Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 08/09/2018

Sempre pode ser pior

Até com elas

Um dado relevante da última pesquisa do Ibope, que é anterior ao atentado contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Ele lidera a corrida sucessória (no cenário sem Lula) e aparece na frente também entre as mulheres.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem 16% das intenções de voto femininas, enquanto Marina Silva (Rede) tem 14%; Ciro Gomes (PDT), 12%; Geraldo Alckmin (PSDB), 9%; e Fernando Haddad (PT), provável substituto de Lula na disputa, 5%.

O detalhe

O Ibope ouviu 2.002 eleitores (e eleitoras) em 142 municípios entre 1 a 3 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº BR-05003/2018.

Desejo petista

Ainda sobre essa pesquisa, Alckmin comentou que a liderança de Bolsonaro “é um passaporte para a volta do PT. O Bolsonaro não ganha de ninguém no 2º turno (…) No fundo, muita gente vota no Bolsonaro como anti-PT. E o PT vai poupar o Bolsonaro, só bate em mim. Tudo que ele (PT) quer é um 2º turno com Bolsonaro”.

Da boca de…

“… Não foi o presidente americano Donald Trump quem inventou as fake News (notícias falsas). Foram a Dilma (Rousseff) e o seu marqueteiro (João Santana), na campanha de 2014 contra mim…” (presidenciável Marina Silva, da Rede).

Negativa

“Isso não procede. E se não procede, não existe providências a tomar”.

Governador Ricardo Coutinho (PSB) ao refutar a acusação do deputado Ricardo Barbosa (PSB), dando conta de que deputados da base governista estariam pressionando servidores estaduais por apoio político.

Da boca de…

“… Estão usando o SANTO nome de Lula em vão…” (Jackson Macedo, presidente do PT/PB, sobre o lançamento de comitês suprapartidários na Paraíba).

Luz amarela

A empresa ´Maquina de Vendas´ (junção da Ricardo Eletro, Insinuante e Casas Bahia) protocolou, dias atrás, um pedido de recuperação extrajudicial no Judiciário de São Paulo.

Revide

Pois não é que o presidente Michel Temer (MDB) deu o ar da graça e criticou, via redes sociais, Geraldo Alckmin, devido ao fato de o ´tucano´ compará-lo com a ex-presidente Dilma (PT).

Pra não…

“Não atenda o que diz seus marqueteiros, atenda a verdade. E a verdade é que fizemos um excelente trabalho justamente com aqueles que hoje apoiam sua candidatura”, escreveu Temer.

… Esquecer

Em postagem posterior, Temer disse que “volto a falar com você para mostrar como o PSDB me ajudou no governo e como foi base no governo. Não faça como aqueles que falseiam, que mentem para conseguir votos, influenciados pelo marqueteiro, seja realista, conte exatamente a verdade”.

Cara nova no TJ

Praticamente 13 meses após a vacância aberta com a aposentadoria da desembargadora Maria das Neves do Egito, o Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu esta semana o seu nome membro: juiz Ricardo Vital de Almeida, um campinense com notória vocação e preparo para o exercício da magistratura, além de professor e membro da Academia de Letras local.

Bagagem

“Trago os postulados que em mim foram moldados desde a gênese: independência, imparcialidade e justiça”, proclamou o novo desembargador em sua posse.

Modelar

Oportunamente, a Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti deu as boas-vindas ao novo membro e enfatizou que “a sua escolha funciona como um estímulo àqueles juízes de direito que pretendem ascender a instâncias maiores. A magistratura exige aperfeiçoamento constante”.

 

 

Aconselhamento

A magistrada se permitiu um conselho ao novo colega de Corte: “Passar a ser magistrado de 2º grau é uma honra, mas não perca de vista os princípios comportamentais, que são os mesmos de antes, agora e depois. A responsabilidade aumenta, mas, também, o dever que caminha ao seu lado. Apenas uma recomendação: seja humilde. O homem pode ter o porte de um rei, a postura de um fidalgo, mas deve ostentar um coração de vassalo”.

Voo próprio

“Sua Excelência chega a este patamar sem nada dever a ninguém”, acentuou o procurador de Justiça Alcides Jansen.

Companheira

A saudação em nome da OAB foi feita pela advogada e esposa do empossado, Aliana Fernandes Vital de Almeida: “Homem probo, íntegro, honesto, eficiente, eficaz, inteligente, e, acima de tudo, humano. É assim o juiz Ricardo Vital de Almeida. Todos nós estamos de parabéns”.

 Da boca de…

“… Esse apoio (do vice-prefeito pessoense Manoel Júnior) vai ter muitos seguidores. É mais uma arrancada nesse momento positivo que a nossa candidatura está tendo…” (José Maranhão, candidato a governador pelo MDB).

Transbordou

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande revelou que passou dos 25 mil a quantidade pessoas que viraram de mês em agosto inadimplentes.

´Me dê motivo´

“Tenho compromisso direto com Roberto Paulino no que se refere à segurança pública e retribuo isso agora apoiando ele”.

Vereador Sargento Neto (PRTB-CG), ao justificar o apoio ao ex-governador do MDB para o Senado.

Sábado é dia de poesia

“…Esse amor/ Me envenena/ Mas todo amor/ Sempre vale a pena/ Desfalecer de prazer/ Morrer de dor/ Tanto faz/ Eu quero é mais amor…” (Wilson Moreira, compositor carioca que morreu ontem, aos 81 anos).

Abominável

O recurso à violência física é sempre repugnante, ainda mais quando isso acontece de maneira traiçoeira.

Anormalidades

O atentado a Jair Bolsonaro tinge com sangue – e quase marca com óbito – uma campanha política na qual o radicalismo de alguns postulantes e militantes rivaliza com a apatia e indiferença da maior parte do eleitorado.

Adubo

Claro que o discurso incisivo, contestável, provocante e até belicoso do presidenciável atingido gera um terreno fértil para atitudes instigantes de quem não comunga de seus conceitos e valores.

Gênese

Mas a essência do regime democrático é a batalha das ideias e das propostas, e nunca a transformação da eleição num processo de dizimação de antagônicos.

Temor

Espero e desejo estar equivocado, mas temo pelo aprofundamento de uma escolha açodada por parte de uma fatia expressiva do eleitorado nacional, na qual a passionalidade tem encontrado combustível no extremismo e/ou falso messianismo de alguns dos candidatos e partidos envolvidos na disputa.

A reboque da história

Ao que tudo indica, a eleição que se avizinha não será um passaporte para um mínimo de estabilidade (e serenidade) que precisamos, mas deverá se constituir num novo ciclo de digladiação entre os que não compreendem (ou não querem aceitar) que o Brasil está patinando na mediocridade, enquanto muitas nações desenvolvidas trabalham e projetam o “admirável mundo novo”, tecido com uma velocidade que não oferece chances nem compaixão aos que insistem em orbitar o próprio umbigo e suas imperfeições minúsculas e estéreis.

Outra reconciliação ´made in Paraíba´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube