Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 04/07/2016

Sem data vênia

Mergulho no desconhecido

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, tem dito que são inimagináveis as dificuldades em relação à eleição que se aproxima, devido à total proibição, de uma hora para outra, das doações de pessoas jurídicas.

“Algumas vicissitudes que ocorrerão não serão causadas pela Justiça Eleitoral, mas pelo modelo institucional que foi aprovado na legislação”, enfatizou Mendes, recorrendo a eufemismos.

Irreal

O ministro do TSE foi ao ponto: “Em 80% dos municípios o limite de gasto é de R$ 100 mil para prefeito, R$10 mil para vereadores. É um limite muito estrito”.

O que vem por aí

Gilmar Mendes fez um prognóstico: “Certamente vamos ter muitos questionamentos de um lado e de outro, vamos ter uma intensa judicialização. Os prazos curtos vão fazer com que muitas candidaturas sejam provisórias. Certamente haverá mudança de resultado por conta da mudança do coeficiente eleitoral, anulação de votações e impugnações”.

Tititi

Nos bastidores políticos, já se fala numa coligação PSB/PDT/DEM na eleição proporcional em Campina.

Flerte

O PTB do ex-senador Wilson Santiago intensificou o ´namoro´ com a candidatura do deputado Adriano Galdino (PSB) em Campina.

Reatamento

O que se comenta é que Santiago deseja voltar a frequentar a ´Granja Santana´ (residência oficial do governador).

A caminho

O PRTB também deverá anunciar em breve apoio ao prefeitável socialista em Campina.

Batendo Togas

Conforme o site O Antagonista, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa “não gostou nada” de saber que uma decisão sua na ação penal 470 (mensalão) foi usada de forma distorcida pelo ministro do STF Dias Toffoli para justificar a revogação da prisão do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo.

Admissões

As 135 empresas estatais federais contrataram, entre 2010 e 2014, 55 mil e 800 pessoas, o equivalente a 11,2% de aumento na força de trabalho, conforme o jornal O Globo.

O detalhe

Quando analisadas apenas as empresas que dependem exclusivamente do Tesouro Nacional para se manter (como Embrapa, Conab e EBC), o salto no período nas contratações foi de 48,4% no número de contratados.

Jogo rápido

Coluna: Está complicada a coligação com o PR em Campina?

Prefeitável Veneziano (PMDB): “Não há dúvidas. Eu não vou me enganar”.

Da boca de…

“… Ficou repetitivo, não dá para repetir todos os dias a mesma ladainha. Sempre digo que as delações têm que ser acolhidas com cautela porque são compostas de verdades absolutas, meias verdades e mentiras completas. Então precisamos aguardar (…) Não se pode transformar uma negociação de delação premiada em uma sentença irreversível…” (senador Cássio, líder do PSDB no Senado, acerca das delações no âmbito da Operação Lava Jato).

 

Afago

Ao que tudo indica, o deputado Damião Feliciano (PDT) realizará um gesto de imenso agrado do governador Ricardo Coutinho: pedir em breve licença do mandato para abrir espaço para o suplente da vez, Edvaldo Rosas, presidente do PSB/PB.

Garimpo

Frases do ex-jogador da seleção e ex-técnico Leonardo, cuja atuação profissional na Europa é muito elogiada, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Retomada

“(para a seleção) É necessário partir de um projeto dos clubes. Só os clubes podem salvar o futebol brasileiro (…) Estamos na idade da pedra em termos de gestão (…) A seleção é consequencia do futebol brasileiro, não o contrário.

Conscientização

“A gente não tem a cultura do treinamento. Então, um menino na Europa, aos 15 anos, pode ter menos talento, mas tem mais competitividade.

Marco

“(derrota na Copa para a Alemanha) O 7 a 1 levou nossa auto-estima. E a auto-estima nos fez ganhar muito. Convencia até os adversários de que erámos melhores”.

Garimpo

A notícia que sacudiu os meios políticos nacionais, no final de semana, saiu no jornal O Globo, coluna de Jorge Moreno.

As togas…

“Renomado advogado, considerado um dos melhores do país, soube que estava na mira das investigações. Não pensou duas vezes: procurou investigadores para oferecer tudo que sabe sobre o Judiciário – e relatou detalhes das relações nada republicanas com integrantes do Superior Tribunal de Justiça e também do Supremo Tribunal Federal.

… Na berlinda

Detalhe: entregou nome de ministros.

Quem teve acesso às negociações diz que não vai sobrar pedra sobre pedra quando a delação for fechada”.

Fora do rito

Tudo corria normalmente, terça-feira última, na sede da subseção da OAB em Campina Grande, com a presença do presidente do Conselho Federal da entidade, Cláudio Lamachia, que deu posse aos membros eleitos da subseção.

Protesto

Na palestra que Lamachia fazia para os colegas advogados, da parte final do auditório soou uma voz estridente, que calou todas as demais: “Golpista!”

Evacuação evitada

Calejado, Cláudio registrou o protesto e seguiu em frente.

Diante da insistência dos gritos, ensaiou-se a retirada do advogado/militante do recinto.

O constrangimento foi abortado pela sensibilidade e domínio do próprio palestrante, que aproveitou o ensejo para fazer uma apologia à liberdade inerente ao regime democrático.

Tem partido a dois passos do ´mago´...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube