Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 12/05/2020

Sobrevida para o auxílio

O ´dia seguinte´

As lideranças partidárias no Congresso Nacional começam a discutir o que será priorizado na pauta congressual quando for ultrapassada a fase mais crítica da pandemia, o ´novo normal´, como está sendo rotulada.

“Eu percebo que a agenda do pós-crise terá de passar pelo controle de gastos e tem pautas que visam o ´crescimento de crescimento rápido´. Ou seja, medidas que possam favorecer o crescimento do país”, avaliou ontem o líder do Democratas na Câmara, Efraim Filho (PB).

Outra…

Em entrevista ao ´Estadão´, o demista avaliou que a reforma tributária se encaixaria nas medidas de crescimento.

… Abordagem

“A reforma tributária talvez volte em outra perspectiva. Ninguém vai ter mais condição de falar em redução de carga, de alíquota. O Brasil perdeu arrecadação. Então esquece. Mas temos um processo tão complexo, que se falarmos em desburocratização de procedimentos, mudanças de modelos, já é ganho extraordinário”, discorreu Efraim.

O detalhe

Alguns líderes consideram que ´saiu de foco´ a PEC (emenda constitucional) que estabelece a prisão após segunda instância.

Da boca de…

“… O fato é que não vamos fazer um mundo bom sem um ser humano bom. As coisas boas também têm o poder de se espalhar, não apenas as coisas ruins…” (cantora Simone, durante live no final de semana).

Pouso forçado

A empresa aérea Azul informou ontem que no mês de abril reduziu em 87,7% a sua oferta de voos.

E que, no mesmo mês, a demanda por passagens caiu 90%.

Injeção

Deverá ser anunciado esta semana pelo governo federal um ´socorro´ financeiro às empresas aéreas nacionais da ordem de R$ 7 bilhões.

Jogo rápido

O que mais tem feito falta na quarentena?

Empresário Érico Feitosa (presidente do Secovi-PB): “Com certeza absoluta, o convívio social, que não valorizávamos mais antes dessa quarentena. Nos escondíamos em nossos smartphones como se fora nosso mundo perfeito”.

Quinhão

Segundo a revista Crusoé, o governo Bolsonaro ´apalavrou´ para o PL (antigo (PR) a Secretaria de Vigilância em Saúde, responsável por definir diretrizes de combate à Covid-19.

Vai rodar

Já o jornal Folha de São Paulo noticiou que o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado, ´entrou na mira´ de Jair Bolsonaro.

Da boca de…

“… O Centrão (grupo partidário na Câmara Federal) não vende apoio, aluga…” (ex-presidenciável Ciro Gomes, do PDT).

A quem se…

“Eu quero fazer um apelo e me dirigir a você que está pensando em ser pré-candidato a vereador ou prefeito de qualquer parte desse Brasil. Não use as redes sociais; não use o drama da população que está angustiada; não misture isso com política partidária; não pegue carona nas ações do poder público.

… Destina?

“Eu tenho assistido diversos pré-candidatos, até em Campina Grande, pegando carona numa distribuição de máscaras e fazendo política”.

Declaração dada ontem pelo deputado estadual Manoel Ludgério (PSD).

´Avisa lá´

Expressão do presidente Bolsonaro, no final de semana: “Vou sair (do cargo) dia 1º de janeiro de 2027”.

´Queima´

Os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Inter, Pan e Banco do Brasil estão anunciando para o mês em curso leilões de 700 imóveis com descontos de até 70%.

Breque

Em sessão virtual, ontem, os deputados estaduais paraibanos agiram rapidamente e buscaram estancar, no nascedouro, as críticas ao fato de o colegiado ter preservado um aumento aprovado, no começo do ano, na chamada Verba Indenizatória de Apoio Parlamentar (VIAP).

Verba adicional

Foi adotado o congelamento do valor anterior, ao longo da duração da pandemia, e aprovada a criação do Programa de Apoio do Poder Legislativo ao Enfrentamento do Coronavírus na Paraíba, destinando R$ 2 milhões em recursos da ´Casa de Epitácio Pessoa´ para o combate à Covid-19 no Estado.

Retenção

Os parlamentares comunicaram a devolução dos carros locados enquanto vigorar o período de quarentena.

Quem sabe

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do governo federal, Carlos da Costa, disse ontem que alguns programas adotados durante a crise, como o auxílio emergencial, poderão ser mantidos mesmo após a pandemia.

Gradual

“Não podemos virar a chave e desligar tudo de uma hora para outra”, disse Costa, referindo-se ao segundo semestre deste ano.

Bem visto

Segundo ele, o auxílio emergencial é “extremamente liberal”, na linha do Imposto de Renda ´negativo´.

´Gatilho´

No entanto, se o benefício permanecer, é necessário estudar como mantê-lo.

Uma alternativa, segundo o jornal Valor Econômico (SP), seria de forma que os auxílios sejam desmontados à medida que entrarem em operação as medidas de recuperação econômica.

Duradouros

“Talvez alguns programas tenham vindo para ficar”, admitiu o secretário.

Aceleração

Outra novidade anunciada pelo secretário é que os financiamentos às microempresas poderão ser destravados nesta semana, com a sanção da lei que trata do tema.

É preciso cantar

“Lá vai o trem com o menino

Lá vai a vida a rodar

Lá vai ciranda e destino

Cidade e noite a girar

Lá vai o trem sem destino

Pro dia novo encontrar

Correndo vai pela terra

Vai pela serra

Vai pelo mar”

(Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro).

É triste (e estranho) transitar por uma cidade deserta. A vida não é virtual...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube