Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 01/03/2021

“Sem reposição”

O carro na frente dos bois

Tem um ´punhado´ de vereadores de Campina Grande já em preparativos para disputar um mandato de deputado estadual no ano que vem.

Melhor seria prestar contas do que já foi feito nos dois meses iniciais de mandato.

Prévia…

O Ministério Público Federal acionou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no sentido que a vacinação contra a Covid-19 seja incluída no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde.

… Notificação

A solicitação, enfatiza o MPF, é feita visando que ocorra previamente o planejamento para o momento no qual a rede privada tenha permissão para comprar doses das vacinas.

Da boca de…

“… O Brasil não tem mais espaço para autoritarismos, estejam eles em qualquer esfera de poder. Não há mais espaço para divisões entre nós e eles. Antes do embate, precisamos de composição. Antes de enfrentamento, diálogo. Antes de qualquer coisa, cicatrizar as feridas, e não abrir novas. Antes de nomes, ideias…” (Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, do PSDB, sobre o papel das oposições na sucessão presidencial do ano que vem).

´Continência´

Nota publicada na edição do final de semana da revista Veja: “No Palácio do Planalto, é como se a pandemia não existisse, com quase todos os funcionários circulando pelos andares e corredores sem máscara para agradar ao chefe (Bolsonaro)”.

Aviso…

A mesma revista reproduz diálogos tensos entre o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, horas antes (e depois) de o primeiro provocar uma crise na Petrobras e na economia nacional.

… Prévio

Guedes: “Presidente, vai desmanchar. Vai ser um horror”.

Presidente: “PG, você precisa acreditar. O nome é muito bom (para presidir a Petrobras). O cara (general Joaquim Silva e Luna) consertou ltaipu. Tomei facada, apanhei muito para chegar até aqui. Se eu tiver de errar, quero pagar pelos meus erros”.

Aguarde

Guedes novamente: “Tudo bem, o senhor tem voto. Eu não tenho. Agora, vai dar m..da”.

Golpeado

Após a consumação da troca de comando na Petrobras e do prejuízo bilionário para a empresa (mais de R$ 100 bilhões), Guedes encontrou o presidente e lamentou: “Presidente, o senhor está ferindo o seu general. Na hora em que estou ganhando a batalha, o senhor me dá um tiro”.

Sem alongar

Bolsonaro respondeu secamente: “Não estou dando tiro”.

Consenso

Causou surpresa a aprovação, de forma unânime, na semana passada, na Câmara Municipal de Campina Grande, dos projetos que criaram as condições para que os supermercados, hipermercados e shoppings possam instalar postos de abastecimento na cidade.

Retrovisor

Não custa lembrar que no final de dezembro as mesmas propostas foram arquivadas ´a toque de caixa´.

Explicação

O vereador Janduy Ferreira (PSD) foi um dos que mudaram de opinião nesse curto intervalo de tempo.

“Eu me abstive (no ano passado) porque não tive acesso nem tempo de estudar o projeto”, argumentou.

O detalhe

A proposta anterior tinha sido protocolada na Câmara ainda em 2019.

Aval

“Só o livre mercado proporciona a redução de preços”, assinalou ao votar a favor o vereador Waldeny Santana (DEM).

´Conversão´

A vereadora Ivonete Ludgério (PSD), que retardou indefinidamente a votação dos projetos no ano passado, votou a favor na semana passada e alegou que “eu não fui contra, porque não votava: era presidente”.

Da boca de…

“… Patrimônio ético e laboral, exímio no servir em toda uma longa existência nesta dimensão, que nos deixa… em mais saudades. Newton era diferenciado…” (desembargador Ricardo Vital de Almeida sobre a morte, na última semana, do médico e ex-secretário de Saúde Newton Figueiredo).

Minoria   

Dos 21 membros titulares do Conselho de Ética da Câmara Federal, apenas três têm publicamente defendido uma punição dura para o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que se encontra preso.

Etapa

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) já encaminhou à presidência da Câmara Federal o seu relatório sobre o projeto de reforma tributária.

Vida (ainda mais) longa

Hoje é dia de comemorar os 90 anos de existência, em Campina Grande, do Colégio Imaculada Conceição (Damas), que já educou sucessivas gerações de jovens.

Os parabéns são personificados na pessoa de sua diretora, irmã Ana Lúcia.

2ª feira filosófica

“Preciso ter muita coragem para olhar o mundo nos olhos e ainda assim amá-lo. E é isso que faz a nossa grandeza.”

Oscar Wilde, escritor.

Nas alturas

O mercado ficou espantado com o lucro do grupo Gerdau (ferro e outros produtos similares) no último trimestre de 2020: R$ 1 bilhão – resultado 939% superior ao registrado no mesmo período de 2019.

Vácuo

Ao externar, dias atrás, as suas condolências pela morte do ex-senador José Maranhão (MDB), o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), fez uma observação de extrema pertinência e não menor preocupação.

Hiato histórico

É que o nosso Estado atravessa uma espécie de ´entressafra´ de lideranças políticas que tenham uma dimensão muito além do mandato eventualmente exercido.

“Confesso que quando vejo a partida de um desses grandes expoentes me preocupo, porque não temos muitas peças de reposição”, comentou BCL na ocasião.

Que esse vazio logo se acabe!

Cícero Lucena já foi convidado para o Cidadania?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube