Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 10/09/2018

Tempo de reconciliação II

A voz dos quarteis

Diante do instável e nebuloso momento político que atravessamos, é sempre importante ´tirar a pulsação´ dentro dos quarteis.

Foi o que fez, ontem, o jornal ´Estadão´ ao entrevistar o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

Alguns trechos dessas declarações é o que você confere a seguir.

Violência

“O atentado (ao presidenciável Jair Bolsonaro) é a materialização das preocupações que a gente estava antevendo de todo esse acirramento dessas divergências, que saíram do nível político e já passaram para nível comportamental das pessoas.

Incapacidade

“A intolerância está muito grande. E esse atentado, infelizmente, veio a confirmar essa intolerância generalizada e a nossa falta de capacidade de colocar acima dessas questões políticas, ideológicas e pessoais o interesse do País.

Adversidade

“O atentado confirma que estamos construindo dificuldade para que o novo governo tenha uma estabilidade, para a sua governabilidade, e podendo até mesmo ter sua legitimidade questionada.

Desconfiança

“Por conta da exacerbação da violência, já tínhamos a preocupação de que algo pudesse acontecer. Não tínhamos indícios concretos, mas tínhamos preocupação e vínhamos alertando, como fiz na minha ordem do Dia do Soldado, quando falei da necessidade de pacificação do País.

Conduta

“A gente vem pautando nossa atuação e discurso em cima da legalidade, legitimidade e estabilidade. Entendemos que a estabilidade é fundamental para o funcionamento das instituições (…) Preocupa que este acirramento das divisões acabe minando tanto a governabilidade quanto a legitimidade do próximo governo.

Recurso…

(de Lula à ONU) “É uma tentativa de invasão da soberania nacional. Depende de nós permitir que ela se confirme ou não. Isso é algo que nos preocupa, porque pode comprometer nossa estabilidade, as condições de governabilidade e de legitimidade do próximo governo.

Sem risco

“Não há hipótese de o Exército provocar uma quebra de ordem institucional. Não se trata de fulanizar. O pior cenário é termos alguém sub judice, afrontando tanto a Constituição quanto a Lei da Ficha Limpa, tirando a legitimidade, dificultando a estabilidade e a governabilidade do futuro governo e dividindo ainda mais a sociedade brasileira. A Lei da Ficha Limpa se aplica a todos.

Longe da disputa

“(Bolsonaro) Não é candidato das Forças. As Forças são instituições de Estado, de caráter apolítico e apartidária. Obviamente, ele tem um apelo no público militar, porque ele procura se identificar com as questões que são caras às Forças, além de ter senso de oportunidade aguçada”.

Palanque

“Não queremos mais aquela Paraíba velha. Ela vai ser enterrada definitivamente em 2018”.

João Azevedo, candidato a governador pelo PSB, em visita no final de semana à cidade de Coremas.

Gratidão

É indispensável novamente externar o escancarado agradecimento aos internautas do PARAIBAONLINE.

O site registrou um novo recorde MENSAL de páginas visualizadas: mais de 8 milhões 680 mil, conforme certificação do Google.

Garimpo

No seu espaço, no horário gratuito no rádio e na TV, o deputado Gervásio Maia (PSB), postulante este ano à Câmara Federal, é destacada a necessidade de “encerrar uma fase de silêncio e omissão” da bancada paraibana em Brasília.

Palanque

“O problema nosso é que precisamos ter mais bancos. Não tem competição. Os EUA têm 4 mil bancos. Tem um decreto que diz que tem que ter autorização do presidente para banco estrangeiro entrar no Brasil. Eu vou revogar esse decreto”.

Presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).

Habilitados

A Justiça Eleitoral informou que 87.979 eleitores apresentaram requerimento para votar em trânsito, ou seja, fora de seus domicílios eleitorais.

Da boca de…

“… Nossa maior dificuldade é uma virtude: a coerência…” (Nelson Júnior, candidato a senador pelo PSOL/PB).

Nas ruas

Nelson Júnior, por sinal, passou boa parte da manhã deste domingo fazendo panfletagem nas imediações do mercado da Prata, em Campina Grande.

Tentativa

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) disse à Coluna que ainda espera encontrar uma solução jurídica para trazer de volta ao seu governo o ex-secretário de Planejamento, o auditor do TCE André Agra.

Por aqui

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) esteve no final de semana na cidade de Boqueirão, onde fez imagens para a sua propaganda eleitoral.

Ciro estava acompanhado do casal Damião/Lígia Feliciano.

Retrovisor

Foi na passagem de Ciro pelo Ministério da Integração Nacional (Governo Lula) que tiveram início as obras da transposição do Rio São Francisco.

Disputa

Acontece hoje a eleição da nova diretoria da Associação Paraibana de Imprensa (API) com duas chapas, tendo à frente o atual presidente (João Pinto, reeleição) e Sandra Moura (oposição).

O detalhe

Essa eleição ocorre após um período de embate judicial entre as chapas envolvidas.

Duas faces

Mesmo tendo o seu partido integrando a coligação de Geraldo Alckmin (PSDB), o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), tem afirmado em seu estado natal que Ciro (Gomes) é “do time do presidente Lula”.

Com Zé

Falta apenas o pronunciamento oficial, mas o deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC) deverá anunciar apoio a José Maranhão (MDB) para governador.

´Memorex´

Amigo leitor, especialmente de Campina Grande e região. Você lembra das críticas duras da ex-prefeitável Tatiana Medeiros (MDB) ao senador Cássio Cunha Lima e ao seu grupo político?

Esponja

Pois trate de passar uma ´borracha´ desse item em sua memória.

O tempo de desavença entre ambos ficou para trás, na tal ´poeira da história´.

Cachimbo da paz

Há poucos dias, Cássio e Tatiana se reuniram e ´zeraram´ as suas diferenças, da mesma maneira que a segunda fez recentemente com a outrora ´antagonista´ – a deputada Daniella Ribeiro (PP).

O que atrai

O que explica esses movimentos são os interesses mais imediatos, que eventualmente apontam complementarmente na mesma direção.

Mas se quiser um pouco de ´pimenta´, invoque-se um famoso mandamento indiano assimilado pelos políticos: ´o inimigo do meu inimigo é meu amigo´.

Aproxima-se uma despedida...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube