Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 16/10/2019

Secretário está na disputa

Caneta pesada

Em outro embasado despacho, divulgado ontem, o desembargador Ricardo Vital de Almeida adotou medidas adicionais para as investigações relacionadas à Operação Calvário, a exemplo de buscas no Aeroporto Castro Pinto e no Hospital Regional de Mamanguape.

Espalhar

Ele determinou o levantamento do sigilo, “inclusive das colaborações premiadas”, que embasa a sua decisão, bem como o encaminhamento de “achados de atos ilícitos” ao Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público de outros Estados.

Senha

Sobre o ´núcleo político´ da referida Operação, o magistrado assinala que existe a indicação de “razoáveis indícios da participação de pessoas detentoras de foro especial por prerrogativa de função”.

Socialista

É citado o nome da deputada Estelizabel Bezerra de Souza (PSB), com “indícios de vinculação” a “determinadas condutas criminosas, cujo envolvimento aguarda diligências em andamento, e que estão protegidas por sigilo”.

Enfoque

“A investigação levada a efeito objetiva aferir se, efetivamente, houve o desencadeamento de uma plêiade de condutas complexas, perpetradas por uma Organização Criminosa que teria se instalado no Governo do Estado da Paraíba (…) que possui vínculos com pessoas com prerrogativa de função”, enfatiza o julgador.

Vinculação

O desembargador registra a colocação de Mayara de Fátima Martins de Souza como presidente da CVB/PB (Cruz Vermelha Brasileira, filial da Paraíba).

Ela vem a ser chefe de gabinete da deputada Estela.

Adendo

Ricardo Vital determinou ações de busca e apreensão em imóveis pertencentes ao ex-secretário de Turismo Ivan Burity.

Apêndice

É mencionado que Daniel Gomes, gestor da Cruz Vermelha (e apontado como um dos chefes da Organização Criminosa – Ocrim), que atuou no Hospital de Trauma Humberto Lucena (JP) até o final de 2018, estava articulando negócios no âmbito da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep).

Contexto

Daniel – só recordando o despacho anterior – teria sob o seu controle o Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional – IPCEP, que geria (até a semana passada) os hospitais Metropolitano de Santa Rita e Regional de Mamanguape, sendo na prática uma espécie de ´filial´ da Cruz Vermelha.

Cara/crachá

A deputada Pollyanna Dutra (PSB) disse ontem, na Assembleia Legislativa, que o governador João Azevedo (PSB) “precisa dar identidade ao projeto para o qual ele foi eleito”.

Rumo

A socialista também cobrou definições – ou indicações – de Azevedo com relação ao seu futuro partidário, mesmo ele não tendo que participar do processo eleitoral do ano que vem.

Incerteza

“O PSB foi um partido que na Paraíba avançou bastante e tem uma grande quantidade de prefeitos e vereadores. O governador tem que dar uma resposta, porque de repente a gente acordou com o partido dissolvido e quem está lá na ponta tem que saber o que tem de concreto, se vai ter segurança necessária. Se ele foi dissolvido na sua instância estadual, imagine na municipal o que poderá acontecer nas eleições de 2020”, argumentou Pollyanna.

Da boca de…

“…. (Sérgio) Cabral (ex-governador do Rio de Janeiro), (Paulo) Maluf (ex-governador de São Paulo) e Ricardo (Coutinho) para mim são sinônimos…” (deputado Raniery Paulino, MDB, ontem na Assembleia Legislativa).

´Rexona´

Mais um suplente vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa: Jane Panta (PP).

A deputada Dra Paula (PP) pediu licença por 123 dias (sem remuneração) para trato de assuntos pessoais.

Novidades pra já

A gigante Google vai lançar três novos produtos nos próximos dias: um aparelho celular que já vem com uma potente (e minúscula) caixa som; um fone de ouvido sem fio que pode ficar distante do aparelho em até 100 metros; e um sensor de movimento que vai permitir o atendimento (ou recusa) de ligações mediante um simples gesto do usuário.

Acolhida

O PL (antigo PR) anunciou ontem, através do deputado estadual Caio Roberto, a adesão do vereador Durval Ferreira (ex-PP) à legenda, na perspectiva de disputar em 2020 a Prefeitura pessoense.

O detalhe

A filiação só será consumada em março do ano que vem, quando da ´brecha´ na legislação eleitoral para a troca de partido, sem o risco de cassação do mandato.

Durval vai presidir a direção municipal.

Da boca de…

“… Só falta a cereja do bolo…” (deputado Wallber Virgolino, do Patriota, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, sobre a Operação Calvário).

´Fezinha´ mais cara

A Caixa Econômica Federal obteve autorização do Ministério da Economia para reajustar o preço da aposta na Mega-Sena – atualmente custa R$ 3,50.

Na tela

Na entrevista que concedeu na noite de ontem ao programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1), o médico Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado, foi indagado sobre as especulações em torno de seu nome para a sua sucessão campinense do ano que vem.

Transcrição

Basta a transcrição literal, para o leitor tirar as suas conclusões.

É só convocar

Colunista – O gesto de se vacinar é uma escolha unilateral. O senhor tomou a decisão de se imunizar contra uma eventual disputa eletiva em 2020, em Campina Grande?

Geraldo: “A tarefa na Pasta da Saúde é tão intensa… Além do mais, seria até uma deselegância com o governador, que nos convidou há pouco para assumir a Pasta… E a gente pensar em atividade política. Mas, lógico, que isso, no devido tempo, será conduzido, na minha opinião, pelo governador, pelos partidos aliados. E tem que combinar com o principal, que é o povo”.

Colunista: Então, por enquanto, melhor não tomar a vacina…

Geraldo: “Exatamente”.

Ricardo Coutinho quer a candidatura de Veneziano a prefeito de Campina?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube