesperados e sombrios”.

Nada…

Em entrevista ao ´Estadão´, o secretário de Saúde da Paraíba, médico Geraldo Medeiros, declarou que “não há nenhuma modificação” no que diz respeito à utilização da cloroquina nos hospitais da rede estadual, diante da mudança ´de protocolo´ estabelecida pelo Ministério da Saúde.

… Muda

“É fundamental que (o uso) seja sob prescrição médica, porque o médico se responsabiliza por essa prescrição”, emendou o secretário paraibano.

´Me tira disso´

“Eu não sei o que está acontecendo”.

Expressão da senadora Daniella Ribeiro (PP) sobre a rota de colisão, na base governista em Campina Grande, entre a vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) e o deputado Tovar Correia Lima (PSDB).

Da boca de…

“… O Brasil é um país obscenamente desigual…” (economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca).

Vínculo

Garigham Amarante Pinto, novo diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), era até a semana passada assessor do deputado Wellington Roberto na liderança do PL (antigo PR) na Câmara Federal.

O ´príncipe´

“O mundo precisa encontrar uma nova utopia.”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, em entrevista.

Da boca de…

“… Regina Duarte não precisava e a cultura não merecia…” (jornalista Vera Magalhães, da Rede Cultura de Televisão, sobre a demissão da atriz da Secretaria de Cultura do governo federal).

Razões…

Eis, em síntese, a fundamentação do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, para tornar público o vídeo da reunião do presidente Bolsonaro com o seu ministério, na qual teria sinalizado que iria atuar, com interesse próprio e familiar, na estrutura e funcionamento da Polícia Federal.

… Para liberar

“Informação é poder. Quando a informação é do Estado, detentor de poder soberano na sociedade política, a publicidade dos comportamentos públicos e o seu conhecimento pelos cidadãos passam a ser direito fundamental do indivíduo”.

Restauração

“Ao dessacralizar o mistério e o segredo, a Assembleia Constituinte restaurou velho dogma republicano e expôs o Estado, em plenitude, ao princípio democrático da publicidade, convertido, em sua expressão concreta, em fator de legitimação das decisões, das práticas e dos atos governamentais”.

Parcialmente

Até a conclusão dessa edição, vi apenas recortes da acima referida reunião.

O que deu para inferir é que o presidente Bolsonaro precisa adequar o seu slogan: “Palavrão acima de tudo”.

´Música para…

Quanto ao teor, na conversa com os ministros fica demonstrado que o presidente tem quase obsessivo foco em administrar e agir em consonância com os postulados que o levaram ao cargo.

… Ouvidos´

Dito de outra maneira: Bolsonaro está absolutamente antenado para não se apartar da expressiva fatia do eleitorado que conseguiu atrair e que mantém próxima através de ações que, para o juízo comum ou adverso, são qualificadas como estapafúrdias, inconsequentes e antidemocráticas.

Olhando adiante

Levantando os olhos na direção do horizonte, cativar esse segmento do eleitorado é algo indispensável para pavimentar o projeto de reeleição do atual presidente.

Subordinados

Colateralmente, alguns assessores presidenciais entraram no enredo de maneira grotesca, ridícula e até irresponsável. Vamos aos exemplos.

BB

Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o Banco do Brasil: “Tem que vender essa porra logo”.

Sobre o setor de turismo: “Deixa cada um se fod…”

Escamotear

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente: “Estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só se fala de covid, e ir passando a boiada, mudando todo o regramento e simplificando normas (…) Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação”.

Sem moleza

Damares Alves, ministra dos Direitos Humanos: “A pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão processos e nós vamos pedir, inclusive, a prisão de governadores e prefeitos”.

Destino

E o (reincidente) ministro da Educação, Abraham Weintraub: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”.

Passando…

Em resumo – e à primeira vista – o vídeo da reunião frustrou as expectativas criadas em torno de sua divulgação.

… A régua

Isso não quer dizer que atenua o que foi dito, mas também não consubstancia a categórica prova que se esperava.

Angulações

Pode até ter ´corado´ que tem (justificadamente) aversão aos palavrões, ainda mais na esfera pública e oriundos da principal autoridade na Nação.

Mas, certamente, o vídeo encheu de satisfação os que têm em Bolsonaro ´o mito´ para a redenção nacional.

É preciso cantar

“Um dia vestido

De saudade viva

Faz ressuscitar

Casas mal vividas

Camas repartidas

Faz se revelar”

(Fagner)

É lamentável constatar, mas no Brasil o fundo do poço é sempre mais embaixo...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube