Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 29/01/2018

Sábias palavras

Sem nenhuma vênia

Foi constrangedora a cena ocorrida no final de semana com o (merecidamente) desgastado ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, dentro de um avião em seu Estado natal – Mato Grosso.

O desfecho da situação – que sinaliza (mais uma vez) um novo tempo no relacionamento do cidadão comum com as suas autoridades que não preservam o respeito – foi o desembarque do ´togado´.

As imagens (dois vídeos) falam por si. Veja aqui.

 

Inadiável

É urgente a necessidade de devolução à população de Campina Grande do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), uma área no coração da cidade que está (quase) totalmente abandonada.

Concessão

Quem sabe seja necessária e/ou conveniente uma parceria público privada.

Da boca de…

“… PT e PSDB se uniram no propósito de acabar com a Lava Jato. Tentaram apresentar o projeto de lei para anistiar o caixa dois, se mantêm firmes na defesa do foro privilegiado…” (ex-senadora e presidenciável Marina Silva).

Risco…

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula manifestou a interlocutores próximos que considera a sua prisão provável.

… No ar

Mas que, se sair em pouco tempo, o PT terá uma boa narrativa para a campanha eleitoral.

Lula não dá a possibilidade, no entanto, como favas contadas, admitindo que pode passar um tempo maior na prisão.

Mediadora

O deputado/padre Luiz Couto anunciou que quando esfriarem os fatos e o noticiário em torno da confirmação da condenação de Lula, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman (PR) virá ao Estado ´se entender´ com o governador Ricardo Coutinho (PSB) acerca da formação da chapa majoritária.

Da boca de…

“… Não devemos nos dividir, porque a nossa divisão só interessa ao agrupamento do governo, que já tem o seu candidato e está tentando fomentar a intriga dentro da oposição…” (Ruy Carneiro, presidente do PSDB/PB).

Supressão

O presidente do Conselho Federal da OAB,  Claudio Lamachia, ameaça entrar na Justiça contra as empresas aéreas se virar regra a ideia da ´Azul´ de não pagar mais hotel e alimentação em casos de cancelamento ou atraso nos voos, informa a revista Exame.

Vale tudo

O presidente Michel Temer tem aberto espaços constantes em sua agenda para o recebimento de pastores, que têm expressiva influência na chamada ´bancada evangélica´ no Congresso Nacional.

Litígio

O Governo da Paraíba ingressou com nova ação na Justiça contra o Banco do Brasil, para tentar consumar uma operação de crédito já autorizada há várias semanas.

Tilintar

A Caixa Econômica Federal emprestou no ano passado R$ 3,4 bilhões aos Estados e municípios. Os Estados mais aquinhoados foram Piauí, Pernambuco, Pará e Goiás.

 

O detalhe

Os empréstimos para os governos do Pará e Goiás foram concedidos sem garantia da União.

Da boca de…

“… Se a eleição fosse em 2019, os resultados da economia fariam Michel Temer um bom candidato…” (Romero Jucá, líder do MDB no Senado).

Garimpo

O texto que segue foi publicado em recente edição da revista Época.

Foi escrito pelo jornalista Diego Escosteguy e é um primor de análise de conjuntura e de estilo. Desfrute também.

Sinuoso

“Em 2017, o Brasil meteu-se – mais uma vez em sua breve história democrática – no labirinto da incerteza. Vagabundo, perambulou trôpego por corredores escuros, que dão em lugar algum, tateando, em vão, em busca de uma saída, qualquer saída. Nada encontrou. Topou apenas com a própria incapacidade de escapar de onde nunca deveria ter entrado.

Pânico

“Num número crescente de cidades, sair às ruas para trabalhar ou passear com a família virou uma atividade de risco. A violência – do assaltante que engatilha o revólver, do policial que bate antes de perguntar, do criminoso no ônibus que apalpa e ejacula – esteve ali, em cada esquina, à espera de cada um de nós.

Prisões

“Como confirmam as estatísticas oficiais, mata-se cada vez mais no Brasil. Às dezenas de milhares por ano. Há cada vez mais encarcerados, carnes humanas abandonadas aos magotes em depósitos de ferro e concreto.

Nas mãos

“Violência física, violência virtual: abrir as redes sociais tornou-se um ato de fé e de coragem; a cada esquina digital, esbarra-se na ignorância orgulhosa, na incivilidade boçal, na intolerância odiosa.

Convergência

“Entre um punhado de memes fofos no celular e algumas gentilezas ocasionais na calçada, os brasileiros viveram, em 2017, indignados pelo passado, desolados pelo presente e temerosos pelo futuro. Unidos somente por sua insatisfação. Pela presença do medo. Pela ausência da esperança.

Submundo

“Em Brasília, não há luz. Encontram-se lá a entrada do labirinto e os responsáveis por nos colocar nele (…) Em vez de prevalecerem a moralidade mínima e as leis da República, uma verdadeira República, prevaleceram o compadrio vil e a força irresistível dos interesses escusos.

Última instância

“A Suprema Corte, que nos últimos anos ancorava a estabilidade moral e legal de uma democracia jovem, dividiu-se e, em sucessivos momentos, capitulou, ainda involuntariamente, perante o pior de Brasília”.

Entrada e saída

Ainda Diego: “A entrada do labirinto encontra-se lá, em Brasília. A saída também. A questão é: quem nos conduzirá para fora dele, senão nós mesmos, os brasileiros? Depende de decidirmos que país queremos ser – e do que não toleramos mais ser. Que todos encontremos as respostas em 2018”.

 

Foi ´reservada´ uma recente conversa entre Cássio e Maranhão...
Simple Share Buttons