Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 01/07/2016

Sintab cutuca a toga

Burguesia blindada

Em entrevista à Globonews (canal de jornalismo da Rede Globo), o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barrosodeclarou que “o sistema punitivo brasileiro não funciona como prevenção geral para os ricos”.

“Consequentemente – prosseguiu – nós criamos uma sociedade cheia de ricos delinquentes, que sonegam, fraudam licitação, subornam, fazem lavagem de dinheiro. Portanto, nós precisávamos criar um sistema penal que valesse para todo mundo”.

Modelo…

Acerca da Operação Lava Jato, Barroso comentou que “quem ia doar para o caixa 2 vai pensar duas vezes. A melhor coisa que os rapazes de Curitiba fizeram foi oferecer um bom exemplo.

… Curitibano

“Uniram-se membros do Ministério Público, Polícia Federal e a magistratura em um pacto de seriedade, de qualidade técnica, de trabalho de patriotismo, para ajudar a enfrentar um problema brasileiro, que é a corrupção. Acho que mudamos o paradigma ético no Brasil, mudamos a ética pública e agora precisamos mudar a ética privada”.

Olhar à frente

“Talvez, avaliou Barroso, a gente não esteja em um momento de celebração. Mas acho que nós estamos fazendo uma revolução profunda e silenciosa no Brasil. E as mudanças que estão sendo feitas não vão se refletir no PIB (produto interno bruto) do ano que vem, mas vão se refletir a longo prazo na vida dos nossos filhos”.

Declive

O açude de Boqueirão saiu do feriadão dos festejos juninos com 8,6% de sua cota máxima, ou seja, 35 milhões 579 mil metros cúbicos.

Meia dúzia

A essa altura do ano, a Paraíba conta com apenas seis açudes (dos monitorados pela AESA) literalmente cheios: Araçagi (na cidade do mesmo nome); Gramame (Conde); Jangada (Mamanguape); Saulo Maia (Areia); Suspiro (Serra da Raiz); e São Salvador (Sapé).

Duplicar

O gasto com a Previdência Social no Brasil deve dobrar em 30 anos. O alerta é da professora Ana Amélia Camarano, doutora em Estudos Populacionais e pesquisadora do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Salto

Segundo a professora, atualmente o gasto previdenciário representa 7,5% do PIB, o Produto Interno Bruto.

E este gasto tende a ser de 15% daqui a 30 anos.

Cenário

“Hoje, no Brasil, 13% da população tem mais de 60 anos. A previsão é que, em 2040, chegue a 25%. Ou seja, vai dobrar o contingente de idosos. Ao mesmo tempo, já está diminuindo a população jovem, daqui a pouco começa a diminuir a população em idade de trabalhar”, situou a pesquisa em entrevista à Agência Câmara.

Acumulações

Ana Amélia botou o ´dedo´ no suspiro: “No Brasil, é permitido o indivíduo acumular dois benefícios, pensão por morte e benefício de aposentadoria; é permitido acumular rendimento de trabalho com aposentadoria. O indivíduo aposenta muito cedo, até porque depois ele pode voltar ao mercado de trabalho e depois ter duas rendas”.

Gênero

Ainda a pesquisadora: “A mulher vive oito anos a mais que o homem, contribui com 5 ou aposenta 5 anos mais cedo, ou seja, ela fica 13 anos a mais que o homem recebendo benefício da aposentadoria.”

Mês que vem

O deputado Veneziano (PMDB) disse à Coluna que somente no final de agosto é que deverá se licenciar da Câmara Federal para se dedicar à sua campanha de prefeito.

Dilma…

Em à revista francesa L’Express, a presidente afastada Dilma Rousseff afirmou que Lula será candidato a presidente em 2018.

… Anuncia Lula

“É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição”.

Vem aí

A prefeitávelpessoense Cida Ramos (PSB) divulga hoje o apoio de mais um partido à sua candidatura.

Da boca de…

“… A diferença entre Romero e Veneziano é muito pouca. Talvez o cabelo…” (prefeitável Adriano Galdino, PSB-CG).

Comedimento

O bom senso recomenda que algo que você não tenha certeza ou não possa provar, o mais aconselhável caminho é não avançar no imponderável.

O sindicalista e professor Nazito Pereira, presidente do Sintab, titubeou nesse preceito, ontem, nos microfones da Campina FM.

Sob suspeição

Leia o que ele disse, com olhos no presente, mas sem perder de vista o retrovisor: “Infelizmente, é uma prática da gestão, ou das gestões que passaram pela Prefeitura de Campina Grande, ao invés de resolverem uma situação pendente, que vem sendo arrastada há décadas (…) Os prefeitos acham mais fácil entrar com um processo contra a greve se aliando com os seus amigos juízes para pedir a ilegalidade da greve”.

Tradução em bom português: o sindicalista denunciou publicamente um conluio entre Executivo e Judiciário.

Quantas vagas de vice já foram cogitadas por Romero, Adriano e Veneziano?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube