Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 10/05/2019

Tirar o Fundo do fundo

Zerar o jogo

No encontro de ontem dos governadores nordestinos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), sobressaiu o posicionamento do governador Wellington Dias (PT), do Piauí.

“Tive a oportunidade de dizer para ele (Jair) a necessidade de todos nós descermos do palanque e olharmos para as necessidades do brasileiro”, enfatizou o petista.

Na sua avaliação posterior, “nunca estivemos (governadores e governo central) tão próximos de um entendimento quanto agora”.

Outras pautas

Em entrevista à TV Itararé sobre essa conversa (pioneira para ele) com Bolsonaro, o governador paraibano João Azevedo (PSB) relatou que a questão do financiamento dos ensinos médio e fundamental (manutenção do Fundeb, que por lei acaba este ano) também entrou na pauta, assim como o contingenciamento das verbas para as universidades públicas.

Compromisso

De sua parte, o governo prometeu, através do ministro da Economia, Paulo Guedes, que apresentará a proposta de escalonamento das dívidas dos Estados e eventual aporte de receitas adicionais na próxima semana.

Chiadeira

A Associação dos Docentes da UEPB está reclamando que o governo João Azevedo já consumiu mais de quatro meses de mandato e até o presente não concedeu a audiência solicitada.

Legião

Dados mencionados quando da entrega ao Legislativo do projeto que regulamenta o serviço de transporte por aplicativo, em Campina Grande, mostra que na cidade existem aproximadamente 3.500 pessoas atuando nesse segmento.

Sem folga

Em recente avaliação, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) afirmou que o governo atua com uma ´margem apertada´ para aprovação da reforma previdenciária, uma vez que cerca de 140 deputados (dos 513 existentes) já declaram o voto contrário, de forma incondicional.

Enquanto é tempo

É importante que as lideranças políticas de Campina Grande reflitam e se posicionem acerca da cogitada proposta de construir o desejado centro de convenções da cidade nas atuais instalações do Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, na localidade Ligeiro.

Seria ´cobrir um santo e descobrir outro´.

Da boca de…

“… Essa decisão ainda não foi tomada. Não sei se irei para o PSD ou para outro partido. Conversei com o presidente de outro partido, o qual não vou revelar a sigla. Eu e Romero temos um jogo muito aberto e conversamos todos dias. Se eu for para o PSD tudo bem; se eu for para o outro partido não deixarei de ser aliado dele (Romero). Mas a saída do PSDB já é certa…” (vereador campinense Nelson Gomes Filho).

´Batismo´

Está prevista para o próximo dia 27 a posse deste colunista na Academia de Letras de Campina Grande, cadeira 17, sucedendo ao professor e jornalista Stênio Lopes.

O detalhe

Será no auditório do Tribunal do Júri, nas dependências do Fórum Afonso Campos.

Incisivo

O papa Francisco voltou a surpreender, ontem, e fez publicar um decreto que obriga os bispos a denunciarem todas as suspeitas de casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica.

Linha direta

A decisão também incentiva fiéis a se queixarem diretamente ao Vaticano para responsabilizar eventuais tentativas de violação ou acobertamento por parte do clero, conforme o jornal ´O Globo´.

Acessibilidade

O citado decreto – intitulado “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo) – determina ainda que todas as dioceses católicas do mundo criem sistemas de notificação simples e acessíveis, além de incentivar as igrejas locais a envolver especialistas leigos (não religiosos) no processo de investigação dos casos.

Da boca de…

“… Já disse que isso é uma questão de polícia, não é uma questão de política…” (prefeito pessoense Luciano Cartaxo, do PV, sobre a Operação Calvário).

Confirmação

Será na manhã do dia 27 (sábado) próximo a solenidade de recepção no PSD ao prefeito Romero Rodrigues.

O local é o auditório do Senac, na avenida Manoel Tavares.

Longevidade

Uma missa solene celebrará na noite da próxima terça-feira (19h30, catedral) a passagem do 70º aniversário da Diocese de Campina Grande.

´Malha fina´

A Receita Federal está investigando 263 contribuintes que ´repatriaram´ recursos do exterior (legalizaram dinheiro que estava desprovido de comprovação da origem).

As declarações para a legalização da grana apontam “altos indícios” de irregularidades”.

O detalhe

Nesse universo, cinco são políticos no exercício do mandato (nomes ainda não relevados).

Quina

A CPI dos Combustíveis da Câmara campinense deverá contar com a participação de cinco parlamentares – se for adiante.

Vai mexer

O governo estuda mudanças nas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

A intenção é elevar a rentabilidade do dinheiro dos trabalhadores.

Saldo bilionário

“É como se fosse um imposto ao trabalhador, você está retirando recursos em termos reais. A ideia é que o rendimento supere a inflação, que é um piso”, situou o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Atualmente, os recursos depositados no FGTS são corrigidos pela já extinta taxa referencial (TR), mais juros de 3%.

O dinheiro acumulado nas contas do FGTS somam R$ 525 bilhões.

Costura-se um ´pacto´ de sobrevivência interpoderes...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube