Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 14/07/2020

Seções eleitorais ´engordadas´

Com mais precisão

O ´Estadão´ informou que a plataforma digital das teles, que apura a taxa de isolamento da população durante a pandemia do novo coronavírus, passou a medir aglomerações em áreas de até quatro quilômetros quadrados, como zonas específicas e bairros.

O sistema, integrado pelas quatro maiores teles do País – Claro, Vivo, TIM e Oi – está disponível para todos os Estados, capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, além do governo federal.

Retrovisor

Na semana passada, a Coluna registrou que “a disputa Tovar (Correia Lima) X Bruno (Cunha Lima) está ´surda´, mas cada vez mais ruinosa”.

Passo adiante

A semana começa com as ´cortinas´ sendo progressivamente abertas para que o ´grande público´ contemple a ´ribalta´ da disputa intestina, que poderá ser fraticida.

Retaguarda

Em ação coordenada, vereadores da base governista em Campina Grande começam a manifestar apoio pelo nome do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) para ser o candidato do grupo à sucessão do prefeito Romero Rodrigues (PSD).

Idem, em menor escala, externam o apoio a Bruno.

Se…

“Tovar tem sido aquele braço (do prefeito Romero), trabalhando na rua, na feira, na praça, ou seja, em todos os momentos. Bruno Cunha Lima é um candidato fabuloso, agora se a escolha for de Romero, ele está convivendo mais com Tovar, de manhã de tarde e de noite”, verbalizou o vereador Teles Albuquerque (PSD).

Credenciais

Márcio Melo (PSD), primo do prefeito, declarou que “fiquei ainda mais convicto de que Tovar é a nossa melhor alternativa para dar sequência ao trabalho exitoso do prefeito Romero. Tovar carrega inúmeras características que o habilitam pra essa condição”.

Da boca de…

Em entrevista à Rádio Metrópole, o ex-ministro Sergio Moro (Justiça) afirmou que “se eu fico (no governo), eu jogo tudo fora do que eu fiz em minha carreira e jogo fora minha consciência.”

´Novo normal´

O Banco Itaú lançou um fundo de investimento, chamado de ´Carteira Itaú Internacional´.

O que chama a atenção: a aplicação pode ser a partir de 1 (hum) real.

´Mutirão´

O diretor-presidente da Fundação Assistencial da Paraíba (Hospital da FAP), Derlópidas Neves, informou que praticamente toda a bancada paraibana no Congresso Nacional colaborou com a apresentação de emendas ao OGU (Orçamento Geral da União), o que propiciou recursos da ordem de R$ 4 milhões.

Da boca de…

“… Não podemos achar que o vírus foi embora e sair todo mundo às ruas e se aglomerar…” (secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros).

Metade

Pesquisa feita pelo Sebrae na Paraíba mostrou que apenas 51% das empresas que tentaram acessar linhas de crédito, durante a pandemia, conseguiram obter os recursos.

O detalhe

Nos três meses iniciais da pandemia, houve a baixa de 2.400 microempresas no Estado.

Fora de época

Em entrevista concedida ontem, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM), avisou que, se não houver um plano de imunização coletiva contra a Covid-19 até novembro deste ano, o Carnaval local deverá ser adiado.

Na tela

O deputado federal Julian Lemos, presidente do PSL na Paraíba, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé, que vai ao ar às 22 horas (depois do Jornal da Cultura) – canal 18.1 ou pelo endereço eletrônico www.tvitarare.com.br

Centenas

Levantamento divulgado pelo site O Antagonista mostrou que mais de 250 militares já trabalharam ou ainda trabalham em cargos comissionados do governo, sem considerar o ´ocupado´ Ministério da Saúde.

Da boca de…

“… Não podemos conviver com plásticos descartáveis crescendo na velocidade atual…” (Walter Schalka, presidente do grupo Suzano).

Prevenção

O Facebook avalia a possibilidade de banir anúncios políticos no processo eleitoral deste ano, mais precisamente no chamado ´microperíodo´ eleitoral.

´Nunca antes´

A Instituição Fiscal Independente, órgão vinculado ao Senado, atualizou as suas projeções sobre o déficit primário (sem inclusão do pagamento de juros) do setor público em 2020: deverá atingir R$ 912 bilhões, ou seja, valor 10 vezes maior do que o déficit de 2019.

Preparativos

O Tribunal Superior Eleitoral celebrou uma parceria com os hospitais paulistas Sírio Libanês e Israelita Albert Einstein, como também com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que seja feita uma consultoria sobre cuidados sanitários a serem adotados nas eleições.

´Guia´

As referidas Instituições, segundo o jornal Folha de São Paulo, vão elaborar um protocolo de segurança a ser seguido em todas as zonas eleitorais do País.

Sem jeito

Mas o TSE tem um grande problema pela frente. A licitação para a compra de novas urnas eletrônicas atrasou e o lote que será adquirido só poderá ser utilizado nas eleições gerais de 2020.

´Enxerto´

Diante desse fato, o TSE determinará o acréscimo de (em média) 50 eleitores por seção eleitoral.

Filas a vista

É bom lembrar que já estava praticamente definido – antes dessa novidade – que as seções eleitorais terão o horário de funcionamento elastecido até as 20h ou 21h, com a provável definição de horários para faixas etárias específicas.

Recorde-se, adicionalmente, que no caso de Campina Grande as seções já receberam uma carga extra de eleitores, no pleito de 2018, devido à desativação de uma zona eleitoral (71ª).

O PSL procura um candidato a vice-prefeito em Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube