Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 29/05/2017

Temer vai à luta

Dois caminhos

Reflexão do jornalista Otávio Frias Filho, um dos diretores editoriais do jornal Folha de São Paulo, sobre o impasse relacionado à saída (ou não) do cargo do presidente Michel Temer (PMDB).

“(os parlamentares) se movem pelos próprios interesses, muito bem incrustados no governo semiparlamentarista de Temer. Que conveniência falaria mais alto entre eles, o usufruto imediato do poder ou o medo de não se reeleger e ficar ao relento, muitos à mercê dos azares da primeira instância do Judiciário?”

Longevidade

A frota de automóveis atualmente em circulação no País tem a ´idade média´ mais alta da última década: 9 anos e 4 meses, o que representa mais um sintoma da crise econômica atual.

Adiamento

Ao que se informa extraoficialmente, vai ficar para o terceiro trimestre do ano o início do funcionamento da Rádio CBN/Borborema em Campina Grande.

O atraso se deve às pendências na documentação da migração de frequência – de AM para FM.

Em tempo

Há poucos dias, o vereador/pastor Luciano Breno (PPL) ocupou a tribuna da Câmara campinense para protestar contra o noticiário a seu respeito, notadamente o veiculado por esta Coluna e pelo PARAIBAONLINE.

Vamos ao que ele disse, topicamente.

Motivação

“Infelizmente, tem hora que se parecesse que as pessoas que têm ou entendem que têm supostamente o poder de trazer notícias, infelizmente acabam, no seu mais íntimo desejo, prejudicando pessoas.

Sem calar

“Quando a notícia é desrespeitosa e, principalmente, maliciosa, nós não podemos ficar calados, porque quem cala, consente. E se eu me calar, eu vou concordar com a inverdade e com as falácias que muitas vezes são proferidas por algumas pessoas.

UPA

“O paraibaonline divulgou que o pastor Luciano Breno tinha requerido a esta Casa a construção de uma UPA. E isso foi motivo de chacota, foi motivo de brincadeira. E, acima de tudo, de trazer o seu nome.

Outro fato

“Depois, um companheiro de minha coligação vem sofrendo uma demanda na justiça. E eu nunca trouxe esse assunto aqui a esta tribuna, porque assunto judicial se discute na justiça.

Ação no TRE

“E mais uma vez fomos alvos de mais uma inverdade, no paraibaonline, mais uma vez. Divulgou que o parecer emitido pelo procurador do TRE tinha sido contrário, pelo não reconhecimento da filiação de Jair da UPA. Está aqui o parecer para quem quiser. Mais uma fez, fui alvo de injustiça.

Provar

“Aceitar crítica é uma coisa. Aceitar mentira, falácia, é outra. Eu não admito que venha com mentira ao meu respeito. Quem fala, tem que provar. Não é apenas falar. Você fala e prova. E aquele que falar sem provar, eu, como advogado que sou, vou usar os meios legais.

Fecho

“Nós temos aqui nesta Casa que exigir de qualquer um respeito. Nós somos aqui vereadores eleitos pelo povo, e não podemos ser desacatados ou desmoralizados, seja por quem for (…) Vereadores têm que estar atento a esse posicionamento.

“E prove quem quiser o contrário!!” – arrematou o parlamentar.

Sem base

A ênfase do vereador contra o PARAIBAONLINE é desproporcional, descabida e, acima de tudo, inverídica.

Vamos aos fatos.

 

Ação eleitoral

Primeiramente, acerca do TRE-PB. A menção ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral sobre o caso foi sim mencionado neste espaço.

E o acompanhamento tomou por base a sua leitura no Plenário da Corte.

Controverso

O conteúdo verbalizado pelo procurador permitiu a dubiedade de interpretações, uma delas seguida por nossa sucursal de João Pessoa.

Inobstante, foi veiculada oportunamente a conclusão do parecer pelo arquivamento da ação.

Apropriação

Ao pé da letra, não faz sentido o referido vereador se sentir “alvo de injustiça” quando o noticiário trata do ex-candidato a vereador ´Jair da UPA´ – conforme a sua expressão.

Trata-se precisamente de Jair Santos Arruda.

Fonte

Quanto à questão da UPA, a matéria veiculada tomou por base uma entrevista do referido vereador do PPL à Rádio Caturité, no programa Jornal 1.050.

Transcrição

“Temos também conseguido uma UPA porte II para atender a população do Jardim América, bairro da Glória I e bairro da Glória II”, verbalizou de viva voz o parlamentar, com reprodução literal no portal.

Fato

A eventual “chacota” repudiada pelo vereador não tem origem, portanto, no portal.

Comportamento…

No mais, é de se lamentar que o edil não faça uso da mesma eloquência quando tem matérias acerca de sua atuação parlamentar divulgadas pelo portal.

… Desnivelado

Na verdade, reconhecimento não é algo a ser reclamado, salvo de quem se sente no direito de invocar, gratuita e equivocadamente, malícia ou desrespeito do órgão de comunicação.

Ah sim

Os áudios da leitura do parecer da PRE no plenário da Corte Eleitoral e da entrevista do pastor Luciano Breno na Rádio Caturité estão à disposição.

Da boca de…

“… A elite não sabe o que fazer do governo quase zumbi de Michel Temer (…) Ainda não há canoas para embarcar…” (Vinícius Torres Freire, colunista econômico do jornal Folha de São Paulo).

Ofensiva

A decisão do presidente Temer, ontem, de remanejar para o Ministério da Justiça o conhecido advogado Torquato Jardim contém um significado evidente e uma intenção inequívoca.

Tratorar

Jardim tem um antigo e intenso trânsito no Tribunal Superior Eleitoral, do qual já foi membro, e deverá adentrar no ´corpo-a-corpo´ para tentar arquivar a ação contra a chapa Dilma/Temer, no julgamento a ser retomado dia 6 próximo.

No mínimo, atuará para postergar a decisão da Corte.

Rigor com a PF

Quanto ao significado, Torquato deverá promover um endurecimento na supervisão da Polícia Federal, o que poderá pegar, por tabela, a Operação Lava Jato.

Vale tudo

Enfim, olhos atentos, porque o presidente sinaliza que está disposto a ir ao extremo para permanecer no cargo até o final de 2018, usando os instrumentos (inumeráveis) que dispõe no comando do governo.

Temer e Aécio – abraço de ´afogados´?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube