Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 18/02/2017

Tesourada no Judiciário

Prego batido

A vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) confirmou ontem que o seu esposo e deputado Manoel Ludgério (PSD) vai continuar licenciado do mandato e à frente da Chefia de Gabinete do prefeito Romero Rodrigues.

“Foi uma decisão tomada e sacramentada no ambiente familiar”, sublinhou.

Legado

Em entrevista, Ivonete disse que encontrou uma Câmara campinense “muito desorganizada financeiramente”, mas frisou que não era culpa dos últimos presidentes.

Remédio

“Infelizmente, vou ter que tomar medidas enérgicas, que serão impopulares”, antecipou.

Fica

O presidente Michel Temer (PMDB) – diante da disputa entre as bancadas do PP e do PMDB pelo cargo de líder do governo na Câmara Federal – achou por bem manter o mesmo líder do ano passado: deputado André Moura (PSC-CE).

 O detalhe

Esse cargo estava sendo cortejado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Efervescente

O vereador Marinaldo Cardoso (PRB) protocolou um projeto na Câmara campinense visando antecipar a eleição da mesa diretora para o 2º biênio da atual legislatura (2019/2010).

 Novo tempo

O senador Cássio realçou ontem, em entrevista à TV Itararé, que a chegada das águas do Rio São Francisco a Campina descortina para a cidade “uma nova realidade”.

“A história de Campina e da Paraíba será outra. Abre-se um corredor enorme de desenvolvimento”, emendou.

Citação

No final de semana passado, através de suas redes sociais, Cássio postou uma recordação de seu pai, poeta Ronaldo Cunha Lima, com a menção “sábado é dia de poesia, como diz Arimatea Souza”.

 Apelos

Foi o suficiente para a Coluna receber várias solicitações no sentido de retomar esse quadro semanal. É o que faremos.

 Sábado é dia de poesia

“Há um vilarejo ali/ Onde areja um vento bom/ Na varanda, quem descansa/ Vê o horizonte deitar no chão (…) Paraíso se mudou para lá/ Por cima das casas, cal/ Frutas em qualquer quintal/ Peitos fartos, filhos fortes/ Sonhos semeando o mundo real…” (cantora Marisa Monte).

Migração

O deputado estadual Trócolli Júnior deseja que o seu colega de ALPB, deputado Lindolfo Pires (licenciado), transfira para ele o comando do Pros na Paraíba.

 Inesperado

Coube ao juiz Alexandre Trineto, novo diretor do Fórum Afonso Campos, fazer um vigoroso discurso, ontem, no lançamento da campanha beneficente ´Tribunal Solidário´, sob a contemplação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Seguem trechos.

Escanteada

“Nossa Comarca lamentavelmente tem sido relegada em segundo plano por várias gestões, a ponto de impor não somente aos juízes, promotores e advogados, mas acima de tudo aos servidores e aos próprios jurisdicionados uma lamentável realidade de que a estrutura do Poder Judiciário local não condiz com a importância de Campina Grande e da importância do próprio Judiciário.

 

Castigo

“(Há) problemas crônicos desta comarca, como, por exemplo, a questão do ar condicionado, que por incrível que pareça, na conhecida e amena Serra da Borborema, castiga a todos nós, prejudicando de sobremaneira os trabalhos.

Apelo

“Em que pese tudo isto, e longe de se constituir em pretensão de intromissão na gestão que se inicia, a qual não podemos imputar a culpa quanto aos problemas estruturais que enfrentamos, tomo a liberdade de, em nome de todos os colegas e servidores desta Comarca, apelar para o bom senso e sensibilidade de  V.Exa., no sentido de que seja dado um primeiro passo.

Novas instalações

“Na busca de proporcionar ao povo de Campina uma melhoria na prestação jurisdicional e aos integrantes do Judiciário uma estrutura digna de trabalho, fazendo incluir em orçamento a construção de um outro prédio ou anexo a este que equalize a situação atual que beira a insuportabilidade”.

Prioridade

A coluna APARTE – há anos – acentua periodicamente a necessidade de a Justiça Comum dispor de um prédio moderno e funcional em Campina Grande.

Diferenciado

No seu breve discurso, o presidente do TJPB anunciou que logo em seguida – como ocorreu – teria uma conversa reservada e administrativa com os juízes ali presentes.

Mas adiantou que “saibam que eu tenho um olhar bem especial pela Comarca de Campina Grande”.

Mão dupla

Joás pontificou que “estou aberto ao diálogo. Saberei ouvir. Tenho ideias e saberei aderir às ideias boas. As coisas que forem boas para a magistratura, podem ter certeza, vão contar com o meu apoio. Disso não tenham dúvidas. Procurarei acertar. E para acertar, preciso ouvir. E ouvindo, teremos oportunidade de acertar”.

Marca pessoal

Em entrevista, o desembargador comentou que “já tenho feito algumas modificações administrativas” no TJ.

Métodos

“Eu tenho a ideia de aderir a alguns critérios objetivos, como fiz recentemente na substituição dos magistrados. Eu estou seguindo critérios objetivos rigorosos, e tive o apoio da magistratura. Antigamente, havia uma certa discricionariedade. E eu estou tentando fugir da discricionariedade para ter critérios objetivos e seguir uma linha única na minha administração”, discorreu.

Gestos

Sobre o ´dia seguinte´ à sua eleição e ao tenso clima entre o colegiado de desembargadores, Joás afirmou que tem dado passos na direção da pacificação que proclamou em seu discurso de posse na presidência.

Em curso

“Isso já estou tentando dentro do colegiado. Isso é um gesto que vai se conquistando diariamente. A situação estava um pouco difícil no Tribunal. Mas com o tempo a gente vai conseguir apaziguar”, situou.

A definir

Sobre a continuidade este ano do ´mutirão da improbidade administrativa´, ele assinalou que “isso é uma coisa a se pensar”.

“No momento, só temos um esforço concentrado, que é relativo aos presos provisórios”, adendou.

Tesoura na estrutura

O presidente do TJPB revelou a intenção de reduzir a quantidade de comarcas atualmente existentes no Estado.

– É uma meta que tenho. Sei que vou enfrentar dificuldades, porque é uma meta complicada, não é fácil. Estou fazendo um estudo bem elaborado para poder trazer elementos que possam convencer os meus pares – acentuou.

Cúpulas partidárias poderão acertar candidaturas de 2018 na Paraíba...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube