Arimatéa Souza

sábado, 28/07/2018

Saiu da ´sacristia´

Ameaça no ar

O juiz Sérgio Moro observou esta semana, em São Paulo, que há risco de retrocesso no combate à corrupção, simbolizado pela Operação Lava Jato.

“A dúvida é o que vai acontecer daqui para a frente. Vamos retomar aquela tradição de impunidade ou isso representou uma quebra significativa? Nessa perspectiva existe sempre um risco de retrocesso em relação a esses avanços. E há um risco, ainda, que nós não avancemos mais. Para avançar mais, precisamos, além de processos efetivos contra a corrupção, de mudanças políticas mais gerais nas leis para diminuir os incentivos e oportunidades para a corrupção”, afirmou no Fórum Estadão A Reconstrução do Brasil, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo.

Largada

A TV Arapuan – de propriedade do empresário João Gregório, um antigo e diário leitor de APARTE – marcou para o dia 13 de agosto o debate inicial com os candidatos a governador da Paraíba.

O detalhe

Apenas o PDT – leia-se Lígia Feliciano – não enviou representantes para a reunião preparatória do debate.

Da boca de…

“… Em uma aliança de última hora, o melhor caminho é respeitar as divergências locais…” (deputado Efraim Filho, do DEM, sobre a aliança firmada com o presidenciável ´tucano´ Geraldo Alckmin).

Recuo

Em João Pessoa, alguns postos de abastecimento já vendem o litro da gasolina por 4 reais.

´Colada´

A direção estadual do PSD decidiu realizar a sua convenção (para homologação de candidaturas e de coligações) no mesmo dia e local do PV/PSDB: Clube Astrea, João Pessoa.

Rolando

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT-CE) e Marina Silva (Rede-AC) “têm mantido diálogo direto em meio à pré-campanha eleitoral”.

Fusão

Conforme a publicação, as conversas geram em alguns setores do PDT a expectativa de que ainda seria possível uma negociação que unisse os dois nomes em uma chapa única.

Da boca de…

“…Empresário tem que ser visto como parceiro da gestão…” (Lucélio Cartaxo, pré-candidato a governador pelo PV, em debate ontem com empresários campinenses do setor calçadista).

Ele não se toca

Cabe resgatar as recentes sugestões do ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, Carlos Marun, para o pré-candidato do partido à Presidência da República, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Anistia

“Vamos desburocratizar as eleições, mas punir realmente o uso de dinheiro ilegal nos pleitos. Podemos propor uma forma de leniência para o ´caixa dois´ já praticado e o criminalizarmos para o futuro.

Murchar o STF

“Vamos propor mandatos para o Supremo Tribunal Federal, revogar a ´Lei da Bengala´, votar a Lei do Abuso de Autoridade, e criar uma Corte Constitucional que possa dirimir conflitos entre as decisões do Supremo e a Constituição Federal.

SUS

“Vamos manter o Bolsa Família, mas vamos propor um valor mínimo para o atendimento pela saúde pública, mantendo a gratuidade absoluta somente para aqueles que são realmente carentes”.

O detalhe

A chamada ´Lei da Bengala´ é a que elevou de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória no serviço público.

Sábado é dia de poesia.

“…O melhor lugar do mundo é aqui e agora/ Aqui onde indefinido/ Agora que é quase quando/ Quando ser leve ou pesado/ Deixa de fazer sentido/ Aqui de onde o olho mira/ Agora que o ouvido escuta/ O tempo que a voz não fala/ Mas que o coração tributa…” (Gilberto Gil, que hoje faz show no Rio de Janeiro em defesa da soltura de Lula, de quem foi ministro da Cultura).

Garimpo

Merecem destaque duas importantes conquistas obtidas nos últimos dias pelo grupo Cataguazes.

Número 1

A Energisa Borborema (antiga Celb) foi avaliada como a melhor concessionária de energia elétrica do País, com até 500 mil clientes, pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).

O detalhe

A empresa recebeu também o prêmio de melhor Gestão Operacional do Brasil.

Bicampeão

Na categoria acima de 500 mil clientes, a Energisa Paraíba (antiga Saelpa) foi considerada a empresa com melhor Gestão Econômico-financeira.

E, pelo segundo ano consecutivo, a Melhor Distribuidora do Nordeste.

´Tô voltando´

Ao que tudo indica, nos próximos dias o secretário de Planejamento de Campina Grande, André Agra, deverá se desligar do cargo e reassumir as suas funções como auditor do Tribunal de Contas do Estado.

Sinal de…

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervázio Bezerra (PSB), comentou ontem a ´velada´ pressão do Democratas para que o ex-senador Efraim Morais seja o candidato a governador na chapa de João Azevedo (PSB).

… Incômodo

“Se for no tom da imposição, nós sabemos que isso não se coaduna com a história e muito menos com o temperamento de Ricardo Coutinho. Eu nunca vi ninguém chegar com pressão para cima do governador e resolver qualquer coisa”, ressaltou o líder.

Petista segue o ´apóstolo socialista´

Apesar da inexistência do anúncio formal, o fato é que o deputado federal Luiz Couto (PT) começou a ser visto nos eventos de campanha de João Azevedo.

Talvez seja o ´batismo´ de um futuro candidato a senador.

E o ´mago´/governador, vai de Lula ou Ciro?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube