Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 15/06/2020

Tensão sobe mais degraus

Despedida

A bem da verdade, não tinha uma convivência constante com Zenóbio Toscano, ex-prefeito de Guarabira que foi a óbito no dia de ontem, ao cabo de muito meses de combate diário e perseverante a vários problemas de saúde.

Foram conversas esporádicas de um frequente leitor de APARTE com o jornalista que a escreve.

Nos contatos, ele tinha curiosidades adicionais sobre a política campinense, que acompanhava de perto.

Apresentação

As referências iniciais sobre Zenóbio vieram do inesquecível poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que não economizava adjetivos para o perene companheiro nas refregas políticas e partidárias.

Incondicional

“Amigo de verdade. Daqueles que podemos dizer, literalmente, amigo até debaixo d’água”, sintetizou ontem, o ex-senador Cássio Cunha Lima.

Depoimentos

Para delinear com melhor precisão o perfil de Zenóbio, resumo a seguir depoimentos emblemáticos de três pessoas habilitadas para tanto: o próprio Cássio; a filha de ZT, deputada Camila Toscano; e o deputado Raniery Paulino, outrora aliado, mas adversário desde as famosas (e ruidosas) convenções do PMDB em 1998, quando o partido literalmente rachou no Estado.

Exemplar

Inicialmente Camila. “Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba.

O que fica

“Zenóbio deixa um legado por todo o trabalho que desenvolveu para que nosso Estado tivesse dias melhores, com mais igualdade. Tudo isso sem descuidar da família e sem deixar de dar atenção aos amigos.

Inspirador

“Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias”.

Deputado

“Não há como contar a história política de Guarabira sem reservar vários capítulos ao prefeito Zenóbio Toscano de Oliveira, sua vida e sua obra.

Convivência

“Mesmo rompidos sempre mantivemos uma relação respeitosa, especialmente quando cheguei na Assembleia Legislativa.

Professor

“Gostava de debater com ele, sua sagacidade e inteligência fazia desta dialética um aprendizado para mim.

Passageiros

“Sim, houve momentos tensos durante campanhas eleitorais, mas ficaram apenas como o tempero das acirradas disputas.

Reaproximação

“Ultimamente o clima era bem amistoso e até riamos um do outro, era um acontecimento que repercutia muito, infelizmente as divergências políticas ainda tem muito impacto na convivência pacífica, mas em Guarabira estamos quebrando essa lógica”.

CCL

“Mais um domingo triste, muito triste. Zenóbio Toscano é um ser humano raro. Raríssimo. Quem não o conheceu de perto não testemunhou o seu caráter nem desfrutou do senso de humor fino escondido no sorriso tímido.

Três gerações

“Sisudo? Não! Ele era sério, isto sim. Gestor exemplar e competente. Probo, honrado, ético, íntegro e decente. Amigo de uma vida inteira, amizade que herdei do meu pai e transmiti ao meu filho Pedro. Conselheiro de três gerações.

Identificação

“A boa política sempre nos aproximou. O espírito público nos uniu. A amizade foi uma consequência natural dos propósitos comuns. Teria tanto a contar, uma linda história para relatar. Muito mais a agradecer.

 

Acolhida

“Amou Guarabira como quem ama a própria existência (…) Mais uma vez choro de saudade. Choro por não poder prestar-lhe minha última homenagem. Por tanto bem que fez, já foi acolhido por Deus”.

Propagação

A contaminação por coronavírus em presídios brasileiros subiu 800% de maio para junho, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Prorrogação

O CNJ renovou, por mais três meses, a orientação para que os magistrados considerem a soltura de presos, com substituição de penas.

“Astúcia”

Um filho do 1º casamento do deputado federal Ruy Carneiro, presidente do PSDB em João Pessoa, habilitou perante o governo federal e recebeu duas parcelas de R$ 600,00 do auxílio emergencial destinado a pessoas carentes.

Não sabia

No final de semana, o parlamentar divulgou uma nota, na qual enfatiza que “em respeito à população” registra que o fato ocorreu “à minha revelia”.

Ele assegura que os recursos já foram devolvidos.

Reprovação

“Condeno e lamento o acontecido, reiterando o meu compromisso com a transparência e ilibada conduta mantidas ao longo de toda a minha vida”, acrescenta Ruy.

Momento Francisco

“Aqui está a força da Eucaristia, que nos transforma em portadores de Deus (…) A Eucaristia apaga em nós a fome de coisas e acende o desejo de servir.”

Papa, em homilia, ontem.

Escalada

Presidente Bolsonaro, em ´live´ na última quinta-feira: “Seria bom você, na ponta da linha, tem um hospital de campanha aí perto de você, um hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar.

Segue

“Muita gente tá fazendo isso, mas mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não. Isso ajuda.

Repasse

“Tudo o que chega para mim nas redes sociais a gente faz um filtro e eu encaminho para a Polícia Federal ou Abin (Agência Brasileira de Inteligência)”.

Criminoso

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ontem: “Invadir hospitais é crime – estimular também. O Ministério Público (a PGR e os MPs Estaduais) devem atuar imediatamente.

Ameaça

“É vergonhoso – para não dizer ridículo – que agentes públicos se prestem a alimentar teorias da conspiração, colocando em risco a saúde pública”.

“Bandido”

Reação (quase imediata) do filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro: “Só um bandido ou um doente mental para minimamente crer que o Presidente incentivou invasão a hospitais ao invés de entender que o citado foi para que cidadãos cumpram seu direito de fiscalizar os gastos públicos!”

É preciso recitar

“A borboleta nos acha (seres humanos) pesados; o pavão, malvestidos; o rouxinol nos acha roucos; a águia, rastejantes”.

Joaquim Nabuco, notório diplomata pernambucano do final do século XIX.

Flexibilização é uma coisa. ´Liberou geral´ é outra, bem diferente...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube