Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 27/10/2017

Suprema vergonha

Não vai demorar

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP) disse ontem que a discussão partidária sobre a sucessão estadual ocorrerá “de forma madura já na virada do ano/comecinho de janeiro”.

“E vamos fazer esse debate com o povo da Paraíba também”, acrescentou.

Cartaxo declarou ainda que “o PSD vai discutir com os partidos aliados, não tenha dúvida. Mas o PSD tem autonomia”.

Troca de cadeiras

Após terem conseguido ´baixar à sepultura´ a segunda denúncia contra o mandato presidencial, Temer e seus aliados mais próximos já falam em mudança na equipe de ministros.

Conterrâneo

Especula-se o nome deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), atual líder do governo na Câmara Federal, para o Ministério da Saúde ou das Cidades – nesse último caso seria um retorno.

O número

74 deputados considerados formalmente da base aliada do presidente Temer votaram contra o peemedebista na votação de anteontem.

Nova casa

Sob o testemunho do secretário de Infraestrutura do Estado (e pré-candidato a governador pelo PSB) João Azevedo, o deputado Aníbal Marcolino (que deixou o PSD) se filiou ontem ao Avante (ex-PTdoB).

Teto

O sindicato que congrega as escolas privadas (cerca de 40) em Campina Grande estão orientando os educandários para que, no máximo, elevem as mensalidades escolares no ano que vem em 10%.

O detalhe

Pela legislação vigente, cada educandário pode fixar o seu índice de aumento, tendo em conta a flutuação concorrencial com outros estabelecimentos.

Cálculo

Estima-se que existam em Campina mais de 120 escolas privadas ´não sindicalizadas´.

Da boca de…

“… Agora é virar a página, quebrar o retrovisor e cuidar da agenda importante para o País…” (deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal, sobre o fim da dúvida quanto à continuidade de Temer no governo).

Piorou

O servidor público Tárcio Teixeira, reconduzido no final de semana passado ao comando do PSOL na Paraíba, como também novamente indicado para concorrer ao governo estadual no ano que vem, disse ontem que “a confusão política” reinante atualmente na Paraíba “é ainda mais conturbada” do que a verificada em 2014.

Menor tensão

Mesmo assim, ele observou, em entrevista à Rádio Caturité, que a eleição para governador no ano que vem “tem tudo para não ser tão acirrada quanto a de 2014”, em função dos prováveis postulantes.

Parecidos

O dirigente do PSOL disse que apesar da postura socialista, o governador Ricardo Coutinho (PSB) “segue uma linha privatizante que não diferencia do que o presidente Temer está fazendo”.

´Bicada´

Tárcio não foi mais ameno com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), diante da defesa que ele tem feito do ´poliprocessado´ senador Aécio Neves (PSDB-CG): “Quem vota ou apoia bandido não tem referência positiva”.

Sem recuo

O pré-candidato disse que está consumada a decisão do PSOL de ter candidatura própria ao governo da Paraíba e à Presidência da República, e que apenas as alianças com o PCB e o PSTU não dependem do endosso da direção nacional para serem firmadas.

 

O detalhe

Antecipadamente já existe o veto expresso a qualquer tipo de coligação com 11 partidos.

Da boca de…

“… Surramos mais uma vez essa oposição que não consegue nenhuma vez ganhar…” (deputado Carlos Marun, PMDB-MS, sobre o arquivamento da denúncia contra Temer).

Pegou pesado

Em discurso esta semana no interior de Minas Gerais, ´São Lula´ acusou a operação Lava Jato de ter matado a sua esposa Marisa: “Revistaram a minha casa, são responsáveis pela morte da minha mulher”.

Especuladores

A certa altura, o ex-presidente atacou os que aplicam dinheiro em bancos para especulação: “Quando você dá dinheiro a rico, ele coloca no banco para viver de especulação”.

Peraí

Há poucos dias, os advogados de Lula informaram ao Judiciário (processo de inventário) que o petista tem mais de R$ 9 milhões em aplicações financeiras.

Sempre…

Se você imaginava que o Supremo Tribunal Federal, em termos de desavenças internas e de ataques entre ministros já havia chegado ao fundo do poço, infelizmente errou.

… Pode piorar

Os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso protagonizaram ontem, durante sessão plenária, um ´espetáculo´ vergonhoso, de fazer remexer no túmulo nosso jurista-mor – Rui Barbosa.

Incontinência…

Acompanhe alguns trechos. O ministro Barroso acusou o colega de “destilar ódio constante”.

… Verbal

Mendes creditou a Barroso o fato de o ex-ministro José Dirceu não estar num presídio convencional.

Leniente

“Não transfira para mim essa parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco”, rechaçou Barroso.

“Eh, eh, eh, imagina, imagina”, resmungou Gilmar.

Vive mentindo

“Vossa Excelência (Gilmar) devia ouvir a última música do Chico Buarque, a raiva é filha do medo e mãe da covardia. Vossa Excelência fica destilando ódio o tempo inteiro. Não julga, não fala coisas racionais, articuladas. Sempre fala coisa contra alguém, sempre com ódio de alguém, sempre com raiva de alguém. Aliás, Vossa Excelência, normalmente, não trabalha com a verdade”.

Odiento

Barroso pisou no acelerador: “Está fazendo um comício… Vossa Excelência está queixoso porque perdeu o caso dos precatórios e está ocupando o tempo do Plenário com assunto que não é pertinente para destilar esse ódio constante que tem.”

“Eu não sou…”

Gilmar foi ao revide: “Quanto ao meu compromisso com o crime de ´colarinho branco´, eu tenho compromisso com os direitos fundamentais. Fui o presidente do Supremo que foi inicialmente quem liderou todo o mutirão carcerário, 22 mil presos que foram libertados, gente que não tinha sequer advogado. E eu não sou advogado de bandidos internacionais.”

Farpas derradeiras

Tréplica de Barroso: “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu (…) Isso não é Estado de Direito, isso é Estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário”.

Novamente Gilmar: “Tenho esse histórico e, realmente, na Segunda Turma (do STF) que eu sempre integrei, nós temos uma jurisprudência responsável, libertária e não fazemos populismo com prisões.”

Veneziano hesita em se filiar no PSB?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube