Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 13/02/2020

Suporte cautelar

Decantação

Vão entrar em processo de quarentena (ou de fermentação) as matérias que envolvem diretamente o governador João Azevedo e sua vice Lígia Feliciano na Assembleia Legislativa.

Sob o argumento da “necessidade de realização de reparos no sistema de refrigeração do edifício sede, foi decretado ontem um ´recesso branco´ entre 13 de fevereiro (hoje) e 2 de março) nas atividades em plenário e nas comissões.

Retrovisor

Trecho da coluna APARTE de ontem: “O prefeito (Luciano Cartaxo) deu especial ênfase à área da habitação (…) o que avivou, para alguns edis, o nome da titular desse setor na PMJP, Socorro Gadelha, uma das alternativas para a sucessão municipal pelo PV”.

Sem hesitar

No dia de ontem, a secretária municipal de Habitação de JP botou – literalmente – o ´bloco na rua´: “Se for meu nome, se ele (Luciano) me confiar essa missão, eu vou junto com ele”.

É só chamar

Ainda mais enfática, Socorro afirmou que “o meu nome está à disposição”, observando adicionalmente que “a avaliação da gestão é uma avaliação extremamente alta e positiva””.

Pública…

Agradeço a generosa e afetiva acolhida dos membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, quando da reunião de anteontem. Lá estive para assisti-la parcialmente.

… Gratidão

O agradecimento é potencializado nas pessoas dos desembargadores Ricardo Vital de Almeida (confrade na Academia de Letras de Campina Grande), Joás de Brito Pereira Filho e Arnóbio Alves Viana.

Posse

O Banco do Nordeste empossa hoje (9h, no Maison Blu´nelle, em João Pessoa) o novo superintendente na Paraíba.

Quem chega

O novo superintendente é funcionário de carreira (há 37 anos) João Nilton Castro Martins, que sucede a Wesley Mácio Gonçalves Maciel.

Rindo à toa

No ano passado, o lucro líquido do Bradesco, Itaú e Santander somou R$ 68 bilhões e 800 milhões – 15,3% superior ao obtido em 2018.

Reversão 

Um dia após a Comissão de Constituição e Justiça ter dado um parecer pela inconstitucionalidade da matéria, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou ontem – com 19 votos a favor – o projeto do Executivo que cria a Fundação PB Saúde.

Situando

É uma fundação pública de direito privado, encarregada de gerenciar as unidades de saúde do governo estadual.

´Vai que é tua´

“A Assembleia fez sua parte autorizando o governo a criar a fundação. Esperamos que o Executivo tome as providências para regularizar todas as pendências na Saúde do Estado”, comentou o deputado-presidente Adriano Galdino (PSB), ao final da votação.

´Epidemia´

O aplicativo whatsapp, pertencente ao Facebook, anunciou ontem que ultrapassou o patamar de 2 bilhões de usuários ativos.

Novo serviço

Registro (e agradeço) o convite para a solenidade de inauguração – hoje, 20h, na rua Pedro II, 398, bairro da Prata, em Campina Grande – do Centro Integrado de Odontologia da Unifacisa.

Voz do…

“Veneziano já tem dito que vai estar voltado para sua atuação no Senado Federal. Veneziano tem se destacado como um dos senadores mais atuantes do Brasil. O objetivo de Veneziano é dar sequência a isso viabilizando aquilo que ele se comprometeu enquanto candidato a senador”.

… Travesseiro

Ana Claudia Vital do Rêgo, esposa do senador, ao declarar que o ´V´ está fora da sucessão campinense de 2020, enquanto candidato.

Versão

A respeito de recente ato de nomeação do governador João Azevedo – de Priscila Aires Benjamin para um cargo de assessoria na Secretaria de Agricultura Familiar do Estado -, publicado neste espaço, o vereador campinense Renan Maracajá (DC) enviou uma ´nota de esclarecimento´.

Segue topicamente.

Sem influenciar

“Primeiramente vale salientar que o deputado Hugo Mota, presidente estadual do PRB, nunca impôs e nem interferiu nos posicionamentos políticos municipais e estaduais do vereador Renan.

Sem vínculo

“A verdade cristalina dos fatos, é que o vereador Renan Maracaja não tem nenhuma ligação e nem indicação de nenhum cargo com o governo estadual, como afirmado na Aparte.

Respaldo

“Desta forma, deve-se lembrar que desde o início do mandato o vereador Renan mantém a posição firme de apoio à gestão municipal e reafirma seu posicionamento, lamentando não ter lhe sido oportunizada sua versão”.

Em tempo

A Coluna APARTE não tratou, na nota referida pelo edil, sobre interferências em seu mandato, muito menos fez qualquer menção ao seu apoio à gestão do prefeito Romero Rodrigues.

Projeção

Conforme cálculos do governo estadual, 22% da receita prevista para este ano de ICMS será oriunda da comercialização de combustíveis.

Em reais: 1 bilhão e 300 milhões.

Sem jeito

O prefeito de Uiraúna, João Bosco Fernandes (PSDB), vai continuar recolhido.

O pedido de conversão em prisão domiciliar, feito por seus advogados, não foi acatado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Situando

João Bosco foi alvo – juntamente com o deputado federal Wilson Santiago (PTB) – da Operação Pés de Barro: acusação de cobrança de propina em execução de obras públicas.

Petista

Com a nomeação do deputado estadual Júnior Araújo (Avante) para a Secretaria de Governo (Gabinete Civil), o suplente de deputado Anísio Maia (PT) reassumiu, ontem, uma cadeira da ALPB.

Infantaria

Maia vai lutar internamente para que o seu partido não ´desgrude´ de João Azevedo.

Contextualização

De acordo com o site O Antagonista, o desembargador Ricardo Vital de Almeida enviou ao ministro Gilmar Mendes (relator dos casos relacionados à Operação Calvário no STF) um alerta sobre o risco de soltar o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano.

O magistrado – segundo o site – diz que, além de responsável pela coleta de propinas, ´Cori´ também tem poder de intimidar testemunhas com dossiês ou mesmo atos de violência, “pelo domínio que exerce sobre as forças policiais”.

´Viaturas´ de sobreaviso...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube